NOTÍCIAS 2005
Programa identifica preferências nas lojas
Com o crescimento das vendas natalinas pela Internet, as lojas virtuais têm nova versão do
WebTrends, para descobrir o gosto de seus visitantes
Representante exclusivo de soluções de segurança e métricas de
sites Web, a CLM Software lançou em 11/2005 nova versão do programa WebTrends, para análise de tráfego na Internet, que descobre
dados sobre o comportamento, o perfil e os interesses do internauta. Segundo Francisco Camargo, diretor da CLM, com a proximidade do
Natal, que é o período responsável por quase 30% das vendas virtuais do ano todo, esta solução é uma aliada considerada
imprescindível para os vendedores, permitindo direcionarem suas ofertas de acordo com o que o visitante está procurando e, assim,
aumentar as vendas. A solução é capaz de prover, por meio de ferramentas inteligentes, informações detalhadas sobre o comportamento
do internauta na página e, desta forma, saber, até, o que desejam ganhar no Natal, afirma.
Isto é possível porque a solução dispõe de consoles para administração de tráfego e inúmeros
instrumentos de análise comportamental das visitas e da qualidade dos conteúdos, oferecendo uma visão atualizada do perfil de compra
de cada cliente, sempre que este faz um login ou o site baixa um cookie para a sua máquina.
Webtrends: programa facilita aos lojistas virtuais direcionarem melhor
as suas ofertas
Imagem: divulgação
Camargo explica que o ritmo de crescimento do mercado de negócios entre empresas e de
comércio eletrônico gera uma demanda por conhecimento profundo das atividades nos portais. "Com o WebTrends, os gestores têm estas
respostas; conseguem extrair informações para antecipar-se às necessidades dos clientes e, assim, direcionar produtos e ações
mercadológicas, com precisão cirúrgica", avalia. Além disso, seus recursos identificam os pontos de abandono comuns, exploram todas
as variáveis sobre a performance das campanhas e determinam quais ações de mercadologia dão os melhores resultados.
Os mecanismos de busca também são aliados muito úteis para o comércio eletrônico. A boa
notícia é que o WebTrends consegue analisar os retornos dessas ferramentas, mostrando como as pessoas chegam ao site. Para se ter
uma idéia, existem, em média, 625 milhões de buscas todos os dias e estas pessoas são clientes potenciais, já que as pesquisas são
feitas usando palavras-chave relacionadas ao negócio. Outro dado relevante é que 65% dos compradores via Internet usam ferramentas
de busca para encontrar o que necessitam. Neste sentido, é muito importante estar bem posicionado na lista de resultados. "Cerca de
67% dos internautas não passam da segunda página", menciona.
Ainda segundo o executivo, é importante diferenciar os vínculos pagos dos orgânicos. Os
pagos ou patrocinados são os que, geralmente, ficam no canto superior direito da tela e o restante da lista de resultados é chamado
de orgânico, explica. O WebTrends mede quais vínculos trazem visitantes mais qualificados ou que geram o retorno esperado pelo site:
complete uma compra; baixe um arquivo ou preencha um formulário.
A solução conta ainda com o WebPosition, um produto que ajuda a classificar o site do
cliente nas ferramentas de busca, fornece relatórios de tendência, se a página subiu ou desceu na classificação, monitora os
vínculos orgânicos versus os pagos e, o mais interessante, compara a posição do site nas ferramentas de busca com a posição dos
concorrentes. "Vale ressaltar que os vínculos orgânicos são três vezes mais efetivos que os pagos", comenta.
Além disso, a nova versão do WebTrends está totalmente intuitiva, aproximando-se ainda mais
dos usuários que não são da área de informática, como o pessoal de mercadologia e negócios eletrônicos. Ganhou também o WebTrens
Express Viewer, que envia as informações diretamente para o computador do usuário, durante todo o dia, e permite visualizar, via
navegador, o estado atualizado da página e incorporar facilmente novas métricas dentro do planejamento de negócios. Outra
novidade é a ferramenta WebTrends SmartView, que simplifica a visualização de métricas complexas, utilizando gráficos e diagramas
sobre parâmetros analisados como as rotas percorridas pelos usuários no site.
Um dos principais benefícios dessa acuracidade é descobrir as perguntas e respostas que
suscitam uma campanha mercadológica, com detalhes do merchandising em relatórios completos, com Drilldown (clique e mergulhe)
diretamente na tela, inclusive com seleção dinâmica de métricas que realmente avaliam o desempenho. Vale destacar também que o
WebTrends permite total integração, inclusive para fazer a análise na própria área de trabalho, em planilhas Excel ou na página Web
que se está analisando, e ainda disponibiliza os resultados a um conjunto abrangente de usuários, por toda a empresa.
Empresa - A CLM Software, fundada em 1990, é distribuidora especializada em soluções
voltadas para Gestão de Riscos, Segurança da Informação, Internet e negócios eletrônicos. A empresa representa programas e
aplicativos de empresas deste segmento, como a Stellent; SourceFire; WebTrends; SpyDinamics; Barracuda; Shavlik; WatchGuard; NetIQ e
ClearSight. Além disso, presta serviços de consultoria, instalação; suporte e centrais de apoio telefônico para os produtos por ela
representados. |