NOTÍCIAS 2008
Inteligência coletiva e as comunidades na Web
Fato incontestável: estamos cada vez mais interligados pela rede mundial de computadores. Se
por um lado, a Internet gera uma oferta infinita de informações, formando uma inteligência coletiva, de outro, são poucos os filtros
para informações mais precisas e úteis. Aí é que entra a rede colaborativa
Ninguém detém o
conhecimento de tudo, mas todos sabem alguma coisa. Os meios digitais potencializam a conectividade entre as pessoas, criam
processos de inteligência coletiva, nos quais os indivíduos se complementam e criam uma sinergia entre si, transformando todas as
competências, conhecimentos e experiências de vida em sabedoria para coletividade.
A Web funciona como uma enciclopédia viva, em que a velocidade da produção de novos conhecimentos é fantástica.
O jornalista Steven Johnson diz, em seu livro Emergence, que os seis últimos anos da Web foram
de pseudo-interatividade, e que finalmente o ciberespaço começa a nos oferecer aquilo que foi sua promessa original: alimentar uma
inteligência coletiva pela conexão de todas as informações do mundo.
Para Eduardo Favaretto, especialista em Internet e fundador do
iBuscas, "cada indivíduo detém uma parte do conhecimento e a Internet é o meio de
interligação. Por isso é comum, quando desejamos algum assunto específico, pesquisarmos junto às comunidades digitais ou redes
colaborativas, que nada mais são do que pessoas com interesses comuns, reunidas na Web, que lidam diretamente com aquele assunto no
dia-a-dia, discutindo o tema sobre qual têm o conhecimento. Essas comunidades funcionam como um filtro humano, como auxílio
inteligente a essa sobrecarga de informação", explica.
Uma comunidade virtual organizada é um
ferramental sem parâmetros em termos de conhecimento distribuído, de capacidade de ação, de potência cooperativa e colaborativa.
Favaretto acredita que a colaboração autêntica e espontânea assume o papel de garantir a imparcialidade das opiniões expostas o que,
de certa forma, aumenta a credibilidade das discussões resultantes e das diversas visões abordadas sobre um mesmo tema.
O mais importante é que dentro das comunidades
virtuais, a independência é o fator chave. "Como não há um único consenso entre os diversos pensamentos relatados, quem consulta
amplamente a discussão realizada pelo grupo pode formar a própria opinião, com embasamento e co-relacionamento das diversas
vertentes do assunto discutido", analisa Favaretto.
O meio digital permite o armazenamento, a busca
e a divulgação dos saberes, de forma rápida e barata, sem qualquer precedente similar. As comunidades virtuais são como um depósito
de idéias, opiniões, troca de experiências e conhecimentos, que juntos, formam a inteligência coletiva da humanidade.
Em sua análise, Favaretto avalia que mesmo as
ferramentas empresariais disponíveis no ciberespaço, nesta atual fase da Web 2.0, também conhecida como a "Web viva", devam oferecer
a seus membros ou colaboradores, meios de coordenar suas interações, criar seus próprios grupos, avalizar a credibilidade de
informações de outros grupos, proteger a privacidade individual e garantir o papel de moderadores ou líderes de grupos, sem esbarrar
na censura das instituições, ou até mesmo da linha de pensamento da alta gerência das organizações.
"Os empresários tradicionais precisam
acordar para este novo momento que vivenciamos, desfazer-se do envoltório dessa cúpula que estrangula a prosperidade de seus
negócios e buscar, no envolvimento colaborativo, a multiplicação de seus resultados com o estímulo dos capitais intelectual,
tecnológico e social, para a propagação de novas idéias", afirma o especialista.
iBuscas - Fundado no segundo semestre de 2005, o
iBuscas, gestor de recursos e aplicações de softwares on-line para a
Internet, tem como missão a organização do conhecimento, sua interação, integração e disponibilidade por meio da Internet, para ser
convertido em informações úteis e de simples acesso, a qualquer tempo, em qualquer parte do mundo, que facilitem a relação entre
empresas, pessoas e suas atividades diárias. Seus recursos, disponíveis via Web, usam apenas o
navegador (browser) de Internet.
De acordo com o presidente da empresa Eduardo Favaretto,
especialista em Tecnologia da Informação e Internet, depois do boom da Internet a partir do final do ano 2000, a rede passa
agora por um novo momento, já chamado pelos analistas de Web 2.0. Chegou a hora de organizar e melhor utilizar ferramentas que a Era
da Informação oferece, explica.
Para atingir seus objetivos, o iBuscas pretende disseminar projetos e ações, oferecer cursos e palestras
sobre este novo momento da web, além de atender empresas com soluções para melhor utilização de ferramentas de acesso
on-line.
"Ciberespaço"
Imagem: divulgação, enviada por iBuscas
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