NOTÍCIAS 2009
Slow is beautiful
Mario Persona [*]
Quando escolhi o título estava
pensando em outro parecido, o do livro Small is Beautiful. Em 1995 o suplemento literário do The London Times colocou
Small is Beautiful [1] na
lista dos 100 livros mais influentes do pós-guerra.
Em minha cabeceira, na década de 70, havia também outro best-seller, enorme e ilustradíssimo, o
Whole Earth Catalog [2]. Steve
Jobs chamou o livro de Google encadernado [3]. As duas obras apontavam numa mesma direção: a criação de uma sociedade sustentável.
Cheguei a importar estes e outros livros de contracultura e tecnologias alternativas que não existiam no Brasil, só para fundamentar
as idéias que defendia na faculdade de arquitetura. Naquele tempo ainda tinha gente encantada com Brasília e seus mausoléus de
vidro, concreto e mármore. Um macrobiótico, magrinho, com óculos de Gandhi e camisão de pano de saco de farinha, falando de projetos
envolvendo recursos renováveis e preservação do ambiente era marginal ao status quo da época.
Mais de trinta anos depois de minha fase bicho-grilo, eu continuo preocupado com a escassez de recursos, principalmente com um
recurso que vai ficando cada vez mais escasso para mim: meu tempo. O tempo passa, quer eu faça alguma coisa com ele, quer não. Não
posso pará-lo, estocá-lo ou encomendar mais. O que passou, passou.
Apesar de não poder administrar o recurso tempo, posso decidir como executar as tarefas enquanto ele passa. As importantes devem vir
primeiro. Mas o que é importante? Depende de como eu encaro minha grande tarefa, aquela que vou terminar quando meu relógio
cardíaco, que começou com um "tic", fizer o último "tac".
Aproveitando a crise mundial, que pisou compulsoriamente no freio de nós todos, decidi repensar minhas prioridades e o tempo que
devo dedicar a cada uma delas. Posso engolir o cafezinho num gole apressado, ou posso deixar que cada molécula aromática namore cada
papila gustativa de minha boca. Sabe quanto tempo vou perder fazendo assim? Sabe quanto prazer e disposição vou ganhar? É disso que
estou falando.
Quando achei o resto de creme de barbear que meu filho esqueceu em casa, decidi voltar a desfrutar da magia de fazer a barba com
lâmina. O barbeador elétrico vai continuar à mão para viagens e barbas corridas, mas entre as escolhas de como pretendo utilizar meu
tempo, incluí o ritual da barba.
Você pode escolher o ritual que quiser - do café, do pentear, do caminhar - o conceito é o mesmo. A idéia é fazer as pequenas coisas
ficarem belas, desfrutando melhor do tempo que bem ou mal dedicamos a elas. Isso nos recompõe para enfrentarmos as outras tarefas
que não deixam muita margem ao prazer.
O barbear com lâmina é um mundo de sensações. Primeiro vem o milagre da espuma que surge de um dedinho de creme. Eu seria incapaz de
fazê-la caber de volta no tubo. Então começa a massagem... ah! e que massagem. Não há nada como sentir cada cerda do pincel
deslizando pelo rosto e acalmando os fios da barba como se dissesse a eles: "Não se preocupem, vai dar tudo certo".
Aí é a vez da lâmina esquiar, deixando o seu rastro nas montanhas de creme. Ui! É mais gostoso se for perigoso. E o som, você já
prestou atenção no som? Ao lado do rosto a lâmina passa em Si Menor. Já o escanhoar debaixo do queixo é em Dó Maior. Tente você
descobrir o seu tom. Depois é hora de enxaguar e enxugar. Aaahhh... refrescante. Cada poro da pele de meu rosto exala a menta.
Isso é administrar o tempo. Fazer as mesmas coisas que você faz, só que de outra maneira. Tentar extrair delas o máximo, não só de
resultados, mas de prazer e qualidade. Qualquer um pode fazer isso. Bem, menos as mulheres, na parte da barba, e não deve ter graça
nenhuma depilar as pernas com cera quente.
O título Slow is beautiful veio a calhar. A idéia é essa, como em Small is beautiful, que foi lançado no Brasil com o
infeliz título de O negócio é ser pequeno. Por favor, não tente traduzir meu título para O negócio é ser lento. Não
foi isso que eu quis dizer.
[1]
http://en.wikipedia.org/wiki/Small_is_Beautiful
[2]
http://www.wholeearth.com/index.php
[3]
http://news-service.stanford.edu/news/2005/june15/jobs-061505.html
[*]
Mario Persona é escritor, palestrante e consultor de comunicação e marketing.
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