NOTÍCIAS 2002
Publicações
Fundamentos da Programação de Computadores - Direcionado a
estudantes e iniciantes em programação, este livro de 373 páginas apresenta técnicas para construção de algoritmos e comandos para
implementá-los nas linguagens Pascal e C/C++. A obra, de Ana Fernanda Gomes Ascencio e Edilene Aparecida Veneruchi de Campos, foi
lançada pela Pearson Education, pelo selo Prentice Hall e foi escrita com caráter didático,
usando exemplos e analogias provenientes do cotidiano para facilitar a compreensão dos assuntos abordados. Para reforçar a
compreensão dos temas discutidos, um CD acompanha a obra.
As autoras observaram, durante os anos de vida profissional acadêmica,
que muitos alunos têm dificuldade em adquirir habilidades que lhes permitam resolver problemas reais relacionados à programação.
Quando os estudantes conseguem fazer análise aprofundada de alguns problemas já resolvidos, parte destas dificuldades é sanada.
A obra se diferencia pela grande quantidade de exercícios resolvidos e
propostos em cada capítulo, servindo como apoio a aulas de laboratório, prática comum nas universidades atualmente. Destacam-se como
principais tópicos:
Conceitos, tipos, e métodos para construção de algoritmos;
Formação
de identificadores;
Estrutura
seqüencial, condicional e de repetição em Algoritmo, Pascal e C/C++;
Vetores e matriz em Algoritmo, Pascal e C/C++;
Funções de tratamento de caracteres em Pascal e C/C++;
Declaração de registros e definição de arquivos em Algoritmo, Pascal e C/C++;
Sub-rotinas em Pascal e C/C++.
Ana Fernanda Gomes Ascencio é bacharel em ciência da computação pela PUC-SP,
especialista em sistemas de informação pela UFSCar, mestre em ciência da computação pela UFRGS e professora universitária desde 1993
na área de informática. Leciona na Uniderp e na UCDB, ministrando as disciplinas de fundamentos da informática e linguagem da
programação.
Já a outra autora, Edilene Aparecida Veneruchi de Campos
é bacharel em ciência da computação pela UFMS, especialista em métodos e técnicas de ensino pela Uniderp, mestre em ciência da
computação pela UFRGS e professora universitária desde 1997 na área de informática. Leciona na Uniderp, ministrando as disciplinas
de fundamentos da informática e estrutura de dados, e é coordenadora dos cursos de ciência da computação, processamento de dados e
engenharia da computação, além de coordenar os recursos tecnológicos do Núcleo de educação a Distância (Nead) da Uniderp.
Do Fortran à Internet - Construindo o Futuro Através da Educação - A Consist (empresa especializada em Tecnologia da
Informação e voltada para a gestão de negócios na América Latina), patrocinou o lançamento no dia 28/11/2002, no Rio de Janeiro,
deste livro escrito pelo educador Tércio Pacitti, assessor científico da presidência da empresa, e editado pela Pioneira Thomson
Learning. O livro faz um histórico da informática dos anos 40 até os dias atuais, revelando experiências e fatos ocorridos na vida
do autor, ex-reitor do ITA. Ele revive nomes de pessoas anônimas e conhecidas, que participaram de sua escalada profissional. O
livro, com 510 páginas, está sendo vendido em toda a rede de distribuição da Editora Pioneira Thomson Learning e nas grandes
livrarias brasileiras.
"A obra trata da saga de um menino que sai de uma família cristã, íntegra e amorosa, do
interior de São Paulo para tornar-se reitor do ITA", diz José Raymundo Martins Romeo, membro do Conselho da Universidade das Nações
Unidas (UNU) e ex-reitor da UFE. Ao mesmo tempo, narra o surgimento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), quando o curso de
Engenharia da Aeronáutica se separou do Instituto Militar de Engenharia (IME); cita os primeiros passos da Embraer; o início da
história da Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-URFJ); e do
Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE-UFRJ), além de outros projetos pioneiros dentro e
fora da Aeronáutica, no Brasil e outros no exterior.
Para escrever sobre o futuro da Informática, o autor fez uma longa viagem ao exterior, onde
ouviu alguns jovens professores da Universidade da Califórnia - Berkeley, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), da
Universidade de Stanford e dos presidentes da Software AG e da Xerox Parc. O último módulo do livro, o Educacional, traz uma
mensagem sobre a Era da Informação, da Sociedade do Conhecimento. "O conceito científico de Tércio Pacitti é traçado para um futuro
surpreendente, no qual a máquina se associa ao cérebro, a fim de poder melhor aproveitar à demanda da inteligência dos jovens
talentosos, usuários do futuro", diz Natálio Fridman, presidente da Consist, no prefácio da obra.
