Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano05/0510d004.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/04/05 09:47:02
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2005
NOTÍCIAS 2005

Novo meio de ensinar Matemática na Web

Programa inédito começa a ser aplicado em escolas do interior de São Paulo

Para quem ainda não conhece a metologia A+, de ensino da Matemática, a Futurekids do Brasil - pioneira na implantação do método no Brasil - acaba da lançar o site Amaiss. No endereço eletrônico, pais, alunos e principalmente educadores descobrem uma nova maneira de aprender e ensinar Matemática. Problemas, fórmulas, proporção, fração, álgebra, geometria e teoria dos números são apresentados de uma forma moderna e descomplicada.


Página principal do site

Hoje, o A+ é usado nos Estados Unidos, Brasil, Japão, Portugal e Taiwan. O objetivo é mudar a postura dos alunos em relação à Matemática, para que o processo de ensino-aprendizagem seja bem-sucedido. Dessa forma, o que até hoje para muitos era tarefa para gênios passa a ser acessível para todos.

O método A+ é resultado de 30 anos de trabalho e experiência do matemático americano Larry Martinek, que criou uma exclusiva combinação de técnicas que envolvem o desenvolvimento mental, visual, tátil e escrito. Segundo ele, as habilidades de resolução de problemas têm suas origens na "Lógica dos Números". Por isso, a base da Metodologia A+ consiste em três elementos fundamentais para a compreensão da Matemática: "Contar";  conhecimentos de "Inteiros e Partes"; e compreensão de "Razão e  Proporção".

"O grande diferencial do A+ é tratar os alunos individualmente. O primeiro passo é avaliar o grau de conhecimento e detectar as dificuldades de cada um em Matemática. A partir daí, montamos um currículo personalizado que visa reforçar o conhecimento em áreas específicas", explica Andréa Prieto, uma das colaboradoras do projeto, que já foi implantado em um escola pública de Taboão da Serra (Grande São Paulo) e em cursos ministrados pela Futurekids em Bauru e Atibaia, no interior paulista.

Outro diferencial é que os problemas propostos são apresentados primeiro oralmente aos alunos, em forma de histórias, e só depois na forma escrita. O ensino oral conduz a um raciocínio mais claro, o que permite um alto grau de compreensão e maior motivação para aprender. Dessa forma, o A+ apresenta uma visão geral que constrói um conjunto de idéias. O resultado é o desenvolvimento de uma profunda compreensão e a total mudança de postura em relação à Matemática e suas aplicações práticas no dia-a-dia, melhorando de maneira significativa os resultados do aluno na Escola.