NOTÍCIAS 2002
Datastream amplia atividades na A. Latina
Empresa especializada no desenvolvimento de soluções para a
gestão de ativos, a Datastream Systems anunciou a criação do
Departamento de Atenção ao Cliente
no Brasil e em todos os países da América Latina. Erika Sato, que já ocupava o cargo de assistente de diretoria, será a ouvidora da
Datastream no Brasil.
Departamento funciona como uma central de chamadas
receptiva
O objetivo da empresa com essa iniciativa é preocupar-se exclusivamente com a satisfação plena do
cliente. Para isso, uma equipe treinada oferecerá atenção especial, escutando as dúvidas, sugestões, solicitações e necessidades dos
clientes para satisfazê-los da melhor maneira. "Essa ação vem ao encontro da estratégia que já estava sendo desenvolvida com os
setores de suporte telefônico e serviços profissionais. Este método significa não só atender ao cliente quando este tem uma
reclamação a fazer, mas também se relacionar com ele periodicamente e atender suas necessidades", afirma o gerente regional da
Datastream Systems do Brasil, Daniel Figueiredo.
Para o vice-presidente para América Latina, Carlos Pallotti, o novo departamento de Atenção ao
Cliente está pondo em prática a principal filosofia da empresa. "Dar o respaldo adequado aos nossos clientes sempre foi o nosso
foco. Agora, podemos contar com um departamento totalmente especializado e voltado a eles. Não queremos seguir com o tradicional
conceito de ter apenas uma área de suporte técnico, queremos fazer muito mais pelos clientes Datastream", explica.
Muitas empresas vêm utilizando as aplicações da Datastream na América Latina durante vários anos e
em sucessivas versões. São cerca de 1.800 instalações que empregam diariamente os produtos Datastream na região. "Queremos reafirmar
nosso compromisso com os usuários do nosso programa. Para isso, estamos criando esse novo serviço", ressalta Jeanine Reisin,
recentemente designada ao cargo de diretora do novo serviço para a América Latina.
Ciclo de gestão de vida - Ao comparar a
aquisição de um programa com um produto qualquer, o aspecto da manutenção e do relacionamento do cliente com o bem adquirido são as
primeiras ações percebíveis. Ter um programa de qualidade implica em atualizações, suporte técnico, migrações, consultoria e
integrações.
"O intuito do departamento de Atenção ao Cliente da Datastream é estabelecer uma parceria
estruturada sobre a qualidade da prestação do serviço. Um produto em geral trabalha exclusivamente sobre a garantia, enquanto o
programa conta com suas atualizações, devido ao acompanhamento da tecnologia", explica Daniel.
Empresas de pequeno porte geralmente não possuem uma área específica de Tecnologia da Informação
e, por conseqüência, usam as soluções e os serviços de suporte técnico de seus fornecedores. Geralmente são áreas que necessitam de
implementação de programas para informatizar a manutenção e dos serviços de suporte técnico. "Quando vendemos um programa, iniciamos
uma parceria na realização dos projetos" explica Erika Sato.
Funcionamento - O serviço de Atenção ao Cliente atua como um centro de chamadas
receptivo. Periodicamente o cliente será contatado. Ao detectar algum problema, todo o processo será acompanhado até a solução
final. "Seremos o representante do cliente na empresa e trabalharemos sobre os quatro pilares que fundamentam e direcionam nossos
serviços: tecnologia, simplicidade, funcionalidade e valor", argumenta Erika Sato.
Segundo ela, quando o cliente abre seu canal de comunicação, propicia à Datastream a oportunidade
de entendê-lo e satisfazê-lo. "É preciso entender a reclamação como ponto positivo, pois enquanto o cliente estiver comunicando sua
insatisfação ele está nos dando a chance para solucionar seus problemas. Mas, caso o cliente pare de comunicar suas dúvidas, podemos
estar diante de um forte candidato à descontinuidade do produto", finaliza.
Tela do Datastream 7i, considerado o
único do setor de manutenção totalmente Web
Expansão - A Datastream também anunciou que o Datastream 7i, a única solução do
mercado nacional 100% Web para gestão de ativos corporativos, conquistou 212 novos clientes desde o seu lançamento em 2001.
"As implementações são a forma de medição mais importante do êxito quando se introduz um novo
programa no mercado, especialmente no caso de uma nova categoria de produto para o setor da manutenção que possui sua arquitetura
totalmente Web", comenta o diretor executivo da emrpesa, Larry Blackwell. "O ambiente competitivo para as implementações em grande
escala de sistemas de Enterprise Asset Management (EAM) está mudando. As instalações únicas cliente/servidor estão migrando para
implementações Web, disponíveis em sites múltiplos para toda a empresa", explica.
Diante esse cenário, o Datastream 7i, apresentado durante o 2º Fórum Datastream de
Manutenção, demonstra ser uma excelente solução para estas instalações corporativas, pois é um programa que os usuários finais podem
acessar pela Internet, sem a necessidade de conexões de alta velocidade para rodar o sistema de gestão de ativos. Além disso, possui
um conjunto completo de funcionalidades necessárias para o gerenciamento de ativos, orientado os equipamentos para máxima
eficiência, desde a compra até a desativação.
Outro diferencial é o fato da solução poder ser hospedada tanto pelo cliente, como pela
Datastream, sendo que a segunda opção resulta em muitos benefícios para os clientes: eliminação de investimentos em equipamentos,
programas e custos com pessoal relativos à compra, implementação e manutenção de um sistema instalado na própria empresa.
Entre os clientes mundiais conquistados pela Datastream com o 7i estão: ChevronTexaco Global
Technology Services Company,Coast Mountain Ônibus Company, DaTang Power, FMC Airport Services, GlaxoSmithKline, Holly Corporation,
Nucor, Pfizer a Ásia Pacific Pte. Ltda., Pfizer Ireland, Pfizer Porto Rico, Pepsi Gemex SRL do CV, Pepsico do Brasil SEJA,
Smurfit-Stone Container Corporation e Sodiaal Yoplait.
Empresa - A Datastream Systems, Inc. se especializou no desenvolvimento de programas
de manutenção industrial. Fundada em 1986 em Greenville, no estado da Carolina do Sul (EUA), ampliou as atividades no mundo e já
possui 60 mil instalações em 129 países. Com filiais na Alemanha, Argentina, Austrália, Chile, China, Estados Unidos e Cingapura,
iniciou as operações no Brasil em 1999. Entre seus clientes estão empresas do porte da American Airlines, BMW, Caterpillar, Metrô de
São Paulo, Michelin, Nasa, Nokia, Philips, Unilever e Weg Motores.
Por meio da rede Datastream, os clientes podem usar os produtos, serviços e alianças na
automatização das suas avaliações, compras, rastreamento, gestão e desativação de ativos. A rede Datastream compreende o
Datastream 7i, o portal iProcure e o MP2, sistemas que auxiliam a gerenciamento da manutenção. |