Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano03/0307bcdr.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/11/03 18:46:11
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2003
NOTÍCIAS 2003 - JOGOS
Jogos de tabuleiro chegam ao computador

Hoyle Board Games tem 18 jogos para PC e MAC e ainda inclui Gamão e Mahjong para Palm OS e Windows CE

Quem quiser dar um xeque-mate no tédio e aproveitar o computador PC ou Mac para se divertir, tem agora o título Hoyle Board Games, da Sierra, que a Vivendi Universal Games (VU Games) lança no Brasil. São dois CDs com 18 jogos clássicos, daqueles que já divertiram as gerações do tabuleiro mas que continuam interessando a geração digital. Assim, o jogador pode chamar a família, reunir os amigos, ligar o micro e se divertir. Se estiver sozinho, pode acionar os dez adversários interativos que o jogo oferece. Se preferir jogar pela Internet, contra oponentes do mundo todo, basta visitar o site do jogo.

A instalação é quase tão simples como abrir o tabuleiro de um jogo sobre a mesa. O manual eletrônico explica tudo sobre cada jogo, desde um breve histórico, instruções e regras, até dicas da melhor estratégia para vencer. Mesmo quem nunca viu um
tabuleiro de Gamão pela frente, por exemplo, não terá dificuldade para entender o estranho objetivo desse jogo, onde o vencedor é aquele que conseguir tirar todas as próprias pedras do tabuleiro.


Tela de um jogo do novo pacote da VU Games

Quem não quiser jogar Gamão tem outras opções, como Damas, ou quebrar os códigos do adversário no popular jogo Senha; ou, ainda, conferir a força dos dados no clássico Yam. Prefere uma partida de Batalha Naval? No Hoyle Board Games é preciso também ter precisão nos disparos e um pouco de sorte, mas os recursos multimídia tornam a batalha muito mais legal do que no papel.

O clima está para uma partida de Xadrez mas você acha que mover o rei no computador é muito complicado? Engano seu! Ao contrário de alguns programas mais sofisticados, jogar xadrez no Hoyle Board Games não exige nenhum "roque" extra,
a não ser o do próprio jogo. O manual traz todas as instruções em linguagem bem acessível, explicando desde as funções de cada pedra até, por exemplo, o que significa "roque" (única manobra que envolve o movimento de duas peças: o rei e uma das torres).

Quem quiser colocar os neurônios para trabalhar em carga máxima, pode ir direto para o Mancala. Esse é um jogo complexo, baseado em um tabuleiro com cavidades para onde as pedras devem ser movidas. Para os iniciantes, vai uma dica: defina o jogador do computador com o nível de habilidade "expert" e observe como ele joga. Isso não garante vitória mas ajuda a entender a mecânica do jogo.

Com opções para todos os gostos, o pacote não deixou de fora os clássicos dos clássicos. Assim, quem quiser voltar à infância pode jogar Xadrez Chinês (ou Damas Chinesas), Ludo, Reversi (parecido com o Go) ou Dominó, esse último em quatro versões (com pilha de peças para comprar, Bloqueio, Sebastopol e Fives).

Para os fãs de jogos de palavras há três opções que também podem ser disputadas contra jogadores humanos ou controlados pelo computador: Monta-Palavras (vence quem cria mais palavras), Palavras Cruzadas (é o jogador que coloca as letras e palavras), e Yam de Palavras (uma combinação do clássico jogo de dados com dados de 10 letras). Os três só aceitam palavras em inglês, mas isso não diminui a diversão e ainda ajuda a ampliar e praticar vocabulário.

Já quem gosta de se lançar à sorte vai gostar de Mexe-Mexe, onde o desafio é usar as peças para formar jogos seguidos (ex.: peças que formem 234), ou grupos (ex.: conjuntos de peças como 111, 888 etc). No mesmo gênero, tem o Mahjong. Também conhecido como Taipei, seu objetivo é o de formar pares de peças (mais ou menos como Paciência). E para quem prefere diversão solitária, a sugestão é Gravidade. Nesse jogo, o usuário tem que remover do tabuleiro o máximo de pedras possível, clicando em grupos de duas ou mais pedras adjacentes iguais. Quanto mais pedras retirar com um único clique, mais pontos ganha.

Dos 18 jogos disponíveis, só um foi criado pela equipe da Hoye na Sierra. É o Bate-Bate, um jogo de corrida de automóveis em que podem jogar de 2 a 4 pessoas. O jogo começa com a retirada de cartas com as instruções para a movimentação dos carros e pode acabar em uma mancha de óleo. Tudo vai depender da sorte, da habilidade e da estratégia adotada. Exatamente como nos outros 17 jogos desse lançamento da Sierra.

E para os usuários de Palm OS e Windows CE, Hoyle Board Games ainda oferece um bônus: versões do Gamão e do Mahjong exclusivas para esses ambientes.


Tela de um jogo do novo pacote da VU Games

Com programa em inglês e documentação em português, esse programa é destinado a jogadores de todas as idades e tem, como requisitos mínimos para PC: Pentium 133 MHz ou superior com 16 MB de memória RAM, Windows 95/98/ 2000/Me/XP,
placa de vídeo de 640 x 480 com 16 bits de cor, 145 MB de espaço livre em disco e leitor de CDs 4x. Para Macintosh, requer, no mínimo: Power Pc ou Power Mac G3 (inclusive iMac), System 7.5.3 ou superior, 32 MB de RAM, 145 MB de espaço livre em disco, placa de vídeo de 640 x 480 com milhares de cores, leitor de CDs 4x.

VU Games – Com sede em New York e operação em 25 países, a Vivendi Universal Games (VU Games) do grupo Vivendi Universal, se especializou em entretenimento para jogos interativos multiplataforma (PC, PlayStation 2, Xbox, Nintendo GameCube e Game Boy Advance). O portifólio da companhia inclui estúdios como Black Label Games, Blizzard Entertainment, Coktel, Fox Interactive, Knowledge Adventure, NDA Productions, Sierra Entertainment e Universal Interactive. A empresa também publica e/ou distribui produtos interativos de diversos parceiros estratégicos. Entre eles, Crave Entertainment, Interplay, Majesco, Mythic Entertainment, Simon &. Schuster etc. Seu escritório no Brasil fica em São Paulo, de onde o gerente regional Gerson Souza comanda a operação também da Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.