NOTÍCIAS 2005
Tony Blair caiu na rede
Mario Persona
[*]
A nota na
Folha de São Paulo conta que o partido de Blair foi para a Internet buscar 5 milhões de eleitores e uma das armas usadas foi o
blog de Tony Blair e o fotolog de sua mulher. Segundo a Reuters, os blogs "desabrocharam..." e a eleição
"viu a explosão deles, de candidatos a jornalistas e franco-atiradores".
Parece que o blog está pegando pra todo lado. Gostei tanto do que uma
consultora de blogs - sim, já existe consultora de blogs - escreveu que pedi permissão para publicar em português,
claro. Os prós e contras dos blogs e das newsletters enviadas por e-mail você vai ler a seguir, por
Debbie Weil:
"O que dá melhor resultado... um blog ou uma e-newsletter?
Prós e contras blogs
Os blogs estão entrando rapidamente no arsenal de armas utilizadas para o
marketing on-line. Para mim, é a arma de minha predileção. Os blogs:
- São rápidos e fáceis de publicar.
- Melhoram muito sua colocação nos sites de busca se você acrescentar conteúdo novo regularmente.
- Abrem um diálogo com sua audiência que pode publicar comentários para que todos leiam.
- Dão à sua empresa uma imagem de autêntica e progressista.
- Se atualizados de forma consistente, transformam você em uma referência de pensamento em seu nicho empresarial.
Será que sua audiência irá ler seu blog regularmente? Não, a menos que você
tenha uma estratégia para levá-los ao seu blog. Há duas maneiras de se fazer isso:
1. Lembrá-los de visitar seu blog na Web (lembre-se, um blog é apenas um tipo de
site Web), ou
2. Criar a possibilidade de assiná-lo via RSS (Newsgator.com e Bloglines.com são
duas boas opções).
Todavia, levar seus leitores a utilizarem RSS pode ser uma tarefa árdua,
principalmente se a sua audiência não for de pessoas que abraçam correndo a última novidade tecnológica. (Minha previsão é que RSS
será popular até o final de 2005 como a palavra "blog" foi a palavra do ano em 2004).
Por enquanto, o melhor que tem a fazer é publicar tanto um blog quanto uma
newsletter via e-mail.
Prós e contras das e-newsletters
O e-mail continua sendo o eixo central da maioria das estratégias de marketing
on-line. É a forma mais fácil de atingir sua lista de assinantes (supondo que você tenha uma). Mas pode não ser a mais confiável.
O último relatório da DoubleClick sobre tendências de e-mail (Q4 2004) mostra
que a taxa de newsletters em htm que são efetivamente abertas pelos destinatários caiu para 32,6%.
Mesmo assim, todo mundo sabe o que uma e-newsletter ou boletim eletrônico é. Se
você conseguir com que a sua vença o bloqueio dos filtros e convença seus leitores a abri-la... você pode levar sua audiência a
visitar seu blog!
Não importa se você publica em formato html ou texto, basta incluir um link para
as últimas atualizações de seu blog com algumas palavras de introdução -- e uma exortação para visitá-lo em busca do que há de novo.
Combinar um e-mail de aviso de atualização com um blog é uma solução fácil de
publicar -- permite que você tire proveito de ambas as táticas de comunicação. Vale a pena pensar nisso".
Debbie Weil é consultora para blogs corporativos e ajuda grandes empresas a agregar
às suas marcas um aspecto de mídia progressista e facilidade de uso para os clientes, usando a Web, blogs e e-mail. Visite seu blog
em
www.BlogWriteForCEOs.com
[*] Mario Persona é escritor, palestrante e consultor de
comunicação e marketing. Texto disponível em seu site. |