Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0212b002.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/13/02 12:27:05
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

VIA inova em computação de baixo custo

Depois do sucesso do PC de US$ 199 da Microtel nos EUA, a VIA e a Tekneo se associaram com a Wal-Mart para fornecer PCs de baixo custo no Brasil

Uma inovação na área de computação pessoal de baixo custo está sendo anunciada pela VIA Tecnologies, Inc., com o lançamento de PCs equipados com o  processador VIA C3, a Série Tekneo P1100, nas lojas Wal-Mart no Brasil.

"A Tekneo é uma marca amplamente reconhecida em toda a Europa por seus pacotes pioneiros de PCs econômicos e com certeza esses novos PCs serão outro marco ao ampliar o mercado de computadores pessoais para muitas pessoas no Brasil", afirma Carlos Kato, gerente regional da VIA para o Brasil. "Combinando a excelente relação custo-benefício do processador VIA C3 com o chipset Apollo PLE133 da VIA, a série Tekneo P1100 está pronta para redefinir o mercado de computadores de mesa no Brasil", afirma o executivo.

O processador VIA C3, que se destaca pelo baixo consumo de energia e desempenho robusto, e a placa-mãe baseada no chipset VIA Apollo PLE133 com gráficos 2D/3D integrados proporciona todo o desempenho necessário para as necessidades atuais de computação e entretenimento. O sistema operacional Linux, adaptado para o idioma português, apresenta um conjunto completo de aplicativos padrão de produtividade. Cada sistema é fornecido com um conjunto de opções de multimídia e conectividade, um monitor de 15 polegadas e duas caixas de som. Com um cartão fax/modem de 56 kbps e um cartão Ethernet 10/100, os sistemas Tekneo P1100 são otimizados para acessar a Internet e oferecidos com dois meses de acesso gratuito à Internet através do provedor Terra.

Os computadores da Série Tekneo P1100 estão disponíveis na rede de supermercados Wal-Mart, nas lojas Wal-Mart Todo Dia e nos Sam’s Clubs em todo o Brasil, além de haver uma oferta especial para clientes com o cartão Wal-Mart: financiamento em dez vezes sem juros, permitindo a compra desses sistemas por um grande número de usuários finais, pequenas empresas e lojas.

"A VIA e a Wal-Mart formam uma parceria poderosa para reduzir o custo de computadores pessoais que estão se tornando rapidamente sinônimo de computador pessoal acessível para todas as classes de usuários,"afirma Richard Brown, diretor de Mercadologia Internacional da VIA Technologies, Inc.

Nova placa-mãe - A empresa anunciou também a disponibilidade em todo o mundo da placa-mãe Série EPIA M Mini-ITX, a menor e mais integrada plataforma, com menor consumo de energia, para a emergente nova geração de produtos inovadores que incorporam funcionalidades completas de um PC e características de projeto de produtos eletrônicos de consumo.

"O desafio para o mercado é capitalizar a popularidade de aplicativos de mídia digital e juntar a tecnologia de computação x86 com a funcionalidade e o visual de produtos eletrônicos de consumo para ser instalado em ambientes de sala de estar", afirma Richard Brown. "A placa-mãe VIA EPIA M é a primeira plataforma x86 que atende esse desafio, proporcionando desempenho otimizado de um aplicativo de mídia digital em um formato silencioso, altamente conectado, economizando espaço, que permite o desenvolvimento de produtos novos e interessantes, agregando a capacidade tradicional de computação com estilo e funcionalidades apropriadas para o ambiente da sala de estar", conclui.

Otimizado para aplicativos de áudio e vídeo digitais – o novo "devorador de aplicativos" da residência digital - a Série VIA EPIA M incorpora o avançado chipset VIA Apollo CLE266 com um decodificador MPEG2 para DVD integrado no equipamento, seis canais de áudio com qualidade Surround Sound e portas USB2.0 e IEEE 1394 que permitem fácil conectividade com os mais modernos periféricos de mídia digital tais como câmeras e filmadoras digitais. Ela é fornecida também com uma opção entre processadores x86 de baixo consumo, a série VIA C3 e o processador sem ventilador VIA Eden ESP, eliminando a necessidade de grandes ventiladores, que produzem um nível alto de ruído, além de suportar memórias DDR266 SDRAM de alta largura de banda até 1 GB – tudo isso em uma plataforma altamente integrada que mede apenas 17 x 17 cm.

