NOTÍCIAS 2007
Cultura no celular, em jogo da
AndinaTech
Criado pela AndinaTech, é
o único do gênero no Brasil e reforça o conceito da empresa de "Conteúdo com Conteúdo"
O jogo
do artista plástico Romero Britto é a última novidade no universo da telefonia móvel e já está disponível nas principais operadoras
do País, com o título Romero Britto Paintball. Criado pela AndinaTech – empresa de desenvolvimento e distribuição de
conteúdos para celular, e controladora do portal Los Fanaticos –, é o primeiro do gênero
no Brasil e reforça um dos conceitos da empresa: "Conteúdo com Conteúdo". "Com as obras do Britto conseguimos levar informação
cultural com entretenimento", afirma o sócio e vice-presidente de mercadologia da AndinaTech, Bruno Zani.
O jogo traz cinco das principais obras do artista brasileiro, sem as cores. O jogador
deve pintá-las o mais rápido possível. A pontuação é concedida de acordo com a agilidade do jogador. Entre as obras que aparecem no
jogo estão Love is in the air, Egle e On the top of the world. Reconhecido internacionalmente, Britto ganhou
fama no universo da arte pop com uma campanha da vodca Absolut que adotou suas obras e as colocou no mesmo patamar de artistas
conceituados como Andy Warhol, Keith Haring, Kenny Scharf e Ed Ruscha.
A novidade reafirma o objetivo
da AndinaTech de disseminar a cultura nacional pelo celular. Isso já vem sendo feito por meio da comercialização de imagens das
obras dos artistas Sônia Menna Barreto, Rui Amaral e do próprio Romero Britto. "Disponibilizar imagens desses trabalhos em telefones
celulares é uma forma de possibilitar que um público que normalmente não teria relação com esse tipo de arte passe a ter esse
contato", acrescenta Zani.
As obras de Sônia são conseqüências de seu perfil intimista e criativo. Um
de seus trabalhos, o Leonard Cheshire, foi a primeira obra brasileira a integrar a Royal Collection, pertencente à Família
Real Britânica, uma das coleções de arte mais importantes do mundo. Já o paulista Rui Amaral, que se expressa por meio de desenhos
animados, pinturas, Web-arte e instalações, é um dos pioneiros do movimento do grafite no País. Seu trabalho é marcado por
intervenções urbanas de grandes proporções, como o mural de quase 1.000 m² localizado na Avenida Paulista, em São Paulo.
A empresa - A AndinaTech (detentora do portal de jogos e imagens Los Fanaticos) é uma empresa de desenvolvimento e
distribuição de jogos, imagens e aplicativos para celular. Fundada em 2000, já está presente em quatro países – Brasil,
Chile, Argentina e
Uruguai – e prevê entrar no mercado peruano ainda este ano. Com um portfólio competitivo, a
empresa conta com mais de 2 mil jogos e 4 mil imagens.
Sua atuação em todos os países é norteada pelo investimento em três elementos principais: conteúdo, canais de
distribuição e tecnologia. Após conquistar a liderança do mercado chileno, a AndinaTech investe nesse tripé estratégico para
crescer no setor brasileiro e começa a ditar as regras para um mercado relativamente novo e que, ao mesmo tempo, se organiza de
forma muito rápida.
Líder em licenças brasileiras e ciente da importância de conteúdos branded, a empresa ocupa um espaço diferenciado nas operadoras à medida
que é a pioneira em publicar jogos e imagens com marcas de forte reconhecimento local. Um dos principais conceitos da AndinaTech é
"Conteúdo com Conteúdo", ou seja, oferecer, além de entretenimento, informação.
Dirigida por brasileiros, seus principais diretores
são profissionais das áreas de consultoria (Mc Kinsey Consulting e ONU); marketing (Unilever, PepsiCo, Johnson & Johnson e
Natura); agências de publicidade; televisão e atendimento ao cliente. No Brasil, a AndinaTech iniciou suas operações estratégicas em
2004.
No Chile, é a responsável pelo portal de jogos de
uma grande operadora de telefonia móvel. "Daí a importância de replicarmos a nossa história de sucesso", diz Bruno Zani, sócio e
vice-presidente de mercadologia da empresa. |