NOTÍCIAS 2009
Sony mostra otimismo com avanço do Blu-Ray
Empresa detém metade dos títulos no setor disponíveis
no Brasil
Apesar de ser uma tecnologia nova e com um custo
superior ao do DVD, o Blu-Ray já conquista muitos adeptos no Brasil, entre consumidores cinéfilos, amantes de alta tecnologia e
exigentes quanto aos padrões de reprodução de imagens.
A venda do Blu-Ray acompanha o crescimento das vendas de TVs de telas finas de alta-definição. O consumidor compra o televisor e
quer usufruir do potencial máximo de imagem permitido: 1080 pixels. E apenas o Blu-Ray é compatível com este potencial máximo,
superando a mais alta recepção de imagem em canal de TV digital, por exemplo.
"As dificuldades enfrentadas por todos os fabricantes não são nada diferentes do que ocorreu, por exemplo, com o telefone celular,
com a chegada do DVD e até mesmo das TVs de plasma e LCD. Este é um curso natural na introdução de novas tecnologias no mercado.
Prova disso é que este ano superamos nossas expectativas de vendas em mais de 100%", destaca Wilson Cabral, diretor-geral da Sony
Pictures no Brasil.
A performance da empresa tem alguns motivos particulares. Um deles é que a Sony é pioneira na tecnologia. Foi a primeira, também, a
trazer para o Brasil 100% dos títulos com legenda em português e muitos com áudio em português, visando atender e respeitar o
consumidor brasileiro.
Só em 2008 foram mais de 100 títulos lançados entre filmes recentes e sucessos permanentes nos diversos gêneros como ação, aventura,
musical, ficção, infantis e séries de TV, entre outros. "Temos a previsão de lançar mais 140 títulos para este ano", afirma Wilson.
O que é - O Blu-Ray é a nova tecnologia considerada o padrão para o vídeo de alta definição com qualidade Alta Definição
Plena (full HD), o chamado 1080p. Foi desenvolvido em fevereiro de 2002 por um consórcio de empresas que começaram a investir
na alta definição, entre elas a Sony, que já se encontrava bastante adiantada na tecnologia.
Trata-se do que há de mais avançado em qualidade de imagem e som. "Depois de assistir um filme em Blu-Ray, a diferença para as
demais tecnologias é gritante. Este é o verdadeiro conceito de alta definição", observa o diretor.
A diferença principal entre o Blu-Ray e as demais tecnologias está na capacidade de armazenamento. Um disco Blu-Ray de uma única
camada permite a gravação de até 25 GB, enquanto que um DVD de uma camada armazena 20% dessa capacidade. Esta maior capacidade
resulta em mais qualidade de som e imagem superior em até 6 vezes ao DVD, o que, na opinião da Sony, conquistará cada vez mais o
mercado brasileiro.
Futuro imediato - Wilson também está otimista quanto ao maior crescimento de vendas e consumo de Blu-Ray em 2009, e acredita
também que os primeiros discos Blu-Ray já começarão a ser produzidos no Brasil no segundo semestre.
Para quem ainda tem alguma dúvida em relação ao Blu-Ray, ele afirma que, assim como em outros países, o novo formato será um grande
sucesso por aqui, ou melhor, já é: "O Blu-Ray e o DVD conviverão juntos por alguns anos. Há espaço para os dois mercados", destaca.
|