NOTÍCIAS 2004
Cisco vende 3,5milhões de telefones IP
Empresa faz parceria com a IBM
Aumentando a sua participação no mercado internacional de
comunicação de voz corporativa, a Cisco Systems manteve sua posição de liderança na categoria
de voz sobre protocolo Internet (VoIP), segundo o Synergy Research Group, com 31,8% de participação de mercado no segundo semestre
de 2004. A Cisco passou a Alcatel e ocupa agora a quarta posição entre as maiores vendedoras de telefones IP do mundo,
com 41,6% do total de vendas. Também passou a Avaya no total de vendas de portais de voz.
Mais de 437 mil telefones IP foram vendidos no segundo semestre, superior a todos os outros
fabricantes e um recorde desde que a empresa entrou para o mercado de voz, de acordo com a Synergy.
"A Cisco lidera o mercado de telefonia corporativa", disse Jeremy Duke, presidente da
Synergy. "Nos últimos cinco anos, a empresa demonstrou rápido crescimento no mercado de telefonia IP, alcançando a quarta posição em
vendas no mundo. Esta é uma memorável conquista para uma empresa que está no mercado desde 1999".
As análises da Synergy também revelaram que a Cisco ocupa a terceira posição na categoria de
Receita de Voz, passando a Avaya. "Há dois anos e meio a Cisco era uma empresa solitária que falava de comunicações baseada em IP.
Atualmente, todos no mercado de comunicação anunciaram que os produtos do futuro serão baseados em IP", disse o vice-presidente de
mercadologia de comunicações IP da Cisco, Rick Moran.
Na Europa - A Cisco anuncia também que um milhão de telefones IP foram vendidos na
Europa. O telefone de número 1 milhão fez parte de um projeto de seis mil telefones para o Bankernes EDB Central (BEC), provedor de
tecnologia para 78 bancos na Dinamarca.
Enquanto celebra 20 anos de inovação tecnológica, liderança corporativa e
responsabilidade social, a Cisco lidera o mercado de telefonia IP/VoIP, com cerca de 3,5 milhões de telefones vendidos no mundo.
Foram trinta meses para a Cisco alcançar seu primeiro milhão de telefones vendidos, doze meses para vender o segundo e oito meses
para vender o terceiro milhão. A empresa está vendendo de duas a cinco vezes mais do que as concorrentes.
Parceria - A IBM e a Cisco Systems apresentaram uma iniciativa para ajudar as
organizações a integrar e implementar sistemas convergentes de voz e dados. Este esforço fornecerá aos clientes um portifólio amplo
e integrado de soluções para comunicações baseadas em protocolo de Internet (IP), propiciando maior economia e aumento na
produtividade dos empregados.
As soluções de voz, dados, vídeos e conferências da Cisco, junto com a experiência da IBM na
integração de serviços, fornecerão novas ofertas aos provedores de serviços e provedores de software independentes. Isso permitirá
que os funcionários das organizações tenham acesso à informação a qualquer momento e de qualquer lugar.
A IBM e a Cisco acreditam que as três forças centrais que impulsionam a computação de redes
são a mobilidade, a integração e a segurança. A iniciativa conjunta contém elementos dessas três forças, além da experiência cada
companhia.
"Existe um forte compromisso da Cisco e da IBM com o desenvolvimento de uma linha de
produtos que compreende telefonia IP, centro de mensagens unificado, centros de contato com clientes, comunicações ricas em meios e
videoconferências", disse Roberto de la Mora, gerente de comunicações IP da Cisco para a América Latina. "Estas novas soluções se
disponibilizarão por meio da organização de serviços mundiais da IBM, da mesma maneira que a empresa oferecerá suporte na
implementação de comunicações IP globais da Cisco".
"Com este anúncio, a Cisco e a IBM aumentaram consideravelmente seus investimentos em
integração de produtos e tecnologias, além da força de vendas, serviços de consultoria e marketing", comenta Maria Melian, executiva
do grupo de vendas e responsável pelas alianças da Cisco na América Latina. "As comunicações convergentes em redes inteligentes
estão mudando a forma de fazer negócios, e esperamos que ambas as companhias sejam importantes fatores nesta transformação".
O portfólio de produtos IP da Cisco inclue os softwares de processamento de chamadas Cisco
CallManager e CallManager Express, o Cisco Unity e Unity Express, o Cisco MeetingPlace, Cisco Personal Assistant e o Cisco IP
Contact Center. Estas soluções estão integradas com os produtos e tecnologias da IBM.
A iniciativa trará as seguintes soluções aos clientes:
Cisco
Unity integrado com comunicações unificadas Lótus Domino.
Programa
de base de dados IBM Information Management no Cisco CallManager.
Certificação
de gestão de sistemas Tivoli com o Cisco CallManager.
Suporte
para o Cisco CallManager para as plataformas de servidores IBM eServer xSeries x345, x306, e x345 CPU dual.
Suporte
para o Cisco CallManager sobre os novos servidores Cisco Media Convergence: MCS 7815I e MCS 7825I, baseados em tecnologia IBM.
Aplicações
e serviços específicos de industria para o mercado de pequenas e médias empresas e mercados financeiros.
A IBM utilizou pela primeira vez a telefonia IP Cisco no seu laboratório em Toronto, em
2001, e desde então já instalou 20 mil ramais IP da Cisco. As instalações foram realizadas em países distintos, com o serviço de
operadoras de telecomunicações.
A IBM centralizará sua infra-estrutura de telefonia em servidores IBM padrão em seus
principais centros de TI. "As comunicações IP da Cisco são um elemento chave nos planos de infra-estrutura de telefonia baseada no
centro de cálculos da IBM. Igualmente a nossos clientes, a IBM usa seus serviços e habilidades para manejar o desenho de sistemas,
operações, monitoramento, segurança e integração de aplicações e da infra-estrutura de comunicações IP", disse Fred Spulecki,
diretor de aplicações de voz da oficina de CIO da IBM. |