Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano03/0311c002.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/22/03 23:56:02
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2003

NOTÍCIAS 2003

Clipe animado Aquarela tem prêmio em Chicago

O clipe animado Aquarela, criado pelo Mundo da Criança para a música da dupla e Toquinho e Vinicius, conquistou o Liv Ullmann Peace Prize, prêmio concedido pelo Chicago International Children's Film Festival (Festival Internacional de Filmes Infantis de Chicago, realizado em Chicago, EUA).


Tela do clipe Aquarela

Também conhecido como o Cannes infantil e apontado como o maior e mais antigo do gênero no mundo, esse festival foi criado em 1983 pela Facets Multi-Media Inc., como forma de difundir a cultura para todas as crianças do mundo, de uma forma saudável e divertida, com qualidade de produção e principalmente no conteúdo. Em 2002, a Academia de Cinema de Hollywood - que contempla filmes e profissionais do cinema com o Oscar, o maior prêmio da indústria cinematográfica mundial – reconheceu o festival de Chicago, tornando possível até mesmo sua participação no Oscar.

Uma das curiosidades e diferenciais do Chicago International Children's Film Festival está no júri que analisa os filmes inscritos: além de profissionais de mídia, o júri é formado por crianças de diferentes idades. Durante oito dias, elas participam de um seminário e são estimuladas a desenvolver a análise crítica e a escrever resenhas, além de terem aulas de interpretação.

Conceito - "Inscrevemos o videoclipe Aquarela no Chicago International Children's Film Festival pois ele resume o conceito do Mundo da Criança, que igualmente é o de dar à criança a informação, o conhecimento e a diversão inteligente e fortalecedora", diz André Koogan Breitman, diretor da Editora Delta, criadora e mantenedora do site onde o clipe está disponível, junto com clipes animados de outros sucessos de Toquinho e Vinicius, como O Pato, A Casa e O Caderno.

"Nossa intenção foi transportar para a linguagem animada toda a pureza do universo infantil, representada na música e no clipe por uma criança disposta a conhecer e colorir o mundo", explica ele, que dividiu a direção do clipe com Andres Lieban. O resultado, lembra o diretor, é um filme que traduz com muita sensibilidade o desejo de paz e harmonia entre as crianças de todas as nações, justamente o foco da premiação.

O prêmio foi entregue em Chicago, no início de 11/2003, a André Breitmann, presidente da editora Delta, para quem o Liv Ullman Peace Prize representa a confirmação de que é possível entreter as crianças de uma forma fortalecedora, sadia e sem violência. Esse clipe animado já havia sido premiado em segundo lugar pelo Anima Mundi 2003.

A Facets Multi-Media lança anualmente uma série de projetos em mídia para crianças, sempre objetivando facilitar o acesso à cultura e educação. Um desses projetos (o festival de Chicago), por exemplo, já permitiu que 38 mil crianças de comunidades carentes e outras 180 mil alunos assistissem os filmes inscritos. Além de montar toda estrutura para exibição dos filmes, inclusive em creches, hospitais e centros comunitários, a Facets Multi-Media ainda realiza seminários. Com o sucesso desse projeto, a Facets Multi-Media criou uma rede de distribuição, vendendo os  filmes infantis por preços abaixo de custo. Em 1995, depois de avaliar e classificar filmes por conteúdo sem violência e racismo, a entidade publicou um guia de vídeo infantil com 234 páginas.


Tela do clipe Aquarela

Na Web - Já o site Mundo da Criança é um dos itens da marca Mundo da Criança, da Editora Delta. Trata-se de um ambiente interativo que oferece brincadeiras, jogos, atividades, histórias, enfim, tudo o que as crianças precisam para usar a Internet e seus recursos de maneira saudável e segura. Para participar desse universo, basta entrar no site e baixar o programa, que pode ser testado gratuitamente por 15 dias. Depois, os pais podem fazer uma assinatura anual por R$ 49,95 e ter conteúdos novos a cada semana.

Fundada em 1930, a Editora Delta, ingressou no mercado digital em 1995, lançando a primeira e mais vendida enciclopédia em CD-ROM do Brasil: o Koogan Houaiss Digital, que já está em sua quarta edição com mais de 400 mil cópias vendidas. A editora também é responsável por outros títulos em rede como a Enciclopédia Delta-AOL, Dicionário Delta-AOL, Enciclopédia Educacional, IG-Útil, os sites de referência Radix-Quem e Radix-Onde.