Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0212apub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/03/02 17:12:44
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Publicações

Fundamentos da Programação de Computadores - Direcionado a estudantes e iniciantes em programação, este livro de 373 páginas apresenta técnicas para construção de algoritmos e comandos para implementá-los nas linguagens Pascal e C/C++. A obra, de Ana Fernanda Gomes Ascencio e Edilene Aparecida Veneruchi de Campos, foi lançada pela Pearson Education, pelo selo Prentice Hall e foi escrita com caráter didático, usando exemplos e analogias provenientes do cotidiano para facilitar a compreensão dos assuntos abordados. Para reforçar a compreensão dos temas discutidos, um CD acompanha a obra.

As autoras observaram, durante os anos de vida profissional acadêmica, que muitos alunos têm dificuldade em adquirir habilidades que lhes permitam resolver problemas reais relacionados à programação. Quando os estudantes conseguem fazer análise aprofundada de alguns problemas já resolvidos, parte destas dificuldades é sanada.

A obra se diferencia pela grande quantidade de exercícios resolvidos e propostos em cada capítulo, servindo como apoio a aulas de laboratório, prática comum nas universidades atualmente. Destacam-se como principais tópicos:

Conceitos, tipos, e métodos para construção de algoritmos;
Formação de identificadores;
Estrutura seqüencial, condicional e de repetição em Algoritmo, Pascal e C/C++;

Vetores e matriz em Algoritmo, Pascal e C/C++;

Funções de tratamento de caracteres em Pascal e C/C++;

Declaração de registros e definição de arquivos em Algoritmo, Pascal e C/C++;

Sub-rotinas em Pascal e C/C++.

Ana Fernanda Gomes Ascencio é bacharel em ciência da computação pela PUC-SP, especialista em sistemas de informação pela UFSCar, mestre em ciência da computação pela UFRGS e professora universitária desde 1993 na área de informática. Leciona na Uniderp e na UCDB, ministrando as disciplinas de fundamentos da informática e linguagem da programação.

Já a outra autora, Edilene Aparecida Veneruchi de Campos é bacharel em ciência da computação pela UFMS, especialista em métodos e técnicas de ensino pela Uniderp, mestre em ciência da computação pela UFRGS e professora universitária desde 1997 na área de informática. Leciona na Uniderp, ministrando as disciplinas de fundamentos da informática e estrutura de dados, e é coordenadora dos cursos de ciência da computação, processamento de dados e engenharia da computação, além de coordenar os recursos tecnológicos do Núcleo de educação a Distância (Nead) da Uniderp.

Do Fortran à Internet - Construindo o Futuro Através da Educação - A Consist (empresa especializada em Tecnologia da Informação e voltada para a gestão de negócios na América Latina), patrocinou o lançamento no dia 28/11/2002, no Rio de Janeiro, deste livro escrito pelo educador Tércio Pacitti, assessor científico da presidência da empresa, e editado pela Pioneira Thomson Learning. O livro faz um histórico da informática dos anos 40 até os dias atuais, revelando experiências e fatos ocorridos na vida do autor, ex-reitor do ITA. Ele revive nomes de pessoas anônimas e conhecidas, que participaram de sua escalada profissional. O livro, com 510 páginas, está sendo vendido em toda a rede de distribuição da Editora Pioneira Thomson Learning e nas grandes livrarias brasileiras.

"A obra trata da saga de um menino que sai de uma família cristã, íntegra e amorosa, do interior de São Paulo para tornar-se reitor do ITA", diz José Raymundo Martins Romeo, membro do Conselho da Universidade das Nações Unidas (UNU) e ex-reitor da UFE. Ao mesmo tempo, narra o surgimento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), quando o curso de Engenharia da Aeronáutica se separou do Instituto Militar de Engenharia (IME); cita os primeiros passos da Embraer; o início da história da Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-URFJ); e do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE-UFRJ), além de outros projetos pioneiros dentro e fora da Aeronáutica, no Brasil e outros no exterior.

Para escrever sobre o futuro da Informática, o autor fez uma longa viagem ao exterior, onde ouviu alguns jovens professores da Universidade da Califórnia - Berkeley, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), da Universidade de Stanford e dos presidentes da Software AG e da Xerox Parc. O último módulo do livro, o Educacional, traz uma mensagem sobre a Era da Informação, da Sociedade do Conhecimento. "O conceito científico de Tércio Pacitti é traçado para um futuro surpreendente, no qual a máquina se associa ao cérebro, a fim de poder melhor aproveitar à demanda da inteligência dos jovens talentosos, usuários do futuro", diz Natálio Fridman, presidente da Consist, no prefácio da obra.

