NOTÍCIAS 2003 - JOGOS
SimCity chega à quarta geração
Gráficos inovadores em 3D e a possibilidade de um personagem do jogo The Sims
viver na cidade são as principais novidadesA Electronic Arts (EA) anunciou a chegada da
quarta geração do jogo para PC SimCity, com nova plataforma gráfica que permite a observação minuciosa e com qualidade das
ações. Também há a possibilidade de introduzir um Sim (personagem do jogo), importado do jogo The Sims, na rotina da
cidade criada pelo jogador.
No início, o usuário pode utilizar poderes quase divinos para modificar ou adaptar o terreno
em que construirá sua cidade, moldando montanhas, rasgando vales, semeando árvores, desenhando o curso dos rios e dando vida a
animais de diversos portes. Ele tem total controle da criação do ambiente. Em seguida, é preciso construir as bases da metrópole
para que ela se desenvolva e atraia novos moradores.
O cenário de SimCity 4 toma vida com a atividade das equipes de construção, o barulho
do trânsito e a movimentação da população. Então, é possível importar um Sim para que ele experimente a vida nessa nova
cidade: do ameno tráfego nos bairros residenciais ao caótico estresse dos congestionamentos, das multidões que circulam nas ruas em
horários de pico aos becos e ruas vazios no meio da noite, dos amantes da vida noturna aos causadores de confusão. É possível
combater o crime com policiais treinados e até enviar o prefeito em sua limusine para desmascarar a máfia.
O Sim também ajuda o jogador, fornecendo informações sobre a cidade e detalhando suas
necessidades. Seja através de seus Sims ou de seus conselheiros de governo, o jogador sabe o que acontece em sua cidade
instantaneamente, para que possa melhorar sua administração. A metrópole pode apresentar um espantoso ritmo de crescimento e decair,
devido à negligência de seu criador. Os desastres naturais estão maiores e mais relevantes e, quando algo acontece, o prefeito, a
polícia e o corpo de bombeiros são automaticamente acionados para que tudo se resolva.
SimCity 4 permite que diversas cidades sejam construídas em uma mesma região e, uma
vez interligadas por redes de transporte, seus recursos podem ser compartilhados ou disputados. Da mesma forma, as decisões tomadas
em um município influenciam diretamente os demais.
Configuração - Este jogo de simulação e estratégia é distribuído em dois CD-ROMs com
manual em português e requer, como configurações mínimas, sistema operacional Windows 98/ME/2000/XP (Win 95/NT não são suportados)
em CPU com chip Pentium III 600 Mhz ou processador AMD Athlon equivalente; 1 GB livres no disco rígido, além de espaço
adicional para jogos salvos, arquivos de troca do Windows e instalação do DirectX 8.1; 128 MB de RAM; leitor CD/DVD-ROM 8x; placa de
vídeo PCI ou AGP de 16 MB compatível com DirectX e suporte Direct3D, usando um dos chipsets listados a seguir e com
drivers compatíveis com DirectX 8.1; placa de som compatível com DirectX 8.1, mouse e teclado. O jogo tem classificação
etária livre e preço sugerido para o consumidor final de R$ 99,90.
São suportados os chipsets NVIDIA GeForce4, GeForce3, GeForce2, GeForce 256, Riva
TNT2 e RIVA TNT; ATI Radeon 9700, 9000, 8500, 7500, 7200, 7000 e ATI Radeon; Matrox Parhelia, MGA-G550, MGA-G450 e MGA-G400.
Site brasileiro - Em 12/2002, a Electronic Arts inaugurou o site brasileiro do jogo
The Sims. Em menos de 24 horas, 800 pessoas se registraram gratuitamente para obter informações e imagens do jogo original e
de suas cinco expansões – Gozando a Vida, Fazendo a Festa, Encontro Marcado, Em Férias e O Bicho Vai Pegar. Um mês
depois do lançamento, o endereço atingiu a marca de 7 mil cadastrados, com uma média de 10.250 page views e 1.200 visitantes
únicos por dia.
Ao se registrar, o internauta indica idade e sexo e escolhe uma profissão, que ajuda a
compor sua identidade. Atualmente, os homens representam 98% dos cadastrados e as pessoas acima de 18 anos somam 47% do total, sendo
que 45% têm entre 13 e 18 anos. Das áreas de atuação disponíveis, a preferida do público é música, seguida por esportes, ciências,
filmes e política. Trabalhar em rádio é a opção menos procurada.
No site, o usuário também encontra truques para facilitar – ou dificultar – a vida de seus
Sims, além de uma seção para cópia de novos objetos, casas, peles, músicas, filmes e a possibilidade de criar objetos.
A série The Sims, para PC, já vendeu mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo. Só
o jogo original, lançado em 2000, vendeu até agora mais de 100 mil cópias no Brasil.
EA - Fundada em 1982, a Electronic Arts (EA) produz programas interativos de
entretenimento, com um faturamento mundial de US$ 1,3 bilhão no ano fiscal de 2001. A empresa desenvolve, publica e distribui
mundialmente programas para Internet, PCs e videogames sob três marcas: EA Games, EA Sports e EA.Com. A subsidiária brasileira está
no País desde 1997.
Veja mais:
Electronic Arts lança The Sims
Electronic Arts amplia linha Classics
A história de SimCity |