Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano06/0602b005.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/13/06 21:53:38
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2006
NOTÍCIAS 2006 - JOGOS
Imagem & Ação agora também pela Internet

Jogador precisa “traduzir” uma palavra ou expressão fazendo desenhos na tela. É a nova atração do portal Gametrack

Sai o lápis, entra o mouse. O Gametrack, único portal brasileiro especializado em jogos para usuários de banda larga, acaba de colocar no ar Imagem & Ação, jogo que está completando vinte anos de sucesso. Criado com o nome de Pictionary em 1986 por Rob Angel, um garçom de 24 anos de Seattle (EUA), e trazido para o Brasil pela Grow, Imagem & Ação é considerado um clássico dos jogos de tabuleiro, com mais de 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

A versão em rede desenvolvida pela Devworks, responsável pelo portal Gametrack, reproduz fielmente as regras do Imagem & Ação tradicional. Cada partida deve ser jogada por quatro a oito internautas, que formam duas equipes. A cada rodada, um jogador tira uma carta com uma palavra ou expressão de uma das seis diferentes categorias do jogo: "Pessoa, lugar ou animal" (incluindo suas partes e características), "Objeto" (coisas que podem ser vistas ou tocadas), "Ação" (verbos ou expressões que designam uma ação), Difícil (palavras ou expressões difíceis de todas as categorias), Lazer (nomes de filmes, livros, esportes etc.) e "Mix" (palavras de qualquer categoria).

A partir daí, o jogador começa a correr contra a ampulheta, que marca o tempo disponível para que ele traduza com desenhos a palavra ou expressão sorteada. Mais do que a habilidade para desenhar com o mouse, o usuário deve usar a criatividade para se fazer entender. Acompanhando em tempo real a elaboração do desenho, os demais membros da equipe precisam adivinhar a expressão ou a palavra correta e digitá-la na área de chat da tela. Sempre que alguém acerta, a equipe avança no tabuleiro virtual.

A qualquer momento, os jogadores podem usar o chat para se comunicar com todos os participantes das duas equipes. A exceção é o usuário que está desenhando: nesse caso, ele não pode escrever, mas pode ler as mensagens trocadas pelos outros. Além de garantir a jogabilidade, a interação permite aos jogadores fazerem
novas amizades. Isso já acontece com os fãs de War, outro jogo da Grow disponível no Gametrack. "Nossos usuários estão inclusive criando o Campeonato de War no Gametrack. Foi uma iniciativa espontânea, nascida da amizade criada entre os jogadores e da confiança entre eles", diz Marcelo Carvalho, um dos fundadores da
Devworks e do portal.

A versão para rede de Imagem & Ação também é uma opção para reunir aquela turminha de amigos ou de parentes que sempre gostou de jogar, mas que não consegue mais se encontrar por causa da distância. Basta combinar um horário para jogar no Gametrack e pronto: a diversão está garantida – mesmo que todos os participantes estejam espalhados pelos quatro cantos do mundo.


Tela do jogo, que é disputado por duas equipes de internautas
Imagem: divulgação

Banda larga - Criado em agosto de 2005, o Gametrack é diferente dos demais portais brasileiros de jogos. Todo o seu conteúdo é desenvolvido de forma a otimizar a experiência de jogar em banda larga. O interesse por jogos é, aliás, um dos principais motivos que leva um internauta a migrar para a banda larga. Nem todos, porém, se transformam em core gamers (usuários que dedicam muitas horas aos jogos), que geralmente preferem títulos como o Counter Strike ou Battlefield. "Detectamos que faltavam opções de qualidade para os jogadores casuais e
criamos o Gametrack especificamente para esse público", explica Marcelo Carvalho.

Ao contrário da maioria dos jogos casuais oferecidos em alguns portais, os títulos disponíveis no Gametrack capricham nos recursos sonoros e visuais. Atualmente, são nove jogos para jogador único, incluindo uma versão de xadrez com um sofisticado mecanismo de inteligência artificial, que podem ser acessados gratuitamente – o usuário só precisa se cadastrar no site.

Já o acesso à área dos títulos multi-jogador é pago. Hoje, para jogar o  recém-lançado Imagem & Ação, War e SuperTrunfo (todos da Grow), o usuário pode escolher entre duas formas de pagamento: a "Entrada Livre" (em que o jogador liga para um telefone fixo e deixa o seu fone fora do gancho enquanto estiver jogando, pagando os minutos contabilizados durante a ligação), e o sistema por assinatura, o "Gametrack Vip".

Opção mais interessante e econômica, o Gametrack Vip está disponível em  três planos: mensal (R$ 12,90), trimestral (R$ 9,90 por mês) e semestral (R$ 7,90 por mês). A assinatura dá direito a jogar todos os jogos disponíveis no período de sua vigência e pode ser paga por boleto bancário. Em breve, a assinatura também poderá ser paga pelo cartão de crédito VISA.

Empresa – Apontada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia como a empresa líder em desenvolvimento de jogos no Brasil em 2005, a Devworks Game Technology foi fundada em março de 1999 por engenheiros formados pela USP (Universidade de São Paulo) e pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Único desenvolvedor brasileiro de jogos para console (Sega), a Devworks atua também em outras quatro plataformas: Internet (com mais de 200 webjogos desenvolvidos para clientes como Coca-Cola, C&A, Disney, Nestlé e Votorantim), celular (cerca de 35 títulos criados em parceria com fabricantes e operadoras), PC (jogos casuais como o Bears & Bees, sucesso em vários países do mundo, e jogos para publicadores norte-americanos e europeus, como O Aprendiz, baseado no espetáculo-realidade protagonizado por Donald Trump) e arcade (em parceria com a Diverbrás, líder no mercado nacional de máquinas de fliperama). Em agosto de 2005, a Devworks lançou o Gametrack, primeiro portal brasileiro de jogos criados exclusivamente para banda larga.