"Foi gratificante o presidente da Consist prefaciar a terceira edição do livro, pela confiança dirigida a mim nesses últimos dez anos", orgulha-se Tércio Pacitti. "A empresa comemora os seus 30 anos e eu, por dez anos, integro o corpo de jovens que constitui a empresa, time pelo qual visto a camisa”, conta.

De acordo com as orientações de Tércio Pacitti, o livro é direcionado aos seguintes grupos de leitores: aos jovens que se iniciam em uma profissão e, ao mesmo tempo, desejam compartilhar a experiência educacional do autor; aqueles que desejam conhecer parte da história da informática "que o vento levou"... "que o vento trará"; aos líderes do Brasil, para se conscientizarem da importância da Educação exigida pela emergente Era do Conhecimento; e aos profissionais que pretendem se familiarizar com os novos rumos da Era da Informática e da computação descentralizada.

Tércio Pacitti é engenheiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), MSc e PhD pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Liderou a introdução da Informática no ITA, na Aeronáutica e na Coppe-URFJ. Entre outras funções, foi diretor do NCE-UFRJ (1975), reitor do ITA (1982), diretor de Engenharia da Aeronáutica (1985) e presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg-1986). Ao se retirar da Aeronáutica, presidiu o Conselho de Informática do Estado do Rio de Janeiro e pertenceu ao Conselho de Educação do mesmo Estado (1989). Em 1988, recebeu o título de "Pioneiro da Informática", e em 1990, o de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa daquele estado. Pertence à Academia Nacional de Engenharia e é assessor científico da presidência da Consist. Recebeu o Prêmio Excelência em Software (1996), concedido pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e, em 1998, a Grande Cruz do Mérito Científico, concedida pelo presidente da República.

Outras obras do autor são: Programação e Métodos Computacionais; Programação - Princípios; Programação e Métodos Computacionais - volumes 1 e 2; Verification of Theoretical Stability Criteria of Two Degree of Freedom Monlinear Systems by Electronic Analog Computer e A Computer Oriented Economic Planning Model e Country in Rapid Developement.

Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço - A Artmed Editora lançou em 11/2002 no Brasil este livro escrito por Rena M. Palloff e Keith Pratt, PhDs, professores de importantes universidades norte-americanas e profissionais com mais de cinco anos de experiência em ensino em rede a distância. A obra demonstra como criar uma sala de aula virtual que auxilie os alunos a obter bons resultados acadêmicos.
             
Dirigido a professores e educadores de qualquer ambiente de aprendizagem a distância, este livro de 248 páginas foi elaborado para atender a um mercado em crescimento. De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Department of Education norte-americano, cerca de 61% das faculdades e instituições de ensino médio dos EUA já oferecem aulas a distância, e 24% planejam acrescentar tais cursos a seus programas.
             
O título pode ser considerado um guia prático que contém estudos de casos e exemplos retirados de uma ampla variedade de cursos em rede bem sucedidos. Os autores apresentam estratégias para lidar com os seguintes desafios: envolvimento do aluno com o assunto estudado; registro da presença e da participação; trabalho com alunos que não participam da aula; compreensão dos sinais que indicam que o aluno passa por um problema e construção de comunidades em rede que incluam a interação pessoal.
             
Os autores afirmam que a aprendizagem a distância suscita enormes desafios aos professores e às instituições a que pertencem. "Muitos professores acreditam que a sala de aula em rede não é diferente da sala de aula tradicional. Contudo, quando a única conexão que temos com nossos alunos é aquela que se dá por meio das palavras em uma tela, devemos prestar atenção a muitas questões que ignoramos em encontros presenciais".
             
Rena e Keith dão orientações para a elaboração e implementação de um curso em rede a distância, indicadas para quem já está envolvido com a aprendizagem em rede ou pensa em fazer uso dela. Parceiros na gerência do Crossroads Consulting Group desde 1994, esses profissionais conduzem pesquisas pioneiras e treinamento nas novas áreas de gestão de grupos eletrônicos, construção de comunidades presenciais e virtuais, educação a distância e gerenciamento e supervisão.
               
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia através da Bookman Editora. A empresa possui mais de mil títulos em catálogo, com uma média de 380 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.