Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano05/0505a006.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/06/05 10:11:54
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2005
NOTÍCIAS 2005

Websense já tem bloqueio de mídia removível

Programas Client Policy Manager e Web Security Suite - Lockdown Edition bloqueiam códigos maliciosos em dispositivos móveis de armazenamento

A Websense, Inc., especializada em soluções para o gerenciamento de Internet para funcionários, anunciou as novas versões dos programas Websense Client Policy Manager (CPM) e Websense Web Security Suite - Lockdown Edition. Eles propiciam maior segurança aos funcionários que usam dispositivos removíveis para exportar informações corporativas ou para acessar arquivos que possam estar infectados com códigos maliciosos. O CPM protege o computador de mesa contra ameaças conhecidas e desconhecidas. É um componente de segurança crítico e pró-ativo, que elimina a janela de exposição entre o momento em que uma vulnerabilidade é detectada e as assinaturas de vírus e atualizações apropriadas possam ser instaladas.

O CPM reforça as políticas de uso de aplicativos por funcionários e grupos em computadores de mesa, laptops e servidores, identificando e bloqueando de forma transparente as aplicações não autorizadas. Assim, impede a execução de aplicações potencialmente perigosas, como spyware, keyloggers, compartilhamento de arquivos peer-to-peer (P2P) e ferramentas hackers. Isto é alcançado com o apoio do banco de dados único e completo da Websense com aplicações categorizadas - tanto produtivas como maliciosas.

Bloqueios - A mais nova versão do CPM permite que organizações façam o bloqueio de mídias removíveis, como flash drives, gravadores de CD/DVD, drives de disquetes e discos externos, impedindo o uso em estações de trabalho dos clientes - um recurso pioneiro em gerenciamento de Internet para funcionários. Sem gerenciamento, os dispositivos de mídia removíveis formam um meio de remover informações confidenciais da empresa sem detecção, e oferecem também uma maneira de introduzir códigos maliciosos no ambiente de rede da organização.

De acordo com uma recente pesquisa da Websense junto a gerentes de Tecnologia da Informação (TI), 65% dos entrevistados indicaram que os funcionários das organizações usam algum dispositivo portátil de armazenamento, como um drive USB, para remover ou copiar informações diretamente da rede da empresa. A segurança de uma empresa pode ser comprometida quando um funcionário conecta drives USB em computadores domésticos infectados ou envia arquivos contendo códigos maliciosos para um dispositivo móvel, e depois retorna para a organização, habilitando o código malicioso a se propagar pela rede. O CPM elimina este risco de infecção, permitindo que as organizações definam políticas sobre o uso de mídias removíveis e o bloqueio completo do acesso.

O CPM oferece gerenciamento flexível e centralizado de categorias de aplicações e aplicações individuais. Através da integração de diretórios da Websense, as políticas podem ser implementadas em nível de grupo ou personalizadas para necessidades individuais, garantindo assim que os computadores de mesa estejam protegidos e de acordo com os padrões da empresa.

"Embora os drives USB sejam ferramentas convenientes e populares de negócios, eles podem expor as redes a códigos maliciosos móveis e vírus, assim como vazar documentos confidenciais", disse Leo Cole, vice-presidente de Mercadologia da Websense, Inc. "A Websense está oferecendo aos clientes uma solução poderosa e efetiva para resguardar suas organizações contra a crescente onda de danos causados por mídias removíveis".

Integrado - O Websense Web Security Suite - Lockdown Edition é uma solução integrada de segurança Web que oferece proteção contra spyware e bloqueia o acesso a códigos maliciosos móveis e outras ameaças baseadas na Web, assim como impede transmissões de programas de spyware e keylogging de volta a sites de hospedagem de terceiros.

Adicionalmente, o programa barra a execução de aplicações não-autorizadas, como malware, compartilhamento de arquivos peer-to-peer (P2P) e ferramentas hackers no computador de mesa do funcionário. O Websense Web Security Suite - Lockdown Edition também oferece maior segurança para computadores móveis e protege os funcionários de ataques de phishing e controla o envio e recebimento de arquivos em programas de mensagens instantâneas.

Os usuários do Websense Web Security Suite - Lockdown Edition podem atualizar as últimas versões gratuitamente para aproveitar os mais novos benefícios do produto. Entre os principais recursos e benefícios estão:

  • Websense Removable Media Lockdown - Permite que administradores de sistemas evitem que dispositivos, como flash drives, gravadores de CD/DVD, drives de disquetes e discos externos sejam usados em estações de trabalho dos clientes. As organizações também podem bloquear mídias graváveis, dependendo da sua política.

  • Websense Network Lockdown - Traz proteção pró-ativa contra ameaças conhecidas e desconhecidas bloqueando o acesso da aplicação a portas e protocolos específicos por categoria de aplicação.

  • Websense Application Lockdown - Oferece controle máximo sobre ambientes de computador de mesa, permitindo que apenas aplicações aprovadas sejam executadas em PCs e servidores corporativos, evitando assim a execução de aplicações potencialmente maliciosas. Também detecta e analisa ameaças de segurança e a atividade das aplicações em computadores de mesa.

  • Websense Express Lockdown - Permite que administradores de sistemas evitem rapidamente a execução de qualquer nova aplicação, bloqueando assim ataques de keyloggers, cavalos de tróia, vermes e outras ameaças de código malicioso. Ao contrário do Application Lockdown, o Express Lockdown não precisa de um inventário prévio nas estações.

  • Amenização de Ameaças Web da Websense - Oferece proteção superior contra ameaças na Web, incluindo keyloggers, spyware, cavalos de tróia, BOTS, scripts e controles ActiveX através de um completo banco de dados de aplicações Web maliciosas.

Além disso, as Ferramentas de Relatório do Websense incorporadas ao CPM e ao Web Security Suite - Lockdown Edition ajudam a identificar problemas potenciais com visualizações em tempo real ou em histórico de riscos associados com o uso de Web e aplicações pelos funcionários. Usando essa informação, administradores de Tecnologia da Informação (TI) podem refinar o acesso à Internet e as políticas sobre aplicações para reduzir efetivamente os riscos associados à computação dos funcionários em suas organizações. As ferramentas de relatório do Websense também oferecem alertas regulares e documentos de auditoria para apoiar esforços para a conformidade das regras.

O CPM e o Websense Web Security Suite - Lockdown Edition estão disponíveis para organizações que precisam de proteção contra novas e envolventes ameaças à segurança na Web, permitindo avaliação grátis de 30 dias do programa. O Websense Security Labs oferece atualizações de segurança gratuitamente por correio eletrônico, à medida que novas ameaças na Internet são descobertas.

Empresa - Provedora de soluções de gerenciamento de acesso à Internet para funcionários (EIM), a Websense, Inc.  capacita as organizações a otimizar o uso que os funcionários fazem dos recursos do computador e reduzir novas ameaças relacionadas ao uso da Internet, incluindo mensagens instantâneas, arquivos ponto-a-ponto (P2P) e spyware. Ao propiciar o cumprimento da política do usuário no gateway, rede e computador de mesa, os produtos da Websense aumentam a produtividade e a segurança da empresa, otimizam o uso dos recursos de TI e reduzem os passivos legais aos clientes.