NOTÍCIAS 2007
ANA resgata história do uso da água no Brasil
Por meio de um site, os brasileiros poderão contribuir para a obra
Como os brasileiros do período colonial lidavam com os
recursos hídricos do país? De que modo a água era usada para o desenvolvimento do Brasil na época do Império? Estas e outras
questões poderão ser respondidas com o livro A História do Uso da Água no Brasil – do Descobrimento ao Século XX, que começa
a ser preparado pela Agência Nacional de Águas (ANA).
No dia 9/8/2007, às 10h30, no auditório da Agência, em Brasília, o diretor Dalvino Franca
lançará o site específico da publicação, o qual permitirá que qualquer internauta contribua com o livro, por meio da doação de
gravuras, pinturas, fotografias e a cessão de relatos históricos acerca do uso da água desde a chegada de Cabral. A iniciativa está
sendo desenvolvida baseando-se na posição institucional da ANA de que a cultura é elemento fundamental para a conservação e o uso
racional dos recursos hídricos.
A Agência também reunirá na publicação informações sobre equipamentos e elementos de
infra-estrutura relacionados aos recursos hídricos brasileiros, como aquedutos, chafarizes e rodas d'água. A ANA aproveitará a
iniciativa para buscar no passado boas práticas no uso da água tanto no meio urbano como no rural que possam ser aplicadas hoje em
dia.
A História do Uso da Água no Brasil – do Descobrimento ao Século XX é um livro
importante devido à quase ausência de informações sobre o assunto no período anterior ao final do século XIX, quando há os primeiros
registros de sistemas de abastecimento de água, implantados nas principais áreas urbanas nacionais.
Trabalho de pesquisa - Num primeiro momento, a ANA fará estudos e coleta de
informações. A partir daí, serão definidas as áreas a serem pesquisadas com mais profundidade. Na segunda etapa do trabalho, haverá
um detalhamento das áreas de interesse classificadas por categorias. Esta delimitação da pesquisa visa à formulação de uma análise
mais aprimorada e que atenda às peculiaridades de cada categoria. Por último, a Agência montará um banco de dados com todos os
elementos coletados.
Exposições - Para promover o lançamento da publicação, a Agência levará uma exposição
sobre o tema para doze capitais brasileiras no decorrer de um ano – as datas não foram definidas até o momento. Durante os eventos,
os visitantes poderão ver painéis temáticos com resumo textual e fotográfico sobre cada século. Também haverá quiosques que
disponibilizarão sons e vídeos aos visitantes.
Site da ANA, em 8/8/2007
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