Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano09/0901a006.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/01/09 09:45:37

 

Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2009

NOTÍCIAS 2009

Vanzolini faz conexões da Campus Party Brasil

Com rede de alta velocidade (10 Gb por segundo), evento em São Paulo conta com a maior banda já disponibilizada em um evento de tecnologia

 

A área de Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação (GTE) da Fundação Vanzolini participa da montagem de infra-estrutura de conexão e suporte técnico da 2ª edição da Campus Party Brasil - maior evento de entretenimento e tecnologia eletrônica do mundo, que acontece entre os dias 19 e 25 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo/SP. A estrutura deve contar com mais de 4 mil microcomputadores com pontos de conexão de 10 Gb por segundo – maior banda já disponibilizada em um evento de tecnologia –, que serão usados pelos participantes durante os sete dias da Campus Party.

 

"A conexão de 10 Gb por segundo é 340 vezes maior do que a capacidade máxima, de 30 Mb, que as operadoras de telecomunicações e a cabo oferecem aos usuários brasileiros de Internet. Isso significa que, durante a Campus Party, a cidade de São Paulo será o principal centro digital do planeta. É nisso que a GTE/Fundação Vanzolini está trabalhando, na montagem da infra-estrutura dessa conexão", explica Beatriz Scavazza, coordenadora-executiva da GTE/Fundação Vanzolini.

 

Na edição de 2008, a GTE fez o webcast das palestras, com transmissão ao vivo para os internautas. Já neste ano, além do apoio na montagem da infra-estrutura tecnológica e suporte técnico, a GTE participará da área de exposição com um estande, no qual jogos interativos serão disponibilizado ao público presente. "Com o tema Rompendo a barreira do tempo, a GTE leva para o Campus Party um pouco da sua história e da sua experiência em fazer convergirem tecnologias que dão conseqüência, consistência e velocidade aos processos educacionais que beneficiam milhares de pessoas", destaca Beatriz.

 

O evento terá  4 mil participantes acampados nas instalações do evento – os chamados "campuseiros". A expectativa de público para este ano é de cerca de 300 mil pessoas, além de 2 milhões de visitantes virtuais.

 

O público da Campus Party é formado por aficionados por tecnologia,  estudantes, professores, cientistas, pesquisadores, artistas, empresários, entre outros, que poderão trocar informações sobre mídias e entretenimento, em frentes como astronomia, robótica, programas livres, jogos, simulação, modelagem de computadores (modding), música e blogs.

 

"Umas das principais missões da Fundação Vanzolini e da GTE é a difusão do  conhecimento. Se gerida de forma eficiente, a tecnologia se torna uma importante aliada para esta missão. Eventos como o Campus Party são excelentes oportunidades para mostrarmos o trabalho que realizamos, e conhecer pessoas que também estão comprometidas com este objetivo", finaliza Beatriz.

 

Entidade - A Fundação Vanzolini, idealizada e gerida por professores do Departamento de Engenharia da Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, é um centro de referência no Brasil na produção de conhecimento.

 

Tem por objetivo desenvolver e difundir atividades de caráter inovador na área de Engenharia da Produção e Administração de Operações, priorizando seus projetos por critérios de relevância econômica e social e pautando sua atuação pelos atributos da excelência acadêmica, profissional e ética. 

Fundada em 1967, suas atividades estão concentradas nas áreas de Educação Continuada, Certificação, Projetos e Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação. A instituição é reconhecida nacionalmente por sua constante contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do país por meio da difusão das ferramentas e do conhecimento que permitem qualificar os processos de produção e de gestão das operações.

A área de Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação (GTE) atua desde 2002 no desenvolvimento e na implementação de ferramentas que usem tecnologias de informação e comunicação para criar processos inovadores aplicados à educação. Suas competências incluem gestão de processos de ensino-aprendizagem, gestão de tecnologias de informação e comunicação e em gerenciamento de projetos e operações. A área atua tanto no desenvolvimento de projetos para a área governamental, como também para a iniciativa privada e  o terceiro setor.

Ao longo desses anos, a GTE tem conquistado relevantes prêmios que demonstram a solidez de sua prática na área de gestão de tecnologias aplicadas à educação. Destaque para: Prêmio ARede 2008, na Modalidade Especial Educação;  Prêmio TI 2007, na categoria E-Administração Pública; Prêmio Mario Covas 2006, na categoria Gestão de Recursos Humanos; Prêmio E-Learning Brasil 2006, na categoria Referência Nacional, entre outros.