NOTÍCIAS 2005
CTBC cria portal de jogos tipo Wanhouse
Parceria com a Kaizen Games permite modelo inédito de portal, oferecendo simultaneamente jogos
de ação e RPG
A CTBC - empresa de telecomunicações do grupo brasileiro Algar
- mais uma vez inova ao se tornar a primeira operadora a lançar um Portal exclusivo de jogos. Sob a marca
UGO - Universo Gamer On line, este é o primeiro portal vertical voltado à comunidade. O UGO
soma-se aos planos da Algar para ampliar sua atuação no mercado de banda larga, com foco em conteúdo e interatividade.
Estão previstos, para 2005, em torno de R$ 5 milhões em investimentos nestes segmentos,
estabelecendo parcerias diversas. Para isto, a Algar criou também um núcleo específico de Pesquisa e Desenvolvimento em Conteúdo. A
parceria com a Kaizen Games - divisão de jogos do grupo Kaizen Corp - envolve investimentos da ordem de R$ 500 mil. No acordo, a
operadora adquiriu ainda 20% da marca UGO.
UGO, o novo portal para jogos em rede na Internet
Com o portal, a CTBC consolida seu plano de formação de uma rede privativa (VPN) para o
público de aficionados em jogos. No mercado de jogos, existe o modelo conhecido como lanhouse - espaço de clubes e cibercafés
onde as pessoas se reúnem para jogar conectadas em rede. A proposta apresentada pela CTBC é a do modelo wanhouse, em que as
pessoas podem de dentro de suas próprias residências jogar em rede, formando comunidades virtuais, como em uma lanhouse, mas
com a vantagem da comodidade de se estar em casa. "Desta forma os pais têm a tranqüilidade, por exemplo, de que os seus filhos estão
seguros", observa Flávio Henrique Zago, da coordenação de desenvolvimento de produtos da CTBC.
Além da disponibilidade dos jogos de tiro em primeira pessoa, jogos casuais e jogos para
celulares, um dos grandes atrativos do UGO serão os jogos do gênero RPG - uma modalidade de jogos em que as pessoas incorporam
personagens representando papéis e criando desafios a serem vencidos. Outro diferencial da operadora está no desenvolvimento de
tecnologias específicas para fazerem o Portal funcionar com alta performance. Para se ter uma idéia, em jogos multijogadores é
aceitável a latência de até 100 milisegundos. "No UGO, conseguimos uma performance inferior a 40 milisegundos, o que torna os jogos
mais ágeis, com tempos de resposta mais imediatos", explica Flávio Zago.
Caberá a CTBC garantir toda a infra-estrutura e provimento do portal e a Kaizen será
responsável pelo fornecimento do conteúdo. Os fãs de jogos de ação e RPG terão a disposição jogos como Counter Strike,
Battlefield, Doom III, Ultima Online e outros.
O portal dará acesso não só a jogos, mas a notícias sobre este mercado e ao comércio
eletrônico deste setor. As duas empresas já estudam também propostas de ampliação dos negócios com o estabelecimento de franquias de
jogos de RPG famosos no exterior, que serão trazidos para o Brasil pelo UGO.
O conteúdo do portal UGO estará disponível aos clientes e não-clientes CTBC em todo o País,
através de pacotes de serviços, com taxas mensais e de acordo com o plano adquirido que pode incluir acesso banda larga, discado,
acesso a serviços de correio eletrônico, entre outros. "Há facilidades de pagamento também via contas telefônicas , por cartões de
crédito e débito em conta corrente", enfatiza Maurílio Uemura Shintati, diretor executivo da Kaizen Games.
Núcleo - Dois importantes focos de investimentos da Algar em 2005 serão a ampliação
da telefonia local e de sua atuação no mercado de banda larga. Os planos levaram a formação de um Núcleo de Desenvolvimento e
Pesquisa em Conteúdo, que será gerido pela CTBC. Em sua atuação no mercado de Internet, a CTBC possui diferenciais importantes como,
por exemplo, a distribuição das soluções da família NET (NetSuper, Netflat, Netbackup), focada em cidades com populações menores que
100 mil habitantes, onde usualmente não estão presentes as grandes particpantes deste setor.
A CTBC resolveu apostar neste nicho após várias pesquisas de mercado em que se constatam,
por exemplo, o crescimento do setor de jogos em rede no Brasil e no mundo. "As previsões são de um crescimento em média de 16% em
todo o segmento de jogos. Poucos negócios apresentam um crescimento como este", conta Mauri Seiji Ono. coordenador do Projeto
Conteúdo, criado na CTBC para subsidiar também os trabalhos do Núcleo.
O mercado de jogos como um todo movimenta uma receita maior do que a cinematográfica. No ano
de 2002, enquanto o mercado mundial de jogos gerou U$ 30 bilhões, o de cinema obteve receita de U$ 20 bilhões. "Esta era uma fatia
ainda não explorada e este mercado possui um potencial fantástico, com apelo à faixa etária que mais consome tecnologia hoje, no
mundo", reforça Mauri Seiji Ono. "Através do Núcleo estaremos desenvolvendo outros produtos e serviços com interatividade e
conteúdo, afinados com as demandas e necessidades de todos os perfis de público, que usam da tecnologia em seu dia a dia, nos
negócios, estudos e entretenimento", completa.
Empresas - A CTBC, empresa de telecomunicações do grupo brasileiro Algar com mais de
cinqüenta anos de atuação, tem soluções completas de telecomunicações integradas, compreendendo telefonia fixa, celular, Internet,
tv por assinatura, comunicação de dados e Data Center, abrangendo parte dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São
Paulo. Com a autorização conquistada junto à Anatel em 2004, para atuar em novas áreas, a CTBC tem a meta de dobrar de tamanho nos
próximos cinco anos e multiplicar também a base potencial de clientes. Com a expansão, sua área de abrangência passará de cerca de
87 municípios, para todo o País, estendendo-se a 947 municípios.
A Kaizen Corp. é uma rede de empresas aliadas, com recursos humanos e físicos para atuar nos
mais diversos segmentos, como o de consultoria, mercadologia, conectividade, sistemas de informação, entretenimento etc., com foco
no atendimento das necessidades dos seus clientes. Propõe-se a contribuir para uma melhoria contínua na vida da comunidade social e
para o progresso das empresas com as quais atua, disponibilizando as mais avançadas soluções tecnológicas voltadas para a Internet e
sistemas de informação. |