NOTÍCIAS 2003
HP Brasil e Abrinq ampliam o Garagem Digital
O CPA – Centro de Profissionalização de Adolescentes, localizado na zona leste da cidade de São
Paulo, recebe a segunda unidade do programa
A HP Brasil e a
Fundação Abrinq inauguraram no dia 23/4/2003 a segunda unidade do Garagem Digital, programa que desenvolvem em parceria. A nova
"Garagem Digital" fica no CPA – Centro de Profissionalização de Adolescentes Padre José Bello dos Santos - localizado na Estrada da
Colônia, 110, no Jardim São Gonçalo, Distrito do Iguatemi, zona leste da cidade de São Paulo. Inaugurado em 2001, o bem-sucedido
programa de inclusão digital de jovens e desenvolvimento do protagonismo, identidade e capacidade de interação social apresenta
novidades e prepara sua expansão para outras regiões do país.
"O Garagem Digital, por meio da tecnologia da informação, da arte e sobretudo por meio do apoio às relações
inter-pessoais, recupera no jovem a sua auto-estima, mostrando a esse jovem a sua capacidade de fazer e de fazer bem e, com isso,
criar uma perspectiva de futuro, não somente para ele - o próprio jovem-, mas também para todos que vão acompanhá-lo pela vida", diz
Helio Mattar, diretor-presidente da Fundação Abrinq.
O Programa - O Garagem Digital é um laboratório de construção de metodologias de
inclusão digital de jovens, as quais serão disponibilizadas à sociedade, sobretudo para apoiar a formulação e implementação de
políticas públicas. O programa faz a capacitação de jovens por meio de um projeto educacional, cuja finalidade maior é o
desenvolvimento da capacidade de interagir socialmente, de produzir, de criar e propor
soluções e também do protagonismo, entendido como autonomia e participação.
Equipada com computadores de última geração, impressoras, programas, e conectada à Internet,
a Garagem Digital procura simular um ambiente de trabalho no qual os jovens encontram os instrumentos necessários à produção e ao
desenvolvimento de habilidades como: mediação de conflitos e argumentação (negociação); planejamento, execução e avaliação de um
trabalho; acesso e contextualização de informações; uso da Tecnologia da Informação e de diferentes linguagens; percepção do
indivíduo e suas potencialidades, do coletivo e suas inter-relações; tolerância.
O conceito do programa inclui parcerias institucionais com ONGs que detêm experiências
bem-sucedidas no trabalho com jovens. A diversidade de profissionais que atuam no Garagem Digital enquanto educadores ou voluntários
- psicólogos, engenheiros, design gráficos, arquitetos, pedagogos, etc, é também parte da metodologia. Funcionários da HP participam
como voluntários, tutores ou palestrantes.
A primeira unidade da Garagem Digital está localizada na Associação Meninos do Morumbi,
também em São Paulo. Agora, é o CPA – Centro de Profissionalização de Adolescentes Padre José Bello dos Santos que recebe a nova
Garagem Digital. Ligado à entidade Ação Comunitária Paroquial Jardim Colonial, o CPA atende gratuitamente 300 adolescentes no
distrito do Iguatemi, onde mantém os programas Qualificação Profissional, Formação Humana e Cidadã, Central da Juventude e
Desenvolvimento Institucional. Com a participação de educadores, educandos, famílias, comunidade local e outros parceiros, apóia um
processo de educação e construção coletiva de conhecimentos capaz de fomentar o desenvolvimento pessoal, a convivência e a
construção da justiça social.
Cada participante do programa contribui com suas especialidades: como parceira estratégica,
a HP Brasil fornece tecnologia e apoio financeiro. A Fundação Abrinq – também parceira estratégica – avalia, coordena e sistematiza
a experiência para posterior disseminação. Como parceiro institucional, o CPA oferece instalações e seu conhecimento sobre processos
de capacitação profissional de jovens. Apóiam também o programa a Associação Meninos do Morumbi e a Cidade Escola Aprendiz, que
colaboram com a metodologia e a aplicação pedagógica.
Portal Meninos do Morumbi é parte
do programa Garagem Digital
Novidades - O Programa Garagem Digital não pára de evoluir. A Fundação Abrinq criou
um núcleo que formará novos educadores para as futuras edições do programa. Além disso, uma rede de oportunidades organizada pela
entidade contribuirá para a inserção dos jovens formados no mercado de trabalho: será criado um cadastro via Internet para que
empresas ofereçam vagas e façam contratações. Outra grande novidade é a ampliação do Programa: em 2004 serão inauguradas duas novas
Garagens Digitais em outra região do país, uma delas em escola pública.
Em sua primeira edição, o projeto Garagem Digital formou 120 jovens de 16 a 24 anos que
lançaram, depois de oito meses de trabalho, o portal Meninos do Morumbi. Avaliação
externa realizada pelo Instituto Fonte, constatou que foram bastante positivos os resultados do Garagem Digital no que toca a
questões de desenvolvimento do potencial produtivo dos jovens: 82,7% deles tiveram desempenho elevado no quesito "trabalho em
equipe" e 83% obtiveram resultado positivo em desempenho de planejamento, que tomou como base de avaliação o projeto de um site Web.
Com a iniciativa, a HP Brasil foi a única empresa brasileira a receber um dos mais renomados
prêmios internacionais concedidos a empresas que investem em responsabilidade social: o 2002 Corporate Conscience Award, da Social
Accountability International, organização não-governamental norte-americana que tem por objetivo reconhecer o trabalho de empresas
promotoras do bem-estar de seus funcionários e das comunidades onde atuam. |