"Foi gratificante o presidente da Consist prefaciar a terceira edição do livro, pela
confiança dirigida a mim nesses últimos dez anos", orgulha-se Tércio Pacitti. "A empresa comemora os seus 30 anos e eu, por dez
anos, integro o corpo de jovens que constitui a empresa, time pelo qual visto a camisa”, conta.
De acordo com as orientações de Tércio Pacitti, o livro é direcionado aos seguintes grupos
de leitores: aos jovens que se iniciam em uma profissão e, ao mesmo tempo, desejam compartilhar a experiência educacional do autor;
aqueles que desejam conhecer parte da história da informática "que o vento levou"... "que o vento trará"; aos líderes do Brasil,
para se conscientizarem da importância da Educação exigida pela emergente Era do Conhecimento; e aos profissionais que pretendem se
familiarizar com os novos rumos da Era da Informática e da computação descentralizada.
Tércio Pacitti é engenheiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), MSc e PhD pela
Universidade da Califórnia, Berkeley. Liderou a introdução da Informática no ITA, na Aeronáutica e na Coppe-URFJ. Entre outras
funções, foi diretor do NCE-UFRJ (1975), reitor do ITA (1982), diretor de Engenharia da Aeronáutica (1985) e presidente da
Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg-1986). Ao se retirar da Aeronáutica, presidiu o Conselho de
Informática do Estado do Rio de Janeiro e pertenceu ao Conselho de Educação do mesmo Estado (1989). Em 1988, recebeu o título de
"Pioneiro da Informática", e em 1990, o de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa daquele
estado. Pertence à Academia Nacional de Engenharia e é assessor científico da presidência da Consist. Recebeu o Prêmio Excelência em
Software (1996), concedido pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e, em 1998, a Grande Cruz do Mérito
Científico, concedida pelo presidente da República.
Outras obras do autor são: Programação e Métodos Computacionais; Programação -
Princípios; Programação e Métodos Computacionais - volumes 1 e 2; Verification of Theoretical Stability Criteria of
Two Degree of Freedom Monlinear Systems by Electronic Analog Computer e A Computer Oriented Economic Planning Model e Country
in Rapid Developement.
Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço - A Artmed Editora lançou em 11/2002 no Brasil este livro
escrito por Rena M. Palloff e Keith Pratt,
PhDs, professores de importantes universidades norte-americanas e profissionais com mais de cinco anos de experiência em ensino em
rede a distância. A obra demonstra como criar uma sala de aula virtual que auxilie os alunos a obter bons resultados acadêmicos.
Dirigido a professores e educadores de qualquer ambiente de aprendizagem a distância, este
livro de 248 páginas foi elaborado para atender a um mercado em crescimento. De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Department of
Education norte-americano, cerca de 61% das faculdades e instituições de ensino médio dos EUA já oferecem aulas a distância, e 24%
planejam acrescentar tais cursos a seus programas.
O título pode ser considerado um guia prático que contém estudos de casos e exemplos retirados
de uma ampla variedade de cursos em rede bem sucedidos. Os autores apresentam estratégias para lidar com os seguintes desafios:
envolvimento do aluno com o assunto estudado; registro da presença e da participação; trabalho com alunos que não participam da
aula; compreensão dos sinais que indicam que o aluno passa por um problema e construção de comunidades em rede que incluam a
interação pessoal.
Os autores afirmam que a aprendizagem a distância suscita enormes desafios aos professores e às
instituições a que pertencem. "Muitos professores acreditam que a sala de aula em rede não é diferente da sala de aula tradicional.
Contudo, quando a única conexão que temos com nossos alunos é aquela que se dá por meio das palavras em uma tela, devemos prestar
atenção a muitas questões que ignoramos em encontros presenciais".
Rena e Keith dão orientações para a elaboração e implementação de um curso em rede a distância,
indicadas para quem já está envolvido com a aprendizagem em rede ou pensa em fazer uso dela. Parceiros na gerência do Crossroads
Consulting Group desde 1994, esses profissionais conduzem pesquisas pioneiras e treinamento nas novas áreas de gestão de grupos
eletrônicos, construção de comunidades presenciais e virtuais, educação a distância e gerenciamento e supervisão.
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e
profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e
tecnologia através da Bookman Editora. A empresa possui mais de mil títulos em catálogo, com uma média de 380 novas obras lançadas
por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da
América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com eficiente rede de distribuição para todo o
Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet. |