Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano03/0301bpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/14/03 11:55:23
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2003

NOTÍCIAS 2003

Publicações

CCNA: Cisco Certified Network - Guia de Estudos - Escrito por um especialista em redes da Cisco, que sabe exatamente o que é necessário para passar no teste, este livro de 752 páginas, lançado em 1/2003 pela Editora Campus, contém tudo o que o leitor precisa para se preparar para o novo exame CCNA da Cisco, 640-607.

A empresa californiana criou o processo de certificação para dar aos administradores um conjunto de habilidades e equipar funcionários em perspectiva com um modo de medir suas habilidades ou comparar certos critérios. O programa CCNA foi criado para oferecer uma introdução sólida não apenas ao Cisco Internetwork Operating Systems (IOS) e ao equipamento da Cisco, mas também para as inter-redes em geral, tornando-o útil para o profissional nas áreas que não são exclusivamente da Cisco.

Este guia contém um teste de avaliação para o leitor direcionar seus estudos, o conteúdo completo do exame oficial, prática de configuração com um simulador de roteador e centenas de perguntas práticas desafiadoras, incluindo exemplos reais do exame oficial.

O CD-ROM em inglês que acompanha a obra livro traz ferramentas e materiais fundamentais de preparação para o novo exame CCNA, 640-607. Também foi incluído no CD o Router Fundamentals Simulator, um programa que simula a configuração de equipamento Cisco e permite que o leitor pratique os comandos do Cisco IOS. O usuário também encontrará um mecanismo de teste avançado, com centenas de perguntas práticas, perguntas de exames reais e um bônus de cinco exames completos. Além da versão eletrônica do livro inteiro.

Todd Lammle é um especialista em tecnologias Cisco de renome internacional, com mais de 20 anos de experiência com computadores e redes, tendo trabalhado em empresas como Xerox, Texaco e IBM. É presidente da GlobalNet Training, Inc., uma firma de treinamento em redes com sede em Dallas, e da RouterSim LLC, uma empresa de programação do Colorado (EUA). Sua experiência lhe deu a habilidade de tornar conceitos complexos em assuntos divertidos e fáceis de aprender.

Os 5 Desafios das Equipes - Finanças? Não. Estratégia? Também não. Tecnologia? Muito menos. O trabalho em equipe continua sendo a vantagem competitiva definitiva - precisamente por ser tão poderoso e, ao mesmo tempo, tão raro. "Se você pudesse conseguir que todas as pessoas de uma organização remassem na mesma direção, poderia dominar qualquer setor industrial, em qualquer mercado, contra qualquer concorrente e em qualquer momento", diz o autor, Patrick Lencioni, logo na introdução deste livro de 208 páginas, traduzido por Maurette Brandt e lançado em 1/2003 pela Editora Campus.

A frase, que ele sempre repete para grupos de líderes, causa um certo desespero, na medida que, apesar de toda a atenção que o tema tem recebido dos estudiosos, treinadores, professores e da mídia, o trabalho em equipe continua a ser algo difícil de definir, dentro da maioria das organizações. Segundo Patrick, o fato é que as equipes, exatamente porque são compostas de seres humanos imperfeitos, possuem disfunções inerentes.

No entanto, este trabalho não está condenado, longe disso. Na verdade, Patrick mostra que montar uma equipe forte não é apenas possível, mas incrivelmente simples. E difícil, claro. O autor parte do pressuposto que só os grupos que superam tendências comportamentais "humanas demais" conquistam o sucesso. Para facilitar a assimilação deste tema complexo, o livro foi concebido como um história escrita no contexto de uma empresa típica, porém fictícia.

Para auxiliar a aplicação dos princípios do livro nas organizações, há uma seção especial com os cinco desafios de forma detalhada, um modelo composto para a avaliação de equipes, e ferramentas sugeridas para superar os problemas que possam estar afetando o grupo. O livro é direcionado tanto para o líder de um pequeno departamento dentro de uma empresa, quanto para o membro de uma equipe que pode melhorar.

