NOTÍCIAS 2003
APM renova portal e lança revista em SP
A partir de 26/8/2003 (com apresentação às 20h30 em seu
Piano’s Bar da sede, na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 278, na capital paulista), a Associação Paulista de Medicina (APM) dá outra
cara a seus veículos de Comunicação: um novo portal na Internet e a Revista da APM serão lançados numa grande festa para
médicos, instituições médicas, agências de publicidade e outros convidados. O objetivo dos novos veículos é oferecer a médicos e ao
público em geral informações fidedignas e balizadas pelos melhores especialistas de São Paulo e do Brasil, sobre Saúde, a prática da
Medicina, política médica, além de uma gama de assuntos variados, como dicas de viagens, críticas de livros, filmes, entre outros.
De acordo com o Dr. Nicolau D’Amico Filho, diretor de Comunicações, "a APM buscará,
simultaneamente, maior aproximação com médicos, acadêmicos e residentes do Estado de São Paulo, além de servir à comunidade como
referência nos temas de saúde, especialmente no que tange à prática da boa medicina". Isso fica patente no novo
portal da APM que, além de ser mais fácil de navegar, mais moderno e repleto de informações
relevantes, traz dois acessos diferenciados: Portal Médico e Público em Geral.
Na área destinada a médicos, de acordo com o Dr. Ruy Yukimatsu Tanigawa, diretor de
Informática, as páginas são atualizadas diariamente com as principais noticias de Saúde. "Os médicos encontrarão as programações
científicas, culturais e sociais, além dos serviços prestados pela entidade e os procedimentos para filiação à APM".
Outra importante ferramenta incluída no site é a seção "Enquetes", que tem por objetivo
conhecer melhor o profissional e, por meio destas informações, ir ao encontro de suas necessidades. Na área de negócios, já está
disponível o "Classificados On Line", um espaço gratuito para associados que queiram vender ou alugar salas, equipamentos e
até mesmo carros ou imóveis no litoral. O Portal Médico da APM traz ainda uma área de Educação Continuada e pretende ser uma
ferramenta importante para os 80 mil médicos de São Paulo e os 230 mil do Brasil.
Para os associados da APM, o portal passará a oferecer o serviço de Webmail, que permite que
usuários leiam ou enviem mensagens de qualquer computador.
Público - Para o público em geral, de acordo com o diretor de mercadologia, Dr.
Ronaldo Perches Queiroz, a principal preocupação da APM é oferecer conteúdo de qualidade e confiabilidade. "A Internet vem trazendo
ao público muita informação errada, distribuída de maneira irresponsável e incentivando, inclusive, a automedicação".
No portal da APM, a população encontra uma estrutura de navegação simples, proporcionando
facilidade na procura de assuntos e eventos ligados à Saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. Com um clique, é
possível ter acesso a novidades na área médica e científica, além de uma espécie de enciclopédia de doenças e dúvidas para todas as
etapas da vida, explicadas de maneira bastante didática.
Na área Público em Geral do portal, o cidadão encontra, por exemplo, dicas para
proteger o coração, informações sobre check-up das mulheres (os exames preventivos e a importância em cada faixa etária),
recomendações para uma vida mais saudável e outros temas.
Publicação - A nova Revista da APM substitui o Jornal da APM a partir
de 8/2003. A edição especial de lançamento terá 52 páginas e será distribuída não apenas aos associados da entidade, mas a todos os
médicos de São Paulo, com uma tiragem de 80 mil exemplares. Com formato e diagramação mais modernos e também nova linha editorial, a
publicação será ainda mais analítica e crítica, trazendo aos leitores diferentes opiniões sobre assuntos relevantes na área da
Saúde. A revista chegará também, gratuitamente, a todos os acadêmicos associados ao Departamento de Acadêmicos da APM, pois - de
acordo com o Dr. Nicolau - "são eles que estarão à frente da APM do futuro".
A revista está mais atraente, com muitas fotos e diagramação leve. O conteúdo foi aprimorado
no editorial, com mudanças estruturais na diagramação, na estética e nas fotos. "Introduzimos crônicas, cartuns, charges e
ilustrações visando uma comunicação mais rápida, atualizada e melhorando ainda mais o contexto cultural", explica o diretor de
Comunicações. Além de trazer entretenimento e descontração, a revista também ganhou maior espaço para as reportagens, com mais
informações sobre as atividades científicas da entidade e sua luta pela melhoria da Saúde no País.
O médico pode participar ativamente da revista com opiniões, sugestões, elogios e críticas,
enviando mensagens eletrônicas ou convencionais, que poderão ser publicados em "Cartas do Leitor". Também há novas seções fixas,
como "Por dentro do SUS", que trará mensalmente informações sobre o funcionamento, carências e outros problemas enfrentados pelo
sistema público de saúde. Em "Produtos e Serviços" o leitor encontrará anúncios e ofertas de maneira mais fácil. Para a área
cultural, além do encarte que permanece na revista, colunistas e articulistas trarão a cada mês assuntos dos mais variados, como
finanças, cinema, viagens etc. |