NOTÍCIAS 2002
Publicações
Macromedia Flash MX - A Bíblia - Campeão mundial de vendas, com mais de 200 mil exemplares vendidos, agora totalmente
atualizado para o Flash MX, este livro de 1.184 páginas, traduzido por Edson Furmankiewicz, é a referência mais abrangente e
completa sobre o Flash MX publicada no Brasil (pela Editora Campus). Com ele, o leitor se
familiariza com o programa em seu primeiro dia e ainda terá um recurso valioso quando atingir o nível mais avançado de domínio do
programa. "Um guia de referência verdadeiramente valioso para aprender o Flash MX da Macromedia", citou Eric Whittman, diretor de
gerenciamento de Produto do Macromedia Flash.
Muito mais do que uma ferramenta, o Flash é uma aplicação multitarefa, ou seja, combina em
um único aplicativo um programa de ilustração, um editor de imagem e de som, uma máquina de animação e um motor de script.
Este guia explica cada uma dessas utilizações do Flash e como todos esses recursos trabalham juntos.
Além de diversos exemplos do dia-a-dia, baseados em convenções de produção profissionais, e
ilustrações, com um caderno inteiro totalmente colorido, também estão incluídos tutoriais escritos por especialistas para apresentar
dicas e técnicas de alguns dos nomes importantes no setor Flash.
Segundo os autores, o Flash MX é de longe o maior salto na evolução do Flash até hoje. As
ferramentas de desenho do Flash continuam a amadurecer - o snapping, ou atração, no nível de pixel e as novas ferramentas
Free Transform e Transform Fill são apenas alguns dos aprimoramentos do MX que capacitam ilustradores e animadores igualmente a
criar efeitos sofisticados com maior facilidade.
Como bônus, este livro vem acompanhado por um CD-ROM com arquivos-fonte de projeto do Flash,
com trabalho artístico original e ActionScript para os exemplos e lições no livro. Também inclui 14 tutoriais adicionais de
especialistas e a seção do livro dedicada a otimizar e solucionar problemas de filmes do Flash. São incluídas ainda versões de
avaliação do Flash MX e de outros produtos do Macromedia MX Studio, bem como muitas das aplicações e plug-ins amigáveis com o
Flash discutidos nesta edição.
Robert Reinhardt e Snow Dowd são proprietários de uma empresa de multimídia & criação em Los
Angeles chamada The Makers. Já fizeram diversos projetos para cinema e vídeos, sendo um dos mais recentes a criação de imagens
gráficas de pré-visualização e o site em Flash para o filme Dia de Treinamento.
Teorias da Comunicação - Este livro de 184 páginas, lançado pela
Editora Campus, tem como objetivo principal ajudar aos que necessitam conhecer o campo (de estudos) da Comunicação, fornecendo subsídios
teóricos adequados. Contém o que os autores chamam de instrução básica à teoria (e, por via de conseqüência, às distintas teorias)
da Comunicação.
Área que apresentava algumas carências em relação a uma bibliografia de produção brasileira,
embora tenha bons pensadores no cenário internacional que se dedicam a essa tarefa, a Teoria da Comunicação Social ganhou, em este
livro, um manual introdutório que preenche de vez esta lacuna. Os autores traçam um panorama das correntes teóricas do pensamento da
comunicação, passeiam pelos elementos de comunicação - os meios propriamente ditos - e mergulham nas diversas teorias da área.
Livro de leitura obrigatória nas disciplinas Teoria da Comunicação, História da Comunicação
e Antropologia e Comunicação e de leitura complementar nas disciplinas Comunicação e Marketing, Sistemas e Tecnologias da
Comunicação, Comunicação e Realidade Brasileira. Também é leitura recomendável para todos os profissionais e estudantes de
Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Radialismo e Produção Editorial.
"Todo estudante de Comunicação Social, para entender o porquê de sua futura profissão,
precisa conhecer como suas atividades influenciarão as pessoas", afirmou João Pedro Dias Vieira, Chefe do Departamento de Jornalismo
da Faculdade de Comunicação Social da UERJ.
"O público deste livro certamente não ficará restrito a professores da área de Teoria, mas
congregará os das diversas práticas do jornalismo, a saber: técnicas de rádio, TV, novas tecnologias, jornais e revistas.
Acredito que ele poderá servir de referência básica até mesmo para os cursos de pós-graduação pontuais que se espalham nas
universidades para atender a um mercado cada vez mais especializado. Penso até que outras disciplinas da área, como Assessoria de
Imprensa, poderiam utilizar-se do livro, pois para o professor é um instrumento que vai contribuir para fundamentar as aulas",
comentou Joëlle Rouchou, jornalista e pesquisadora da Casa de Rui Barbosa e professora da UniverCidade.
Aluizio Ramos Trinta é bacharel e licenciado em Letras pela antiga Faculdade Nacional de
Filosofia da Universidade do Brasil (atual UFRJ). Foi professor-leitor de Cultura Brasileira na Universidade de Toronto, no Canadá,
especializando-se em Comunicação no Center for Culture and Technology of the University of Toronto. É mestre em Letras/Lingüística
pela Faculdade de Letras e doutor em Comunicação e Cultura, ambos pela UFRJ.
