NOTÍCIAS 2004
MSN lança produtos e serviços no Brasil
Versão experimental do Messenger 7.0 e integração de produtos, os destaques do pacote anunciado
pela empresa
Junto com a versão beta (de teste) do Messenger 7.0, o portal
MSN anunciou em 12/2004 o início de novos serviços gratuitos de comunicação, além de uma nova geração de ferramentas que aumenta a
integração entre os produtos. Um destes serviços é o MSN Spaces, com recursos de blogging, álbum de fotos e listas de
músicas, permitindo que os internautas criem uma área pessoal na Web.
Também o programa gratuito de correio pela Web (webmail) MSN Hotmail, que tem 187
milhões de usuários no mundo, sofreu atualizações. A nova versão do comunicador instantâneo, usado por mais da metade dos
internautas brasileiros, chega com novos recursos de expressão, maior integração com os outros produtos MSN e o MSN Web Messenger.
Tela do MSN Messenger 7.0 Beta
"Os serviços de comunicação vêm crescendo na Internet. A cada dia, a comunicação instantânea
se torna um dos sistemas em rede mais populares", afirma Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor do MSN para o Brasil e a América do
Sul, lembrando que só no Brasil o MSN Messenger possui 5,9 milhões de usuários.
Tela do MSN Spaces
Mais do que um blog - A versão beta do MSN Spaces está disponível, gratuitamente, em
14 línguas e 26 mercados em todo o mundo. O serviço foi projetado para facilitar a criação e manutenção de uma página pessoal na Web
e trazer os benefícios do blogging a milhões de usuários da Internet, independentemente de seu nível de conhecimento técnico.
Em definição mais completa, é um espaço dinâmico e em rede que possibilita o compartilhamento de álbuns de fotos e listas pessoais
de música, entre outros.
Por meio de uma integração com o MSN Messenger e o MSN Hotmail, o MSN Spaces automaticamente
notificará contatos em rede quando a página de uma pessoa for atualizada, para que sua comunidade saiba a hora de fazer uma visita.
Os internautas podem se registrar no MSN Spaces por meio do MSN Messenger ou da página específica do
serviço.
Os usuários escolhem os visitantes do site em até três níveis de permissões - público,
somente contatos do MSN Messenger ou privado. A publicação de atualizações pode também ser feita de forma remota, por correio
eletrônico ou telefone celular. Outra novidade é o cartão de visita, que apresenta informações do seu MSN Spaces além das que o
internauta quiser disponibilizar como telefones de contato, endereço de correio eletrônico etc.
O novo produto permite compartilhar imagens facilmente em uma apresentação de slides do
álbum de fotos. Listas de música podem ser exibidas no espaço individual através da integração com a tecnologia Microsoft Windows
Media. Com poucos cliques, é possível obter uma amostra ou comprar uma canção de uma relação no MSN Music.
Quinze panos de fundo adaptados e cinco modelos de layout oferecem ao usuário uma
maneira de personalizar rapidamente o seu espaço cibernético. O MSN Spaces também suporta o formato Realy Simple Sindication (RSS -
um formato de alerta), para que os internautas possam avisar a terceiros sobre novas postagens na página.
Tela do MSN Spaces
Mais expressividade - Disponível em 26 línguas, o lançamento da versão beta do MSN
Messenger 7.0 traz uma prévia repleta de novas maneiras de expressão e personalização das mensagens instantâneas. Disponível em
página específica, o lançamento oferece aos clientes uma prova do que está por vir
com a versão final, esperada para 2005.
Entre as inovações estão a Campainha, um aviso que faz a janela de conversa do contato
tremer com uma notificação sonora, e os Winks, figuras animadas com som que invadem a tela. Mais emoticons e panos de fundo.
De forma integrada, os usuários podem automaticamente informar alterações e inclusões
recentes no MSN Space - os ícones no MSN Messenger brilham nessa ocasião, avisando os contatos para que seja feita uma visita ao MSN
Space através do Cartão de Visita. Com a nova versão, os usuários possuem maior controle sobre seu estado em rede: basta escolher o
estado de disponibilidade antes de se ligar ao comunicador.
Outra novidade é o MSN Web Messenger, que possibilita que os clientes acessem virtualmente a
conta e os contatos do MSN Messenger de qualquer PC com uma conexão de Internet.
Telas do MSN Messenger 7.0 Beta e
do Web Messenger
Unificação - O MSN Hotmail completa o trio de serviços de comunicação. Recentemente,
o Webmail lançou uma ferramenta de envio de imagens para todos os usuários, com o objetivo de facilitar o compartilhamento em rede
de fotos digitais. O recurso facilita a transferência de fotos para o sistema e também comprime os arquivos antes de anexá-los
às mensagens eletrônicas.
A partir de agora, por meio da integração entre o MSN Hotmail e o MSN Web Messenger, em
mercados selecionados, os clientes que entram no MSN Hotmail estarão automaticamente ligados ao MSN Messenger, mesmo que este não
esteja instalado.
Os clientes do MSN Hotmail que possuem uma área no MSN Spaces também terão um Cartão de
Visita visível no catálogo de endereços do MSN Hotmail, oferecendo, a amigos e familiares, acesso com apenas um clique ao seu MSN
Spaces.
Tela do Web Messenger
Serviço - Baseado em tecnologia avançada da Microsoft, o
portal MSN se destaca em termos de audiência no Brasil, conforme a classificação de marcas na
Categoria Portais e Comunidades (que inclui aplicativos), do relatório de outubro de 2004 do Ibope/NetRatings, registrando 66,3% de
alcance na Internet domiciliar brasileira (7,7 milhões de pessoas).
Segundo o mesmo levantamento, o MSN tem a maior parcela de tempo em rede no Brasil (18%),
quase três vezes mais que o segundo colocado. O MSN Messenger lidera a categoria de mensagem instantânea, com 51% de penetração,
atingindo 5,9 milhões de internautas no Brasil. O MSN Busca está entre os maiores serviços de busca do País, com 15% de penetração,
e o MSN Hotmail é o sistema de correio pela Web mais usado com 41% de penetração, totalizando um universo 4,8 milhões de usuários
únicos por mês.
Auditoria realizada pela PricewaterhouseCoopers aponta que o MSN tem 360 milhões de usuários
únicos, atingindo 40 mercados, em 20 idiomas. Seus serviços estão entre os mais usados globalmente: o MSN Hotmail possui mais de 187
milhões de contas ativas; o MSN Messenger tem mais de 145 milhões de usuários e os serviços de assinatura do MSN já atingem 9,1
milhões de usuários em todo mundo.
Tela do Web Messenger
|