NOTÍCIAS 2005
Devo temer meus concorrentes?
Mario Persona
[*]
"O
melhor espadachim do mundo não precisa temer o segundo melhor espadachim do mundo..."
"...Não, a pessoa da qual ele deve ter medo é algum competidor ignorante que nunca antes teve uma espada nas mãos; essa pessoa
não fará o que se espera que ela faça, por isso o especialista não estará preparado para ela; ela fará justamente aquilo que não
devia fazer e geralmente é isso que pega o especialista desprevenido e acaba com ele". Mark Twain
Achei esta sacada tão sacada que não resisti publicá-la aqui. Quem devo ser, o especialista ou o ignorante? As inovações sempre
vieram de pessoas que agiram de forma inesperada em um ambiente onde todos agem de modo previsível. Costumo dizer a meus alunos que
o livro do Philip Kotler, agora na 10ª edição, que uso como livro-texto para ensinar marketing é um livro de história.
Nele você encontra histórias de pessoas que, desconhecendo ou desobedecendo as regras de marketing das edições anteriores,
inovou. Obviamente essa inovação será públicada na próxima edição do conceituado "Administração de Marketing", de Philip
Kotler. E será história.
Quem você quer ser? Aquele que segue direitinho o livro ou que vai aparecer na próxima edição? "Definimos a nós mesmos pelas nossas
diferenças. Diferenças são catalisadores de poderosas conexões emocionais. Isso acontece na arte, na música, na moda, no design,
no entretenimento, nos esportes..." Kevin Roberts, autor de LoveMarks.
[*] Mario Persona é escritor, palestrante e consultor de
comunicação e marketing. Texto disponível em seu site. |