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NOTÍCIAS 2002

Logitech alerta contra pirataria de mouses

Não é novidade no País a venda de produtos piratas nas ruas, no comércio ambulante. O fato novo nesse campo é a venda de produtos falsificados mesmo em alguns dos mais conhecidos sites brasileiros de comércio eletrônico, como acontece hoje com alguns produtos Logitech. Portais de comércio eletrônico oferecem e vendem em larga escala mouse falsificado como se fosse produto da Logitech.

Confiando na credibilidade desses sites, o consumidor compra mouse pirata acreditando que o produto é Logitech. "O consumidor é o principal prejudicado", explica Leandro Nobel, diretor da Belnustec, empresa paulista escolhida em 10/2002 como distribuidora oficial dos produtos Logitech no Brasil.

Detalhes a serem observados no produto original

As diferenças entre um produto e outro saltam aos olhos, explica Leandro Nobel, diretor da Belnustec. O mouse oficial Logitech tem conexões USB e PS/2. Já o pirata tem só conexão PS/2. O prazo de garantia do produto falsificado é de 6 meses, enquanto a garantia oficial Logitech é de no mínimo 1 ano e pode, para vários produtos, estender-se a 5 anos. O produto original está acondicionado em caixa colorida, que contém ainda o seu respectivo manual. Já o pirata é embalado em saquinhos plásticos e não traz manual.

Produto pirateado tem características diferentes

Para Nobel, há uma clara diferença entre os dois tipos de pirataria – aquela que é feita nas ruas, no comércio ambulante, e a pirataria em larga escala feita através de portais de comércio eletrônico. "Quem compra de um camelô sabe (ou desconfia) que o produto é pirata", lembra o diretor da Belnustec. "Já o consumidor virtual precisa confiar na empresa que oferece o produto – mesmo porque ele não tem acesso ao produto real e sim às imagens do mesmo".

O combate à pirataria é um dos objetivos da Logitech ao definir um distribuidor oficial para todo o território nacional. Presente em mais de 100 países, a Logitech quer oferecer ao consumidor brasileiro tudo o que a empresa já oferece no restante do mundo. O ponto forte da política de relacionamento com o consumidor é a garantia de troca do produto no caso de algum defeito de fabricação. O prazo para isso varia de um ano a 5 anos depois da compra, dependendo do modelo. A troca é feita desde o produto tenha sido adquirido legalmente no país e que não tenha havido uso indevido.

"Queremos fidelizar ainda mais o usuário brasileiro de produtos Logitech", explica Leandro Nobel. "Quem compra um mouse Logitech reconhece a sua qualidade e acaba buscando outros itens da nossa linha de produtos", acredita o empresário. O combate à pirataria faz parte desse objetivo de fidelização.

Além de gerar prejuízos ao consumidor, a venda de produtos falsificados pode também causar prejuízos à imagem da Logitech. "Quem compra um mouse Logitech quer qualidade máxima e não aceita produtos de segunda linha, que quebram com facilidade", explica Leandro Nobel. "Vamos por isso combater com firmeza essa atividade ilegal que prejudica o consumidor, o fabricante e o distribuidor".

A empresa divulgou um arquivo PDF (Acrobat Reader) (clique aqui para copiá-lo) com as imagens que comparam o verdadeiro mouse Logitech com o produto pirata que é vendido em alguns portais de comércio eletrônico. Informações adicionais sobre esse tema podem ser obtidas com Leandro Nobel, diretor da BelnusTec, pelo telefone (0**11) 3619.3519, fax (0**11) 3611.9636 e correio eletrônico.