Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0212ccdr.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/21/02 10:34:17
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002
NOTÍCIAS 2002 - JOGOS
Empire Earth e Aliens x Predator 2: expansão

Quem gosta de jogos para computador tem novas opções: a Vivendi Universal Games (VUGames) lançou dois pacotes de expansão que fazem a temperatura subir mesmo em casos de frente fria: Empire Earth: The Art of Conquest e Aliens versus Predator 2: Primal Hunt, ambos da Sierra Entertainment.

Desenvolvido pelo criador-líder da equipe do badalado Age of Empires, Empire Earth é um jogo de estratégia em tempo real que cobre mais de 500 mil anos da história humana e que já vendeu mais de um milhão de cópias no mundo todo. Já Aliens versus Predator 2 exige estômago e nervos fortes: é uma criativa e explosiva combinação de dois clássicos dos filmes de ficção científica e ação, Alien: o Oitavo Passageiro e O Predador.

As menções à sétima arte param por aqui. Afinal, ao contrário do que muitas vezes acontece no cinema, no universo dos jogos para computador as continuações não ficam nada a dever aos títulos originais. E esses lançamentos da VUGames provam mais uma vez que é possível fazer um jogo que já era excelente ficar melhor ainda.

'Empire Earth: The Art of Conquest'

O desafio épico chega à Marte - O futuro é o limite em Empire Earth: The Art of Conquest, que acrescenta uma nova era às 14 já disponíveis no jogo original. Com esse jogo, o usuário ganha a oportunidade de se transportar para a Era Espacial, que compreende os séculos 21 e 22, quando a Terra assiste à consolidação do domínio da China, que agora controla grande parte dos países do Sul e do Leste asiáticos. O novo bloco é conhecido como United Federation of Asian Republics (UFAR).

Essa redivisão geopolítica, porém, não abala apenas o equilíbrio das forças mundiais. Com uma população que cresce em ritmo assustador, a UFAR rapidamente esgota seus recursos de alimentação, o que é um entrave aos projetos expansionistas chineses. Para solucionar essa crise, os cientistas voltam-se para o espaço e, rapidamente, conseguem transformar Marte em um celeiro. Isso abre as portas para um plano ainda mais ousado: colonizar o planeta vermelho. Mas, se administrar um conglomerado político já é difícil, gerenciar dois planetas é uma missão ainda mais árdua. E o jogador precisa "queimar os neurônios" para manter seu próprio império ileso quando se aventura por esse nem tão admirável mundo novo.

Além dessa incursão futurista, Empire Earth: The Art of Conquest contém duas outras novas campanhas, uma travada no Império Romano e outra durante a Segunda Guerra Mundial, na qual o jogador tem a oportunidade de conviver com personagens históricos como o general Douglas MacArthur, responsável pela campanha norte-americana no Pacífico, e o almirante Isoroku Yamamoto, que planejou o fatídico ataque da esquadra imperial japonesa à Pearl Harbour. No total, esse pacote de expansão traz 18 cenários inéditos e novas tecnologias militares e calamidades, entre elas uma estação orbital e tempestades de meteoros.

'Aliens versus Predator 2: Primal Hunt'

De volta ao planeta LV-1201 - O pacote de expansão Aliens versus Predator 2: Primal Hunt retoma o enredo que consagrou o jogo original: a ação transcorre em LV-1201, o planeta que ficou conhecido nos dois primeiros filmes da série Alien. Enquanto terráqueos e alienígenas se enfrentam, um Predador solitário descobre um artefato misterioso capaz de manter os extraterrestres à distância e até talvez controlar suas mentes. Rapidamente, o esperto Predador cria um campo especial para proteger o artefato. Mas, 500 anos depois, Dunya, um mercenário humano, liberta acidentalmente o objeto e foge com ele. É o momento do jogador entrar em ação.

E que ação! São nove novas missões individuais e quatro novos níveis multijogador. O primeiro passo é escolher o personagem: o usuário pode adotar a personalidade de Dunya, do Predador de 500 anos ou então do PredAlien, um ser híbrido que quer destruir o artefato para manter sua própria colméia em segurança. Essa decisão, porém, não interfere na adrenalina. Assumindo qualquer um desses três papéis, o jogador participa de uma luta ferrenha, em que a meta final é garantir a posse do artefato descoberto pelo Predador há cinco séculos.

Confrontando-se com as mais terríveis criaturas, o usuário percorre cenários totalmente novos, incluindo as ruínas do Predador. Para superar os muitos desafios, o jogador conta com um arsenal de peso, composto pelas armas do jogo original e por outras inéditas. Cada personagem tem suas próprias armas. Por isso há de tudo um pouco: de pistolas duplas a metralhadoras móveis de defesa e giratórias, além de uma surpreendente seta de energia para quem ousar encarnar o Predador.

Empire Earth: The Art of Conquest requer a versão em inglês do Empire Earth, bem como (no mínimo): PC Pentium II 350 MHz com 64 MB de memória RAM, 450 MB de espaço livre em disco, unidade de CD-ROM, placa de vídeo de 16 bits 3D AGP (4 MB) ou PCI (8 MB) que suporte resolução 1024 x 768, placa de som compatível com DirectX e Windows 98/2000/XP. Este jogo de estratégia, em inglês, tem documentação em português e é classificado para faixa etária a partir dos 14 anos.
Preço médio praticado pelo mercado: R$ 49,90.

Aliens versus Predator 2: Primal Hunt requer o Aliens versus Predador 2, bem como (no mínimo0: PC Pentium III ou Athlon 450 MHz (recomenda-se 600 MHz) com 128 MB de memória RAM (256 MB recomendados), 600 MB de espaço livre em disco, leitor de CDs 4x, placa de vídeo D3D de 16 MB (32 MB recomendados) compatível com DirectX 8, placa de som de 16 bits compatível com DirectX 8 e Windows XP/2000/Me/98. Destinado a jogadores acima dos 18 anos de idade, é distribuído em inglês com documentação em português.

VUP - A Vivendi Universal Publishing (VUP) é o braço editorial do grupo Vivendi Universal, listado como o segundo maior de comunicações em todo o mundo. A divisão atua na publicação e distribuição de conteúdo para as mais diversas plataformas interativas, trabalhando com quatro línguas amplamente difundidas: inglês, francês, português e espanhol, nas seguintes áreas: literatura, referências, escolares, profissionalizantes, infantil e jogos. A divisão de jogos, Vivendi Universal Games (VUG), se especializou em jogos interativos multiplataforma. O portifólio
da companhia inclui estúdios como Blizzard Entertainment, Sierra Entertainment, Black Label Games e Universal Interactive. A VUGames - que tem escritório na capital paulista - também publica e/ou distribui produtos interativos de diversos parceiros estratégicos.

Veja mais:
VUG lança Aliens versus Predador 2
Novas aventuras na Terra e no espaço
Empire Earth repassa 500 mil anos de história