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NOTÍCIAS 2004

Brasil ganha 1º simulador de torre de controle

Foi instalado pela Sisgraph no Instituto de Proteção ao Vôo (IPV) em São José dos Campos/SP, e permitirá aprimorar o treinamento dos controladores

O Instituto de Proteção ao Vôo (IPV), órgão responsável pela capacitação de recursos humanos para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab), instalou, em suas dependências em São José dos Campos/SP, o primeiro simulador de torre de controle em território nacional. Tendo como objetivo melhorar o treinamento dos controladores de tráfego aéreo, o equipamento foi implantado pela Sisgraph, representante exclusiva no Brasil da empresa canadense Adacel, que desenvolveu o sistema.


Simulador possui três telas planas com imagens 3D retroprojetadas

O equipamento, chamado Max Sim 3 Simulator, proporciona "um grande realismo, principalmente por simular torres de aeroportos brasileiros como Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont", declara o diretor do IPV, coronel-aviador Carlos Alberto da Rocha Moreira. Segundo ele, o principal emprego do simulador será no apoio aos cursos de treinamento especial de controladores de torre de controle, tanto civis quanto militares.

"Anteriormente, esse treinamento utilizava apenas um sistema bidimensional e sem auxílio visual. Deixava-se de dar aos alunos uma instrução rica em detalhes, com grandes possibilidades de apresentar situações bem próximas do real, e que os controladores só poderiam vivenciar nas suas rotinas diárias de trabalho", explica o
diretor.

O simulador possui três telas planas onde, por meio de retroprojeção, são inseridas imagens tridimensionais coloridas de alta definição. Essas imagens simulam não apenas os aeroportos em si, mas também o espaço aéreo e a paisagem que os circundam. O programa utilizado pelo sistema, chamado MaxSim, permite que o operador visualize 360 graus do ambiente ao redor da torre, através da rotação de imagens, assim como a visualização dos aeroportos em ângulos diferentes.

Para preparar os operadores para possíveis situações de emergência que não possam ser duplicadas em um treinamento real, o sistema dispõe de recursos chamados de pseudo-pilotos. Esses recursos comandam as aeronaves presentes na simulação e programam os eventos que serão abordados no treinamento, tais como acidentes durante o pouso ou na decolagem, colisões entre aviões, pousos de emergência e até mesmo revoadas de pássaros sobre a pista de pouso.

Ferramentas - O sistema possui ainda três ferramentas de trabalho, chamadas de Ferramentas de Preparação de Exercícios (Exercise Preparation Tools - EPT), que permitem aos técnicos customizar e preparar vários tipos de exercícios simulatórios virtuais.

Essas ferramentas são o editor gráfico (Graphical Editor - GRED), usado para construir a planta do aeroporto e suas rotas aéreas; o Quadro Branco (White Board), onde é reunido o sumário com as informações do solo e do espaço aéreo, permitindo a preparação dos exercícios; e o Sistema de Comunicação por Voz (Voice Communication System - VCS), que permite a edição da comunicação de voz entre o controlador de vôo e os pilotos.

Tendo seu planejamento iniciado em 2000, a implantação definitiva do simulador nas instalações do IPV, em São José dos Campos, começou em fevereiro de 2003. De acordo com o coronel-aviador, o equipamento deverá começar a ser usado nos treinamentos dos controladores de vôo a partir de abril de 2004.