NOTÍCIAS 2006
Tecnologia é diferencial em casas noturnas
Bares e danceterias automatizam gestão para reduzir as filas, melhorar o atendimento e aumentar
o fluxo de clientes
Uma casa noturna de sucesso não se constrói apenas com boas
músicas, ambiente sofisticado e cardápio diferenciado. Para sobreviver em um mercado rotativo, bares e danceterias têm apostado em
inovações tecnológicas que antes eram exclusividade dos restaurantes e lanchonetes de centros comerciais. Comandas eletrônicas,
cartões de consumo e terminais com tela sensível ao toque são a parte visível desta tendência, que busca automatizar os
procedimentos e melhorar a gestão.
A inovação quase sempre visa ao conforto do cliente. Para evitar filas nos caixas e
constantes falhas no fechamento das contas - um transtorno na saída –, as empresas têm adotado modalidades de controle que elevam
consideravelmente o padrão de atendimento. E as iniciativas recebem elogios tanto de proprietários quanto dos consumidores.
A comanda eletrônica é indicada para estabelecimentos com bar ou restaurante anexo.
Utilizando um Pocket PC ou similar com tecnologia sem fio, o garçom envia o pedido diretamente da mesa para a cozinha e o caixa.
Isso permite agilidade no preparo e reduz tempo de espera e número de funcionários focados em determinada tarefa. "Não se trata
apenas de cortar gastos operacionais, mas também de aprimorar o atendimento e aumentar o fluxo de clientes na casa", explica Márcio
Blak, consultor em automação comercial no setor de entretenimento.
Por outro lado, os cartões de consumo são a ferramenta preferida das danceterias. Um
programa de computador é responsável por interligar todos os setores. Usando um leitor de código de barras para identificar o número
do cartão, o barman ou atendente registra o pedido no sistema, que atualiza o valor a ser cobrado na saída. O benefício
imediato diz respeito à redução no tamanho das filas, ao fim dos erros tão comuns no fechamento das contas e ao maior fluxo de
clientes na casa.
O SnackControl 7, programa de automação
comercial desenvolvido para o food service (segmento de alimentação fora de casa), acaba de ganhar novas funcionalidades que
permitem o gerenciamento de qualquer estabelecimento do gênero. "Foram necessárias alterações para atingir um novo público. Ainda dá
para evoluir bastante, mas o fundamental é que os empresários do ramo já percebem a importância de adotar uma solução
informatizada", avalia Márcio.
As vantagens não se aplicam apenas ao relacionamento com o cliente. Por meio de relatórios e
gráficos diários, o proprietário pode acompanhar o funcionamento da empresa e identificar o que deve ser melhorado. O SnackControl
monitora o conjunto das operações, incluindo baixa automática no estoque e gestão financeira. "O controle dos insumos é a melhor
opção para evitar desperdícios e a falta de algum produto", finaliza o consultor.
Uso - O SnackControl está presente no gerenciamento de casas noturnas como Neo Geo,
em São Paulo, e Papo Furado e Teatro Odisséia, no Rio de Janeiro. O sistema integra a gestão e os procedimentos das mais de 400
lojas do Bob's e de outras 16 redes, incluindo Spoleto, Vivenda do Camarão, Pizza Hut SP, Rei do Mate, Burgão, Bonaparte e
Donatário. Também é responsável pelo controle das lojas de alimentação e bebidas dos parques temáticos Hopi Hari e Playcenter, da
rede UCI de Cinemas e dos restaurantes da cadeia atacadista Makro. |