NOTÍCIAS 2004
Philips anuncia o menor rádio FM
Destinado a equipamentos móveis, e integrado à solução Radio Data System
A Royal Philips Electronics anunciou o lançamento do menor
componente para soluções de receptores de rádio FM para equipamentos móveis do mundo, um dos três novos produtos de sua linha. A
Philips é também a primeira empresa a desenvolver um produto que integra FM e Radio Data System (RDS), solução que dá ao usuário uma
gama muito maior de possibilidades de interatividade e personalização.
Hoje, rádio FM é uma das principais características que os usuários de telefones móveis procuram.
A função dos celulares não é mais apenas fazer e receber ligações, mas ser um equipamento portátil sofisticado de conectividade. Nos
Estados Unidos, uma pesquisa feita no ano passado pela Arbitron Radio Today mostrou que as pessoas ouvem 20 horas de rádio por
semana, em média. Outro levantamento, feito pela unidade de Market Intelligence da Philips,
revelou que somente 15% dos celulares vendidos no mundo têm rádio FM e que há espaço para um crescimento até 50%.
Além da situação favorável do mercado, outras características da solução da Philips
conquistarão clientes e fornecedores. O tamanho reduzido do rádio simplifica o projeto que é desenvolvido pelos fabricantes e deixa
espaço disponível para a integração de outras facilidades nos aparelhos. A tecnologia também beneficia as empresas de
telecomunicações por aumentar a receita média por usuário.
A linha de produtos completa da solução de rádio da Philips inclui FM, AM/FM e FM+RDS. O RDS
permite que os usuários vejam o nome da estação e que eles procurem por um tipo particular de programa. Também garante que o
receptor busque sempre o maior sinal disponível.
"Os celulares estão se tornando o equipamento portátil definitivo, e os clientes valorizam
cada vez mais as características multimídia que diferenciam seus telefones dos outros no mercado. Já estabelecido como uma
tecnologia que tem uma larga base de usuários em todo o mundo, o rádio FM agrega valor a qualquer terminal celular", diz Peter
Baumgartner, vice-presidente sênior da unidade de Comunicação da Philips Semiconductores.
A flexibilidade das soluções desenvolvidas pela Philips é outro fator importante. Em razão
da evolução tecnológica e da maior competição entre as empresas, o tamanho dos celulares e de outros equipamentos móveis diminui com
freqüência. Por isso, os componentes externos foram bastante reduzidos nos novos produtos FM e FM+RDS. O tamanho do rádio FM TEA5761
diminuiu de 150 mm² para 50 mm² de área de PCB. O FM, com um demodulador RDS e um decodificador TEA5764 integrado, cobre uma área
total de PCB de apenas 70 mm².
Além disso, o rádio FM e o FM+RDS são totalmente compatíveis, o que facilita o trabalho dos
fabricantes, que podem fazer mudanças rápidas e precisas, se necessário.
O rádio FM TEA5767 continua em produção. O AM/FM TEA5777 aparece no HVQFN48 e tem 200 mm² de
PCB. O FM TEA5761 já está disponível no mercado americano. O FM+RDS TEA5764 e o AM/FM TEA5777 serão lançados em janeiro de 2005.
Empresas - A holandesa Royal Philips
Electronics é a maior empresa de equipamentos eletrônicos da Europa e uma das maiores do mundo. Em 2003, as vendas da companhia,
que atua nos setores de saúde, tecnologia e estilo de vida, chegaram a 29 bilhões de euros (22,5 bilhões de dólares). Com 165.600
empregados em mais de 60 países, destaca-se nos segmentos de diagnósticos médicos e monitoramento de pacientes, iluminação,
televisores coloridos, barbeadores elétricos e sistemas de silício.
Já a Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal
Philips Electronics da Holanda e atua no País há 80 anos, nos mercados locais de eletro-eletrônicos, equipamentos para recepção de
TV por assinatura via satélite, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, iluminação e componentes eletrônicos, a
Philips do Brasil atua ainda nos setores de telecomunicações, informática e equipamentos médico-hospitalares.
A Royal Philips Electronics da Holanda é um dos
maiores fabricantes de equipamentos eletrônicos do mundo e o maior na Europa. Em 2003, vendeu 29 bilhões de euros. Com atividades em
três áreas que se inter-relacionam - saúde, estilo de vida e tecnologia - e 166.800
funcionários em mais de 60 países, a companhia produz equipamentos para diagnóstico médico por imagem e monitoramento de pacientes,
aparelhos de TV, barbeadores elétricos, iluminação e soluções em sistemas de silício. |