Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano07/0711d006.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/29/07 11:35:12
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2007

NOTÍCIAS 2007

Cultura no celular, em jogo da AndinaTech

Criado pela AndinaTech, é o único do gênero no Brasil e reforça o conceito da empresa de "Conteúdo com Conteúdo"

O jogo do artista plástico Romero Britto é a última novidade no universo da telefonia móvel e já está disponível nas principais operadoras do País, com o título Romero Britto Paintball. Criado pela AndinaTech – empresa de desenvolvimento e distribuição de conteúdos para celular, e controladora do portal Los Fanaticos –, é o primeiro do gênero no Brasil e reforça um dos conceitos da empresa: "Conteúdo com Conteúdo". "Com as obras do Britto conseguimos levar informação cultural com entretenimento", afirma o sócio e vice-presidente de mercadologia da AndinaTech, Bruno Zani.

O jogo traz cinco das principais obras do artista brasileiro, sem as cores. O jogador deve pintá-las o mais rápido possível. A pontuação é concedida de acordo com a agilidade do jogador. Entre as obras que aparecem no jogo estão Love is in the air, Egle e On the top of the world. Reconhecido internacionalmente, Britto ganhou fama no universo da arte pop com uma campanha da vodca Absolut que adotou suas obras e as colocou no mesmo patamar de artistas conceituados como Andy Warhol, Keith Haring, Kenny Scharf e Ed Ruscha.

A novidade reafirma o objetivo da AndinaTech de disseminar a cultura nacional pelo celular. Isso já vem sendo feito por meio da comercialização de imagens das obras dos artistas Sônia Menna Barreto, Rui Amaral e do próprio Romero Britto. "Disponibilizar imagens desses trabalhos em telefones celulares é uma forma de possibilitar que um público que normalmente não teria relação com esse tipo de arte passe a ter esse contato", acrescenta Zani.

As obras de Sônia são conseqüências de seu perfil intimista e criativo. Um de seus trabalhos, o Leonard Cheshire, foi a primeira obra brasileira a integrar a Royal Collection, pertencente à Família Real Britânica, uma das coleções de arte mais importantes do mundo. Já o paulista Rui Amaral, que se expressa por meio de desenhos animados, pinturas, Web-arte e instalações, é um dos pioneiros do movimento do grafite no País. Seu trabalho é marcado por intervenções urbanas de grandes proporções, como o mural de quase 1.000 m² localizado na Avenida Paulista, em São Paulo.

A empresa - A AndinaTech (detentora do portal de jogos e imagens Los Fanaticos) é uma empresa de desenvolvimento e distribuição de jogos, imagens e aplicativos para celular. Fundada em 2000, já está presente em quatro países – Brasil, Chile, Argentina e Uruguai – e prevê entrar no mercado peruano ainda este ano. Com um portfólio competitivo, a empresa conta com mais de 2 mil jogos e 4 mil imagens.

Sua atuação em todos os países é norteada pelo investimento em três elementos principais: conteúdo, canais de distribuição e tecnologia. Após conquistar a liderança do mercado chileno, a AndinaTech investe nesse tripé estratégico para crescer no setor brasileiro e começa a ditar as regras para um mercado relativamente novo e que, ao mesmo tempo, se organiza de forma muito rápida.

Líder em licenças brasileiras e ciente da importância de conteúdos branded, a empresa ocupa um espaço diferenciado nas operadoras à medida que é a pioneira em publicar jogos e imagens com marcas de forte reconhecimento local. Um dos principais conceitos da AndinaTech é "Conteúdo com Conteúdo", ou seja, oferecer, além de entretenimento, informação.

Dirigida por brasileiros, seus principais diretores são profissionais das áreas de consultoria (Mc Kinsey Consulting e ONU); marketing (Unilever, PepsiCo, Johnson & Johnson e Natura); agências de publicidade; televisão e atendimento ao cliente. No Brasil, a AndinaTech iniciou suas operações estratégicas em 2004.

No Chile, é a responsável pelo portal de jogos de uma grande operadora de telefonia móvel. "Daí a importância de replicarmos a nossa história de sucesso", diz Bruno Zani, sócio e vice-presidente de mercadologia da empresa.