Patrick Lencioni é presidente da The Table Group, empresa de consultoria administrativa. É autor dos campeões de vendagem The Four Obsessions of an Extraordinary Executive e The Five Temptations of a CEO. Participa de vários conselhos de administração de empresas e é um dos membros do Conselho Nacional de Administração da Make-A-Wish Foundation of America. Além do seu trabalho como orientador e consultor de executivos, é um palestrante muito solicitado, em virtude do trabalho, ao longo dos anos, com centenas de equipes executivas e diretores executivos.

O Novo Jogo dos Negócios - Mistura de visão empresarial, história, psicologia social e economia, este lançamento da Editora Campus para 1/2003, com 520 páginas e traduzido por Ana Beatriz Rodrigues, é o primeiro livro a realizar uma análise crítica de sua principal causa: o capitalismo gerencial está durando mais do que a sociedade que ele se propunha a servir. Alcançou a eficiência na produção de bens e mercadoria, mas hoje os indivíduos querem mais. Querem assumir o controle de suas próprias vidas e estão prontos para pagar por apoio e defesa necessários para satisfazer seus anseios.

Shoshana Zuboff, acadêmica renomada, e James Maxmin, líder empresarial de nível internacional, apresentam um diagnóstico vívido e simples do atual embate entre indivíduos e empresas, dando-lhe o nome de crise de transação. Audaciosos e renovadores, articulam sobre o futuro da economia e da sociedade avaliando o potencial de uma nova era de crescimento econômico.

Segundo os autores, o próximo salto para a criação de riqueza depende do desenvolvimento de um novo capitalismo, o "capitalismo distribuído", capaz de suprir as necessidades desses novos indivíduos e, ao mesmo tempo, explorar as capacidades revolucionárias da nova mídia digital. Repleto de  idéias novas, como "a nova sociedade de indivíduos", "taxidermia de carreiras", "individualização do consumo", "narcisismo organizacional" e "redes de apoio confederadas", o livro é destinado a todos que se interessam pelo futuro da economia e da sociedade.

"Shoshana Zuboff e James Maxmin são visionários, oferecendo-nos a análise social mais profunda já realizada em anos - um manifesto para a nova ordem nos negócios e na sociedade em geral. Este livro é uma demonstração impressionante de inteligência brilhante, relevante e consistente", diz Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional e co-autor de O Poder da Inteligência Emocional (Editora Campus).

Shoshana Zuboff, Ph.D., é professora de administração de empresas na Harvard Business School. Considerada "a profeta da era da informação", é autora de The age of the smart machine: The future of work and power, livro aclamado pela crítica. Tem doutorado em psicologia social na Harvard University.

Por sua vez, James Maxmin foi presidente do Conselho de Administração e diretor executivo da Volvo-Reino Unido, Thorn Home Electronics e Laura Ashley PLC. Fundou a empresa de investimentos privados Global Brand Developement e é diretor consultivo do Mast Global, banco de investimento da Monitor Company. Maxmin foi diretor de grandes empresas nos dois lados do Atlântico. Tem doutorado em filosofia pelo Kings College, Londres.

Conversas Decisivas -  Terminar um relacionamento, pedir a um amigo um empréstimo, lidar com um adolescente rebelde, avaliar o trabalho de um colega, pedir aos sogros que parem de interferir, discutir problemas de intimidade sexual... São inúmeras as situações em que é essencial dizer o que se pensa e alcançar resultados positivos. Oferecendo ferramentas para lidar com as conversas mais difíceis e importantes da vida, este lançamento da Editora Campus para 1/2003, com 256 páginas e traduzido por Cássia Maria Nasser, é inovador, forte e atual.

