NOTÍCIAS 2006
Microsoft oferece Windows Desktop Search
Ferramenta para buscas é gratuita e oferece pesquisa rápida em ambientes corporativos
A Microsoft lançou no dia 17/1/2006, no mercado nacional, o
Windows Desktop Search, habilitado para aplicação empresarial. O programa gratuito permite ao usuário o acesso rápido e preciso às
informações do computador, como mensagens eletrônicas e arquivos compartilhados em rede, a partir de um único ponto. O pacote inclui
suporte, coberto pelas ofertas corporativas da Microsoft, bem como manuais para instalação do produto e programa adaptado para o
idioma português.
A solução é fácil de ser instalada, personalizada e gerenciada com segurança em computadores
que rodam tanto o Microsoft Windows XP quanto o Windows 2000 em um ambiente corporativo. O produto oferece uma experiência de busca
robusta e dinâmica que pode ser integrada a ferramentas conhecidas - como o Office, Sharepoint Portal Server e outros produtos
empresariais de terceiros.
O Windows Desktop Search empresarial utiliza a versão para o usuário final - que oferece
rápidos recursos de busca para a localização de informações em e-mails, no computador ou em drivers compartilhados na
rede - e proporciona uma forma simples para uso e gerenciamento do produto na empresa.
Os clientes têm a opção de utilizar a Barra do MSN Busca com um novo recurso beta (de teste)
que possibilita ver os resultados do Windows Desktop Search integrados dentro do Microsoft Office Outlook. Os gerentes de Tecnologia
da Informação (TI) podem personalizar o Windows Desktop Search e a Barra do MSN Busca com o objetivo de permitir que os usuários
alterem facilmente o escopo de sua busca, que pode ser em seu próprio computador, na Web ou ainda na intranet corporativa, tudo a
partir de uma caixa de busca sempre presente.
O Windows Desktop Search e a Barra do MSN Busca seguem rigorosos procedimentos e estão em
conformidade com o atual modelo de segurança e privacidade do Microsoft Windows. Os produtos utilizam a infra-estrutura de
gerenciamento de conta de usuário por meio da autenticação do Windows, ou seja, foram projetados para respeitar a privacidade de
vários usuários que usam um mesmo PC.
O departamento de TI pode facilmente instalar, personalizar e gerenciar os recursos de busca
através do Microsoft Systems Management Server 2003 ou outras ferramentas de implantação de terceiros. O Windows Desktop Search
fornece uma ampla variedade de configurações, permitindo que os gerentes de TI decidam como desejam personalizar e coordenar as
ferramentas. Os profissionais também
podem ampliar o Windows Desktop Search para indexar fontes de informações adicionais e novos
tipos de arquivos utilizando IFilters e manipuladores de protocolo, os quais estão amplamente documentados na
página Web do Microsoft Developer Network (MSDN).
Disponível atualmente em 15 idiomas, com a previsão de outros lançamentos em breve, o
Windows Desktop Search para clientes empresariais pode ser copiado
gratuitamente. |