NOTÍCIAS 2003
Motorola tem nova geração de tecnologia RF
RF LDMOS estabelece padrões para a indústria, com melhor desempenho e mais eficiência
A Motorola apresentou
ao mercado brasileiro sua sexta geração da tecnologia RF Power Transistor para amplificadores de estação rádio-base GSM, EDGE, CDMA
e W-CDMA. A empresa oferece a projetistas de equipamentos na área de redes digitais um portifolio de transistores RF LDMOS que irá
ajudar no desenvolvimento de ERBs altamente eficientes e de baixo custo para transmissão de voz, dados e vídeo.
Pioneira em tecnologia LDMOS, a empresa promete qualidade, confiabilidade e desempenho em
componentes de radiofreqüência. Estes esforços continuam com a sexta geração da tecnologia RF LDMOS (HV6) de alta voltagem, que
estabelece novos padrões para a indústria, com maior densidade de potência e eficiência. No caso da freqüência de 2,2 GHz, por
exemplo, o desempenho típico para o MRF6S21100 é 17 watts de potência de saída W-CDMA, 17 dB de ganho de sinal e IM3 de 35 dBc. Além
da melhora em desempenho operacional, o desempenho térmico também foi incrementado em até 0,4°C/watt.
Com mais de 50% do mercado de transistores RF LDMOS de silício para infra-estrutura, a
Motorola está bem posicionada para a criação de sua nova tecnologia HV6. Além de melhor desempenho, esta nova tecnologia LDMOS
fornece a largura de banda necessária para transmissão de vídeo em banda larga CDMA 3G. Com uma gama completa de ferramentas de
modelagem e simulação, a empresa também permite que os projetistas completem as caracterizações dos produtos RF conectados,
reduzindo de maneira significativa o tempo de projeto. As primeiras amostras dos novos transistores estarão disponíveis em breve,
segundo a empresa, que deve aceitar pedidos de produção a partir do terceiro trimestre de 2003.
Com vendas de US$ 4,8 bilhões em 2002, o Setor de Produtos Semicondutores (SPS) da Motorola
se destaca na indústria de processadores integrados. A missão do setor é criar soluções sistema num processador que conectem
o mundo inteiro. O foco do SPS está na comunicação sem fio e de rede que permite aos seus clientes a criação de produtos mais
inteligentes, simples, rápidos e sincronizados ao usuário, sua equipe de trabalho, sua casa e seu carro.
Motorola - Atuando mundialmente em soluções integradas de comunicação e eletrônica, a
Motorola está no mercado de telecomunicações há 75 anos. Em 2002, suas vendas globais foram 26,7 bilhões de dólares. Desde 1995, já
investiu cerca de US$ 220 milhões, principalmente, na instalação de um complexo industrial em Jaguariúna, São Paulo, cuja
infra-estrutura está dimensionada para atender a demanda de celulares nas três tecnologias - CDMA, TDMA e GSM -, aparelhos iDEN,
estações rádio-base e rádios bidirecionais.
O campus de Jaguariúna abriga ainda o Centro de Tecnologia de Semicondutores, o
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Terminais Celulares em equipamentos, programas, mecânica e desenho industrial, a base da
Motorola University para treinamento de funcionários e a consultoria do Programa Seis Sigma. A empresa também atua em outros
mercados como consultoria, banda larga, e setor automotivo e, recentemente, foi reconhecida pela Fundação Abrinq, como Empresa Amiga
da Criança. |