"A placa-mãe EPIA M proporciona o catalisador dos sonhos para levar a plataforma PC para os ambientes de sala de estar, permitindo mais recursos aos projetistas de sistemas e também aos aficionados de mídia digital para montar sistemas inovadores que atendam os requisitos técnicos, ergonômicos e estéticos desse amplo mercado ainda não explorado para dispositivos de uma nova era", afirma Wenchi Chen, presidente e diretor executivo da VIA. Segundo o executivo, esta placa apresenta uma tecnologia comprovada que oferece grande flexibilidade, mais ainda é econômica o suficiente para formar a base de uma gama completa de dispositivos digitais de mídia interconectados.

"Uma pesquisa entre usuários demonstrou que assistir filmes em DVD, ouvir música e a conexão em dispositivos de entretenimento pessoal popularizou rapidamente os aplicativos em PCs", afirma o Dr. Jon Peddie, presidente da Jon Peddie Research, empresa de pesquisas em multimídia e área gráfica. "Ao otimizar a plataforma EPIA M para esses aplicativos fundamentais, a VIA está levando a funcionalidade PC para o ambiente da sala de estar e ganhando novos clientes no segmento de produtos eletrônicos de consumo", afirma Jon.

A placa-mãe da Série EPIA M Mini-ITX é uma plataforma revolucionária com 17cm x 17cm otimizada para aplicativos modernos de vídeo e áudio digital, e é totalmente compatível com os sistemas operacionais da Microsoft e Linux. Disponível com um processador incorporado VIA Eden ESP para sistemas ultra-silenciosos sem ventilador ou com o processador VIA C3 Série E para aplicativos multimídia digitais mais exigentes, a Série EPIA M é a plataforma que a VIA considera adequada para uma ampla variedade de dispositivos de mídia digital com pequeno formato, baixo consumo de energia e centros domésticos de entretenimento.

Apresentando o novo chipset VIA Apollo CLE266 com um decodificador MPEG-2 incorporado e um novo núcleo gráfico 2D/3D integrado, a série de plataformas EPIA M da VIA proporciona uma exibição DVD uniforme e uma rica experiência geral de entretenimento. Com a ampla largura de banda das memórias DDR266 SDRAM e com as altas velocidades de transferência de dados do ATA/133, a Série EPIA M da VIA garante os altos níveis de desempenho requeridos pela maioria dos modernos aplicativos populares de mídia digital e de produtividade. Seu aproveitamento com mídia digital é realçado pelo suporte de Surround Sound 5.1, graças ao decodificador de áudio AC'97 incorporado de seis canais com o processador VT1616.

O máximo em conectividade de alta-largura de banda é suportado por portas IEEE 1394 e USB 2.0, além de saída de vídeo tipo S e saída RCA para TV (NTSC e PAL) e cartão Ethernet 10/100 para uma conectividade transparente em banda larga. A Série EPIA M da VIA também dá suporte aos mais modernos monitores de cristal líquido com tela plana; com tecnologia LVDS incorporada, possui um slot PCI para futuras expansões e é compatível com uma ampla variedade de chassis Mini-ITX, bem como com os gabinetes FlexATX e MicroATX.

Empresa - A VIA Technologies, Inc. atua no desenvolvimento de chipsets, microprocessadores, chips multimedia e de comunicações para PCs, agregando valor ao mercado de PCs com projetos, mercadologia e venda de chipsets lógicos de alto desempenho como o VIA Apollo, para uma ampla gama de plataformas PCs, além dos processadores econômicos VIA C3 para PCs econômicos e aplicativos para a Internet.

Entre seus clientes encontram-se os maiores fabricantes mundiais OEMs, fabricantes de placas-mãe e integradores de sistemas. Está sediada em Taipei, Taiwan, no centro de fabricação de alta tecnologia da China e possui filiais em vários países do mundo. A empresa está registrada na Bolsa de Valores de Taiwan e teve uma receita anual de aproximadamente US$ 1 bilhão em 2001.