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NOTÍCIAS 2005 - JOGOS
Desbrave a América com Age of Empires III

Jogo da Microsoft retrata o descobrimento do Novo Mundo

Com o compromisso de levar a alta tecnologia ao universo dos jogos eletrônicos, a Microsoft Brasil anunciou o lançamento no País da versão em português do jogo de estratégia em tempo real (RTS – Real Time Strategy) para PC Age of Empires III.


Imagem: divulgação

Desenvolvido pela Ensemble Studios, com investimentos de acima US$ 30 milhões, o jogo retrata a descoberta da América, período entre 1500 a 1850, e traz o realismo cinematográfico à tela do computador.

Age of Empires III apresenta inovadores elementos ao jogo, incluindo o conceito de Metrópole, também chamada de Cidade Natal, e um moderno sistema de combate. Os jogadores terão novas civilizações a descobrir e territórios desconhecidos a conquistar em uma série de 24 cenários, divididos em três atos, onde ajudarão os astecas a resistirem aos espanhóis, vivenciarão os franceses contra os ingleses na Guerra dos Sete Anos e contribuirão com Simão Bolívar a liderar revoluções na América do Sul.


Imagem: divulgação

A série teve início em 1997 e já vendeu mais de 16 milhões de unidades em todo o mundo. "Trata-se de um dos mais bem sucedidos jogos de RTS. A nova edição do Age deixará os jogadores surpresos com a alta qualidade de efeitos gráficos, que envolvem desde destaques de luz e sombra, águas, entre outras características baseadas em fundamentos físicos", comenta Milton Beck, diretor de negócios de jogos e entretenimento da Microsoft Brasil.

O Age of Empires III consumiu três anos de intenso trabalho para ser desenvolvido. Durante um ano, foi designado um programador em tempo integral para criar os efeitos da água, como a espuma perto da praia, os destroços de naufrágios nos rios e também os movimentos precisos e as cores realistas.

A qualidade gráfica do jogo tem influência da tecnologia utilizada no seu desenvolvimento, a plataforma Havok 2 (tecnologia relativa à física), de Ragdool e High Dynamic Range Lighting. O uso desta tecnologia faz com que um jogador jamais se depare com a mesma cena duas vezes, por exemplo.


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A descoberta da América - O jogo retoma o ponto em que termina Age of Empires II: Age of Kings, colocando o jogador no papel de uma potência européia - entre elas, Inglaterra, Espanha e França - determinada a explorar, colonizar e conquistar o Novo Mundo, entre 1500 e 1850. As ambientações trazem cenas que retratam desde torres de catedrais européias a corajosas tribos de índios americanos, com combates que acontecem com a participação de infantarias, cavalarias e gigantescos navios munidos de canhões.

Uma das características que fizeram com que a série Age of Empires ganhasse renome, foi a de alinhar estratégias e fatos históricos, mesclando personagens reais e situações fictícias. Desta forma, na terceira edição do jogo, os ingleses, por exemplo, têm maior poder econômico, enquanto franceses contam com mais cooperação dos povos nativos americanos e os espanhóis são melhores abastecidos em recursos bélicos.


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Age of Empires III acontece em cinco eras: Descobrimento, Colonial, Fortalezas, Industrial e Imperial. Além disso, a colônia se desenvolve através de alianças com tribos nativas ou destruindo inimigos, ao mesmo tempo em que ajuda a Metrópole, aumentando seu poder e influência. As rotas estratégicas se tornam ainda mais importantes nesta versão do jogo, e as cidades ganham vida, com a presença de situações cotidianas, que aumentam o realismo do game.

O jogo traz ainda notas sobre a história correspondente a cada época e civilização, resultado da abrangente pesquisa realizada pelos profissionais da Ensemble Studios. O usuário poderá ler um breve comentário sobre a importância histórica das diferentes nações européias, das tribos nativas americanas ou tomar conhecimento dos importantes eventos ocorridos neste período, como as Guerras Napoleônicas e a Revolução Industrial. "Assim oferecemos uma introdução à história de cada período e incentivamos as pessoas interessadas em conhecer melhor os fatos a dar prosseguimento à pesquisa em bibliotecas ou em outras fontes", comenta Beck.


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Novidades - Um dos destaques da nova versão são conceitos como a Metrópole, que é a capital do jogador na Europa (na qual será preciso prestar contas ao seu reino dos recursos utilizados), novas civilizações, e campanhas feitas por jogadores individuais que podem se estender por três gerações de personagem.

Os jogadores têm acesso a sua Metrópole para obter suporte econômico, tecnológico e militar. As melhorias de sua cidade serão mantidas de uma era pra outra.  Este recurso novo e revolucionário da paisagem do RTS (Real Time Strategy) é incorporado em todos os aspectos do Age of Empires III - de Campanha a multi-jogador. Assim como o personagem persistente de um RPG (Role Playing Game), que encoraja o jogador a continuar, a Metrópole é um sistema de suporte para seus esforços no Novo Mundo.

Os jogadores poderão tirar vantagem dos elementos da época colonial, como se aliar aos nativos americanos, ou encontrar recursos na floresta amazônica, recuperar tesouros enterrados nas ilhas do Caribe, caçar búfalos em Greats Plains, estabelecer novas rotas, e fortificar a orla marítima da Nova Inglaterra.

Para a instalação do Age of Empires III, o usuário precisa de um PC com os seguintes requisitos: sistema operacional Windows XP SP1 ou superior, processador de 1,4 GHz com 256 MB de memória RAM, disco rígido com 2 GB livres, placa de vídeo 3D de 64 MB com suporte para Transformation and Lighting, placa de áudio com alto-falantes e/ou fones de ouvido, e para jogos em rede/multijogador 56K para acesso discado, banda larga e LAN. O jogo está disponível nas lojas do varejo brasileiro desde 1º de novembro de 2005, pelo preço sugerido de R$ 99,00.

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