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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/21/03 16:08:48
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NOTÍCIAS 2003

Motorola tem nova geração de tecnologia RF

RF LDMOS estabelece padrões para a indústria, com melhor desempenho e mais eficiência

A Motorola apresentou ao mercado brasileiro sua sexta geração da tecnologia RF Power Transistor para amplificadores de estação rádio-base GSM, EDGE, CDMA e W-CDMA. A empresa oferece a projetistas de equipamentos na área de redes digitais um portifolio de transistores RF LDMOS que irá ajudar no desenvolvimento de ERBs altamente eficientes e de baixo custo para transmissão de voz, dados e vídeo.

Pioneira em tecnologia LDMOS, a empresa promete qualidade, confiabilidade e desempenho em componentes de radiofreqüência. Estes esforços continuam com a sexta geração da tecnologia RF LDMOS (HV6) de alta voltagem, que estabelece novos padrões para a indústria, com maior densidade de potência e eficiência. No caso da freqüência de 2,2 GHz, por exemplo, o desempenho típico para o MRF6S21100 é 17 watts de potência de saída W-CDMA, 17 dB de ganho de sinal e IM3 de 35 dBc. Além da melhora em desempenho operacional, o desempenho térmico também foi incrementado em até 0,4°C/watt.

Com mais de 50% do mercado de transistores RF LDMOS de silício para infra-estrutura, a Motorola está bem posicionada para a criação de sua nova tecnologia HV6. Além de melhor desempenho, esta nova tecnologia LDMOS fornece a largura de banda necessária para transmissão de vídeo em banda larga CDMA 3G. Com uma gama completa de ferramentas de modelagem e simulação, a empresa também permite que os projetistas completem as caracterizações dos produtos RF conectados, reduzindo de maneira significativa o tempo de projeto. As primeiras amostras dos novos transistores estarão disponíveis em breve, segundo a empresa, que deve aceitar pedidos de produção a partir do terceiro trimestre de 2003.

Com vendas de US$ 4,8 bilhões em 2002, o Setor de Produtos Semicondutores (SPS) da Motorola se destaca na indústria de processadores integrados. A missão do setor é criar soluções sistema num processador que conectem o mundo inteiro. O foco do SPS está na comunicação sem fio e de rede que permite aos seus clientes a criação de produtos mais inteligentes, simples, rápidos e sincronizados ao usuário, sua equipe de trabalho, sua casa e seu carro.

Motorola - Atuando mundialmente em soluções integradas de comunicação e eletrônica, a Motorola está no mercado de telecomunicações há 75 anos. Em 2002, suas vendas globais foram 26,7 bilhões de dólares. Desde 1995, já investiu cerca de US$ 220 milhões, principalmente, na instalação de um complexo industrial em Jaguariúna, São Paulo, cuja infra-estrutura está dimensionada para atender a demanda de celulares nas três tecnologias - CDMA, TDMA e GSM -, aparelhos iDEN, estações rádio-base e rádios bidirecionais.

O campus de Jaguariúna abriga ainda o Centro de Tecnologia de Semicondutores, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Terminais Celulares em equipamentos, programas, mecânica e desenho industrial, a base da Motorola University para treinamento de funcionários e a consultoria do Programa Seis Sigma. A empresa também atua em outros mercados como consultoria, banda larga, e setor automotivo e, recentemente, foi reconhecida pela Fundação Abrinq, como Empresa Amiga da Criança.