NOTÍCIAS 2002
Quest implanta novo gerenciamento de projeto
Sistema exclusivo interliga as unidades da Quest em 38 países, agilizando a criação de aromas,
e fortalece o uso global das melhores tecnologias
A palavra de ordem do setor de alimentos e bebidas é lançar
constantemente produtos para disputar as gôndolas dos supermercados. A Quest International, uma das maiores empresas do mundo
especializada em aromas e ingredientes para a indústria alimentícia, acompanha de perto esse cenário e - para garantir a
competitividade de seus clientes - investe em tecnologia para otimizar o processo de criação de soluções para novos produtos,
implantando novo sistema de gerenciamento de projetos.
O programa é baseado no conceito de gerenciamento de relações com os clientes (CRM -
customer relationship management) e gerencia todas as fases do projeto do cliente dentro da Quest. São armazenados e atualizados
automaticamente cada item e documento que compõe o projeto, desde o briefing inicial, o acompanhamento da criação do aroma,
as aplicações dos insumos nos produtos finais, os dados e datas dos envios de amostras ao cliente, as ações mercadológicas
envolvendo busca e análise de informações do mercado onde será comercializado o novo produto, até a conclusão do projeto.
Desenvolvido nos Estados Unidos especialmente para a Quest International, o sistema foi
testado na unidade norte-americana da companhia, passando pelas plantas da Ásia Pacífica, e agora implantado em todas unidades da
empresa nos 38 países onde está presente. Segundo Rogério de Almeida Prado Guimarães, especialista em Mercadologia da Divisão de
Alimentos da Quest no Brasil e responsável pela implantação e gerenciamento do sistema na América Latina, o padrão adotado pela
companhia de usar o mesmo sistema é uma grande vantagem para o cliente e, ao mesmo tempo, uma ferramenta valiosa para a Quest.
"O programa possibilita que a Quest atue cada vez mais de forma global, com um atendimento
especial a cada cliente. Os recursos do Centro Mundial de Ciência e Tecnologia e dos Centros Regionais consultados pela Quest, além
da tecnologia de cada unidade da empresa são acessados de maneira rápida e eficiente, agilizando o processo de desenvolvimento. A
tendência é o projeto ser concluído em menos tempo, com a aplicação das tecnologias mais avançadas do segmento de aromas",
acrescenta Rogério.
O investimento da empresa nesse novo sistema de gerenciamento de projetos garante ao cliente
se manter no novo ritmo que está comandando o mercado alimentício. "O lançamento de produtos está cada dia mais rápido e o seu ciclo
de vida mais curto. Em 2002, por exemplo, foram lançados e relançados mais de 600 itens. Por isso, como uma empresa fornecedora de
insumos às industrias alimentícias, nosso compromisso é criar soluções para agilizar o processo de desenvolvimento de produtos dos
nossos clientes, adaptando-nos a essa realidade, com qualidade e precisão nos projetos", finaliza Rogério.
Instalações da Quest em Vinhedo, no
interior paulista
Empresa - Localizada em Vinhedo, interior de São Paulo, a Quest International faz
parte, desde 1997 do grupo ICI, um dos maiores do mundo. A empresa atua internacionalmente com duas divisões distintas: Alimentos e
Fragrâncias. A divisão de alimentos da Quest desenvolve e fornece uma variedade de aromas e ingredientes que - combinados a uma
solução específica e integrada para cada cliente - ajudam a trazer o sabor, a textura e aparência desejada aos seus produtos, sempre
adequados às necessidades do consumidor e às tendências de mercado.
Para criar, desenvolver e fornecer produtos de alta qualidade, todos os escritórios e
fábricas da Quest, contam com o apoio dos Centros de Ciência e Tecnologia Mundiais, localizados na Holanda e Inglaterra, e dos
Centros Regionais que estão no Brasil, Estados Unidos, Japão, Austrália, Indonésia e África do Sul.
Trabalhando com uma estrutura direcionada para o mercado final, a Quest atua nos segmentos:
Alcoólicos, que inclui todas as categorias de bebidas alcoólicas, como cerveja e as bebidas ICE; Não Alcóolicos - sucos,
refrigerantes, energéticos, chás prontos para beber etc.; Culinários - atendendo desde o mercado de pratos prontos e semi-prontos,
derivados de carne, molhos diversos até petiscos; Forneados e Confeitos - voltados às indústrias de biscoitos, pães, bolos e balas,
chicletes e chocolates; e Lácteos - que fornece soluções para empresas produtoras de sorvetes, margarinas, sobremesas lácteas e
iogurtes, entre outros. |