NOTÍCIAS 2003
Mercado de certificação digital decola no País
E atrai um dos maiores grupos empresariais de tecnologia da Informação
Certificação e assinatura digitais, providências que
viabilizam e asseguram movimentações digitais financeiras e comerciais (imprescindíveis com o novo Sistema de Pagamentos Brasileiro
(SPB) está fazendo nascer um mercado estimado em R$ 400 milhões ao ano no Brasil. A largada foi dada pela Caixa Econômica Federal
(CEF), que já oferece aos seus correntistas a assinatura digital e se tornou uma autoridade certificadora. Esse mercado fez com que
a Gennari & Peartree (G&P), um dos maiores provedores de soluções tecnológicas do país, lançasse a sua divisão de segurança da
informação, com produtos e serviços para as entidades que queiram se transformar numa autoridade certificadora e para aqueles que
querem oferecer assinaturas digitais.
"O mercado é promissor. Se considerarmos que 10 milhões de brasileiros já fazem sua
declaração de renda via Internet e que cada assinatura digital tem o custo médio de R$ 20,00 conheceremos 50% do potencial mercado
anual", explica Carlos A. Viceconti, que dirige a nova unidade de negócios da G&P, ao informar que a Receita Federal tornará
obrigatória a assinatura digital nas declarações a partir de 2005. "A outra metade do mercado são as aplicações para implantar as
autoridades e emissores de assinaturas, que corresponde a outros R$ 200 milhões ao ano", conclui Viceconti. O executivo acrescenta
ainda que a expectativa da G&P é conquistar aproximadamente 50% do mercado de infra-estrutura para autoridades certificadoras, ou
algo próximo a R$ 100 milhões/ano.
Segundo Viceconti, chegou o momento das corporações, além do governo, incentivarem o uso das
assinaturas digitais certificadas no Brasil. "Elas devem garantir a autenticidade e a integridade dos documentos e transações
digitais, tanto públicos como privados, com plena validade legal, respaldada na avançada legislação que já temos no país", explica.
Observa ainda que está na hora de oferecer soluções duradouras e concretas contra a insegurança e a vulnerabilidade que impedem a
plena utilização do ambiente digital. Ele lembra que a utilização destas tecnologias no SPB já estimula as instituições financeiras
a utilizá-las nas transações via Web, como demonstram os projetos já em andamento em alguns bancos, e que devem se estender às áreas
de comércio eletrônico e negócios entre empresas.
Segurança da Informação - Para além do mercado específico de assinatura e
certificação digital, a nova unidade da G&P também está preparada para atender às necessidades de segurança de corporações nos
segmentos financeiro, de comércio eletrônico, de governo, entre outros. Na área de consultoria, orientada pela Norma ISO 17799, a
divisão oferece levantamento de ameaças e vulnerabilidades, análise de risco e proposição de soluções, elaboração de planos de
segurança da informação, elaboração de políticas e procedimentos e desenvolvimento de projetos de continuidade de negócios
(contingência).
A G&P ainda disponibiliza ampla gama de soluções de segurança multi-plataforma (inclusive
mainframe IBM), como certificação digital, assinatura digital, criptografia, redes privadas virtuais, integração com equipamento
criptográfico (HSMs), tokens, cartões inteligentes, identificação biométrica, personalização e autorização de transações com
cartões inteligentes etc. O cliente pode contratar também os serviços de gestão da segurança da informação nas modalidades de
terceirização e alocação de profissionais.
As soluções oferecidas pela unidade de negócios de Segurança da Informação incluem também
vários produtos como o SecureSPB e o SignedSPB. Os dois primeiros são voltados especificamente para bancos, onde o processo de
migração do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) para ambientes mainframe está na pauta do dia.
Grupo nacional - O Grupo G&P atua no segmento de Tecnologia da Informação (TI) e se
destaca pelo seu porte e desempenho. Com capital 100% nacional, também atua nas áreas de Comunicação, Educação e Participações &
Empreendimentos. A G&P emprega três mil pessoas e foi fundada há mais de 13 anos. Possui carteira de mais de 200 clientes,
corporações de grande expressão e respeito. Com faturamento anual próximo a R$ 200 milhões, registrou taxa de crescimento de 50%
repetida nos últimos dois anos. Já a área de Tecnologia da Informação da companhia deve faturar em 2003 aproximadamente R$ 150
milhões.
Focada em Tecnologia da Informação, a G&P, principal empresa do grupo, abriga 14 tipos
diferentes de serviços e produtos, como engenharia operacional de negócios, desenvolvimento de programas, manutenção de sistemas e
equipamentos, fábrica de programas e programação, soluções e inteligência de negócios (planejamento de recursos empresariais,
gerenciamento de relações com os clientes, armazenagem de dados, TRM, inteligência de negócios, negócios eletrônicos, SCM e
balanced scorecard), auxílio ao cliente, segurança da informação, GED, treinamento, central de chamadas, equipamentos de
segurança, gestão de produção e de sistemas, suporte técnico e aprendizado eletrônico. Entre seus clientes estão Unibanco,
Organizações Bradesco, Xerox, Editora Abril, Elma Chips, Bank Boston, HSBC, Banco Itaú, Alcatel e Telefônica.
A G&P é a única provedora de serviços de TI no Brasil integrada a um sistema educacional
próprio, composto pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), Faculdade FGP e Faculdade Módulo Paulista, além de
uma rede de quatro escolas de primeiro e segundo graus. A área de educação atende 8 mil alunos. A FIAP obteve o conceito "A" junto
ao MEC em relação à titulação do seu corpo docente e também na relação de computadores por aluno. Também foi considerada a melhor
faculdade de Informática de São Paulo pela revista Exame e está entre os três melhores cursos de pós-graduação em Gestão de
TI do país, segundo a revista Você S.A. O Grupo empresarial também possui um canal de TV a cabo (a TV Millenium), criado para
desenvolver programação voltada à tecnologia, com sinal distribuído pela TVA de São Paulo. |