Incluído nas listas de campeões de vendas de The New York Times e Business Week, o livro trata de momentos que, no âmbito pessoal e na carreira, são verdadeiros marcos. "Estamos nos referindo às interações que acontecem a todo mundo, pois são as conversas cotidianas que afetam nossas vidas", afirmam Kerry Patterson, Joseph Grenny, Ron Mcmillan e Al Switzler, autores do livro.

Entre os vários ensinamentos, eles dão dicas valiosas para enfrentar as situações de alto impacto, falar com segurança sobre quase todos os assuntos, ser persuasivo, não intransigente e transformar diálogos decisivos em ações e resultados desejados. O intuito é, acima de tudo, desenvolver habilidades para que as conversas decisivas não gerem preocupações e, ao mesmo tempo, favoreçam o crescimento pessoal de cada um. Os consultores consideram que quando se enfrenta um determinado desafio na vida com uma resposta à altura, obtém-se sucesso. Mas quando esse desafio se posiciona em nível superior à resposta antiga - antes bem-sucedida, mas que não funciona mais - o fracasso é inevitável.

"Obviamente, o desafio para nossa vida, família e organização mudou. Assim como o mundo está mudando a uma velocidade assustadora, tornando-se cada vez mais interdependente com tecnologias maravilhosas e perigosas, os estresses e as pressões que sofremos também aumentam na mesma medida", afirma Stephen R. Covey, que assina o prefácio. "E essa atmosfera carregada torna ainda mais necessário nutrirmos nossos relacionamentos e desenvolvermos uma capacidade maior para encontrarmos soluções novas e melhores para nossos problemas", completa.

Os autores desta obra são consultores corporativos internacionais e co-fundadores da Vitality Alliance, Inc., e VitalSmarts. Juntos, desenvolveram dezenas de programas de treinamento empresarial para inúmeras empresas Fortune 500.

Ioga - Existem assuntos que mexem com o mercado editorial em determinadas épocas. É o caso dos livros de futebol em tempos de Copa do Mundo.

Porém, outros assuntos acabam ganhando dimensão apenas pelo crescimento do interesse em determinado tema. É o caso do Yôga. Diversas editoras vêm lançando obras sobre essa filosofia indiana, cada vez mais procurada pelos brasileiros. Os exemplos são muitos e facilmente encontráveis, analisando-se os catálogos das editoras apenas nos últimos meses.

Um desses livros é o Ioga no Trabalho, da Editora Sextante, presença obrigatória entre os mais vendidos nas últimas semanas de 2002, que mostra exercícios de alongamento de ioga, criados para ser feitos em qualquer lugar, a qualquer momento: no escritório, durante reuniões, falando ao telefone ou até mesmo na cama.

Encontro com o Mestre, da Matrix Editora, é outro desses lançamentos. Nele, o autor, Mestre DeRose, narra a chegada de um jovem instrutor que deseja uma vaga na Universidade de Yôga e descobre que está frente a frente consigo próprio, 40 anos mais moço. Dos diálogos travados entre o DeRose de 18 anos e o de 58 surge uma história envolvente, repleta não só de ensinamentos de Yôga, mas também de outros para a vida cotidiana, facilmente assimiláveis por qualquer outro leitor.

Nas páginas dessa obra, Mestre DeRose mostra o contraste dos idealismos, dúvidas e ilusões do pensamentos do jovem em relação a todo o conhecimento do Mestre, senhor de suas verdades e de suas experiências. Temas como reencarnação, espiritualismo, sexo, dinheiro e paranormalidade são tratados numa linguagem simples e acessível.

Em Globe-trotter da Consciência - Do Yoga à Conscienciologia, da editora IIPC, o professor e mestre yogue Jean-Pierre Bastiou, de 78 anos, que em 2002 esteve em São Paulo para o lançamento de sua autobiografia, conta a trajetória do jovem que transformou o seu corpo numa escultura e, sem ajuda química de medicamentos, alcançou o quarto lugar no concurso Mister Universo, nos anos 50. Jean-Pierre também fundou em 1958 a primeira academia de ioga do Brasil, no Rio de Janeiro.