NOTÍCIAS 2006
Segurança da informação cresce no Brasil
Área vem se ampliando a taxas de 15% ao ano
Entre os vários segmentos da Teconologia da Informação (TI), a
Segurança da informação é um dos que mais cresce. No Brasil, os investimentos estão estimados em US$ 300 milhões, com uma possível
taxa de crescimento de 15% nos próximos 3 anos.
Segundo Miguel Ruiz, diretor da MR Consultoria,
o mercado de Tecnologia da Informação (TI) tem como principal característica sua velocidade de mutação, sejam as alterações
relacionadas aos equipamentos utilizados, às metodologias, ou até mesmo às previsões mercadológicas.
Para ele, com essas alterações, o profissional que trabalha no segmento de TI tem que se
preocupar muito mais com a parte de relacionamento pessoal: "Entender o negócio do cliente é essencial para ter visão global e
propor soluções coerentes e corretas, aumentar a demanda de serviços e conhecer a viabilidade financeira de cada projeto também se
torna muito importante na hora de montar um portifolio".
O treinamento em TI é uma outra face desse mercado. Para Ruiz, nesse segmento existe uma
grande oferta em certificações e cursos, e carência em cursos específicos para gestão em TI, que visem complementar a visão de
negócio e especialização dos técnicos da área. Segundo o consultor, embora seja muito importante, as empresas costumam investir
apenas 6% do seu orçamento de TI em treinamento, sendo que mais da metade desse recurso vai para treinamento técnico dos
funcionários, ao invés de treinamentos gerenciais.
Ruiz acredita que, para se construir um bom profissional de TI hoje, é necessário mais do
que conhecimentos técnicos. "Ferramentas de gestão como o COBIT, ITIL, PMI, SAS 40, ISO 19977 e CMM permitem ao profissional da área
uma visão mais estratégica do negócio, que pode auxiliar não apenas no trabalho e seu cumprimento, mas também no relacionamento com
o cliente", recomenda.
Outra área que tem ganhado bastante espaço no mercado de TI é o da automação, informa Ruiz.
Os maiores clientes e os principais resultados do segmento estão no setor bancário e comercial. Os maiores investimentos na
área foram focados em redução de custos e velocidade da informação. Devido a fusões ocorridas nos segmentos desses clientes, a
concorrência também aumentou bastante. Com esses fatores à mostra, os novos projetos realizados pelas empresas se baseiam em ROI
(retorno de investimento) e aumento de satisfação dos clientes.
Segundo o consultor, os profissionais que trabalham nesse segmento devem se esforçar
bastante para conhecer a fundo seu negócio. O estudo de aplicabilidade de TI nos processos das empresas, sejam esses processos,
internos ou externos, só são viáveis se o profissional tiver um grande conhecimento sobre a área. "É um segmento para o qual o
treinamento, mais cedo ou mais tarde, será fundamental para atingir bons resultados", avalia.
O desenvolvimento de programas de computador tem lugar garantido no mercado de TI. Para
Ruiz, isso é devido à necessidade das empresas de se manterem atualizadas e operando com grande eficiência, inteligência e
personalidade. "Os últimos cinco anos foram de prosperidade graças ao boom da Internet. Os ERPs evoluíram e amadureceram.
Hoje programas de busca e inteligência de negócios são fundamentais para empresas, que procuram o tal do diferencial competitivo e
principalmente, estratégico", relembra.
Já no segmento de segurança da informação, o consultor explica que os processos e as
estratégias são um pouco diferentes dos demais segmentos do mercado de TI, devido a algumas particularidades. Para Ruiz, a primeira
delas se refere à sua consolidação: "Trata-se de um mercado em formação, com grande campo para expansão, porém ainda não é um setor
sólido". A segurança da informação no Brasil está estimada em U$ 300 milhões, com uma possível taxa de crescimento de 15% nos
próximos 3 anos. Uma necessidade do mercado brasileiro é ter maior acesso às novas informações e tecnologias lançadas nos Estados
Unidos, Europa e Ásia.
Ruiz analisa que um maior conhecimento por parte dos profissionais de TI nessa área seria de
grande ajuda, pois o mercado vem crescendo nos últimos anos, ampliando sua carteira de clientes, principalmente nos setores ligados
ao governo, às telecomunicações e ao mercado financeiro.
Outro fator relevante desse mercado é a formação de preços competitivos, o que, segundo
Miguel Ruiz, dá vantagens a empresas com o capital 100% brasileiro (não só no mercado brasileiro, mas também no exterior): podem
fazer preços bem menores do que os oferecidos pelas multinacionais.
Ruiz informa que as empresas que estiverem aptas para dar respostas rápidas ao mercado, por
meio de um trabalho integrado com o cliente e uma visão gerencial estratégica personalizada, se darão bem no futuro.
Dinamismo e variedade nos serviços a serem prestados, podendo oferecer ao cliente o ciclo
completo do desenvolvimento, desde a especificação até a produção, visando a orientação para projetos, torna-se essencial.
Para alcançar esse objetivo, o profissional deve ser autodidata, curioso, criativo, flexível, ter uma visão mercadológica bastante
aguçada, além de gostar de trabalhar em grupo, sentencia Miguel Ruiz.
Empresa - A MR Consultoria nasceu em 1999, inicialmente para atender à terceirização
do setor de TI da Valeo Iluminação. Hoje, com clientes como Sogefi, Blue Life, Hospital do Câncer, Crown Petropar, JHT, Metal 2,
Bunge, Solving, Austex, Fiamm e mais recentemente Fitesa, a empresa se consolida como integradora de soluções na área de Tecnologia
da Informação (TI). Fornece consultoria de negócios, terceirização (outsourcing) dos serviços de TI, implantação de ERPs e
diagnósticos na área de informática. Metodologias como: PMI, COBIT e ITIL, entre outras, são utilizadas pela MR a fim de alcançar as
metas estabelecidas de forma mais precisa.
Como ferramenta de gestão do serviço de terceirização, a MR Consultoria mantém, em seu site
um portal de serviços na Internet voltado para clientes, facilitando o acesso e a interatividade. Este canal proporciona agilidade
no gerenciamento de todas as operações terceirizadas. |