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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/02/03 16:31:54
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NOTÍCIAS 2003

O futuro da cadeia de abastecimento

 Roberto Matsubayashi (*)
Colaborador

Imaginem um portal nos supermercados, em que todos os produtos contidos no Roberto Matsubayashicarrinho sejam registrados automaticamente, sem qualquer manuseio por parte do consumidor e do profissional do caixa. Esta cena será rotineira no futuro, resultado de uma nova revolução na identificação de produtos, com impacto direto no cotidiano das pessoas e nos processos logísticos de toda a cadeia de abastecimento. Trata-se da tecnologia de identificação por radiofreqüência, a RFID (Radio Frequency Identification, também conhecida internacionalmente como Intelligent Tag ou Smart Tag).

A leitura das identificações de cada produto é feita por antenas, que energizam as etiquetas de radiofreqüência. Estas transmitem as informações já gravadas, que são decodificadas e registradas. Uma característica desta tecnologia é permitir a leitura sem o contato visual direto.

A tecnologia de radiofreqüência não é nova. Já se pode observá-la em sistemas de controle de acesso e pedágios. A sua aplicação revolucionária na cadeia de abastecimento é que representará a grande novidade. Porém, ainda há sensíveis desafios a serem vencidos para a sua adoção em larga escala. O primeiro é o custo alto, que hoje ainda encareceria os produtos. As etiquetas de radiofreqüência — apesar de seus custos já terem diminuído para cerca de cinqüenta centavos de dólar e haver projeções de que cheguem a cinco centavos — ainda são onerosas, em especial nos produtos de baixo valor.

O segundo desafio crucial é a padronização, principal fator do sucesso do código de barras em todo mundo. A linguagem praticamente universal do código EAN/UCC facilitou a integração de todas as cadeias produtivas, de indústrias, atacadistas, distribuidores e varejistas, culminando com o consumidor, para o qual o lado visível de todo esse processo tecnológico traduz-se pela agilidade, mais conforto e segurança na hora da compra. A radiofreqüência, porém, ainda enfrenta dificuldades para sua padronização internacional: é necessário determinar o espectro de freqüências de operação, fator que depende de órgãos regulatórios de cada país; padrão para a especificação técnica da interface de leitura entre a leitora e o registro; como os dados serão organizados no registro, fator importante para a interface com os programas aplicativos.

Já existem iniciativas mundiais, em fóruns como a ISO, EAN (projeto GTAG) e ePC do AutoID Center, voltadas ao estudo da padronização. Em paralelo, há vários grupos estudando e desenvolvendo modelos conceituais de aplicação.

Grande potencial - Solucionadas as questões relativas ao custo e à padronização, a revolução da radiofreqüência na cadeia de abastecimento irá desencadear-se progressivamente. Algumas atividades identificadas como aquelas de alto potencial com a continuidade da pesquisa e desenvolvimento são:

Eliminar a contagem e recontagem de produtos na cadeia de suprimentos. Depósitos, caminhões, áreas de retaguardas e gôndolas podem ter instalados antenas que podem automática e continuamente rastrear os produtos e manter a verdadeiro controle perpétuo de inventário.

Monitoramento contínuo do estoque de produtos a cada ponto na cadeia de suprimento que pode virtualmente eliminar a falta de estoques gerando reposições automaticamente. Esta monitoração permitirá também medir anomalias na cadeia, o que aumentará significativamente a habilidade de identificar a subtração ou a introdução de produtos falsificados.

Facilitar a localização de produtos em processos de recall.

Permitir a compra pelo consumidor em caixas automatizados que não necessitam de descarga e carga do carrinho de compras após identificar e superar todos os obstáculos que ainda necessitam ser superados.

Além dos benefícios diretos para o consumidor, para as empresas nas operações de compra e venda, na entrega da indústria para atacadistas, distribuidores e varejistas, operações com produtos que requeiram cuidados especiais (temperaturas extremas – frio ou quente, tóxicos, que necessitem de ambiente inerte etc.) poderão contar com o benefício de ser identificados à distância, dentro dos compartimentos que os isolam.

Uma segunda onda poderá ocorrer com o barateamento das leitoras de radiofreqüência, estendendo os benefícios desta tecnologia até mesmo às casas. Alguns exemplos de funcionalidades com a incorporação desta tecnologia: geladeiras que controlam o estoque; toucador que indica diariamente sobre o remédio que se deve tomar, a posologia e alerta caso a pessoa pegue o medicamento errado; o armário que irá identificar a roupa e sugerir alguma outra peça, de acordo com a agenda da pessoa e/ou as previsões meteorológicas...

A terceira onda será o desenvolvimento de novos campos de aplicação, como a combinação da radiofreqüência com sensores. Estes dispositivos podem ser construídos para monitorar uma ou várias variáveis ambientais, garantindo a integridade dos produtos diante da variação de temperatura, umidade relativa do ar e níveis de poluição. Também será possível estabelecer parâmetros para registrar armazenagem ou transporte em temperaturas muito altas ou baixas, exposição a produtos tóxicos, reagentes etc.

Como ocorreu com a Internet, a revolução da radiofreqüência será gradual e progressiva. As empresas irão experimentar modelos, processos, alternativas logísticas e investir nos sucessos. Nesse processo, a grande prioridade — essencial e indiscutível — é construir uma ponte segura entre a realidade atual e o cenário futurístico da cadeia de abastecimento. A EAN — entidade multissetorial, sem fins lucrativos, voltada à disseminação das tecnologias de automação — tem trabalhado na edificação desta ponte, buscando garantir a compatibilidade dos sistemas atuais com os novos. Este trabalho leva em conta a relação custo-benefício dos investimentos já realizados na tecnologia atual. Afinal, não se pode avançar ao futuro sem um firme compromisso e responsabilidade com a realidade presente.

(*) Roberto Matsubayashi é gerente de solução de negócios da EAN Brasil.