Ilana Polistchuck é jornalista e mestre em Comunicação Social pela UFRJ. Editora de
publicações do Laboratório de Editoração do Depto. de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UERJ e professora da Faculdade de
Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá.
Criação sem Pistolão - O livro começa pela página 101. O autor Carlos Domingos parte do princípio de que seu público-alvo já
tem metade do necessário para trabalhar em criação: a própria vida. "E vida é a matéria-prima da propaganda", diz. E é para avançar
deste ponto em diante que ele usou de toda sua experiência para ajudar quem está começando na profissão.
O autor escreveu para a multidão de profissionais que, a cada ano, entra no mercado de
trabalho. O curso de Publicidade e Propaganda, segundo ele, é um dos mais concorridos nas faculdades brasileiras. "Se você pensar
que cada uma das mais de 300 faculdades de comunicação em todo o país forma, por ano, em média 50 pessoas, isto dá a impressionante
soma de 36 mil novos publicitários, a maioria querendo trabalhar em criação", afirma.
Nesta obra de 184 páginas, lançada pela Editora Campus,
Domingos conta o que é exigido de um criador em início de carreira; ensina o caminho das pedras para quem procura um estágio ou quer
ser contratado; dá dicas, conselhos que lhe foram passados por gênios do ramo e revela, ainda, qual é a postura necessária para se
manter numa agência, sobreviver aos cortes, ser valorizado pela equipe e respeitado pelos clientes. Ou seja, tudo o que um "calouro"
precisa para complementar o que foi aprendido na sala de aula.
Com prefácio de Nizan Guanaes, de início o livro levanta questões como "Você tem talento?" e
"Você tem perfil para trabalhar em criação?" e, mais adiante, abre polêmicas como "Atendimento x Criação" e "Anúncio visual ou com
texto?". Finaliza com "Agora esqueça tudo - quebrando as regras", em que trata da necessidade de conhecer o ofício, mas sem esquecer
que não existem regras quando o assunto é criação publicitária.
Arejado, divertido, inteligente e irreverente, o livro reflete a personalidade de um
profissional de criação que divide sua experiência no intuito de despertar talentos. "Como apaixonado pela propaganda criativa, cabe
a mim transmitir aos iniciantes esse espírito, o amor pelo ofício, e garantir a reprodução da espécie", completa Domingos.
Carlos Domingos é formado em Mercadologia pela ESPM. Passou pelas agências JWThompson,
WBrasil, MPM/Lintas e DM9DDB. Em dezembro de 1999, com Ana Lucia Serra e Tomás Lorente, fundou a age - atualmente, uma das agências
mais promissoras e desejadas do país, com clientes como Sony, Nike, Dell, MTV, Valor Econômico e MorumbiShopping. Desde 2001,
Carlos Domingos é colunista do Valor Econômico.
A Arte do Lucro - Um professor de estratégias e seu jovem pupilo. Os personagens,
criados por Adrian Slywortzky em seu novo livro, lançado em 11/2002 pela Editora Campus, são
usados para desvendar, de forma inovadora e perspicaz, as formas como uma empresa e seus concorrentes geram lucros. Em 23 aulas, David Zhao, o mestre Zen
estrategista, e Steve, o aluno, mergulham em princípios importantes, mas quase imperceptíveis, que podem determinar a diferença
entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.
Abordando as diversas opções que podem levar à lucratividade e desvendando os segredos
implícitos em cada uma delas, o autor trata do lucro gerado de 23 maneiras diferentes. Algumas delas através da inovação, de
soluções de clientes, no multiplicador, na marca, em produtos especializados, na liderança total, na pós-venda e na curva da
experiência.
Em cada capítulo, são apresentados paradigmas de lucratividade com modelos de negócios que
poderão ser melhor aplicados à cada uma estratégia. O autor levanta questões primordiais como "Quais desses modelos de lucro estão
em andamento em minha empresa? Posso identificar outros? Quais modelos de lucratividade possibilitariam a maximização dos lucros
neste ano? A minha empresa está alinhada no sentido de capitalizar a partir dos modelos de lucro em meu negócio? O que posso fazer
num curto espaço de tempo para intensificar o foco da minha empresa no lucro?".
Adrian mostra também um plano com medidas específicas para que a empresa melhore sua
estrutura nos primeiros 90 dias. No livro, há ainda exemplos extraídos do mercado atual e uma indicação eclética de leitura na área
de negócios, abrangendo desde Obvious Adams até Einstein's Dreams.
Neste livro de 232 páginas, traduzido por Deborah Hernandes, os conselhos do mestre Zhao
abrem novas perspectivas para a realidade dos negócios, com ensinamentos que podem ajudar uma empresa a ser bem-sucedida hoje e a
crescer amanhã. A animada troca entre o mentor e o pupilo é um grande aprendizado para executivos que queiram se capacitar para a
verdadeira arte do lucro.
Adrian Slywotzky é co-autor dos campeões de vendas A Estratégia Focada no Lucro
(Campus), Profit Patterns e How Digital is Your Business?, e autor de Migração do Valor (Campus). Formado pela Harvard
College, pela Harvard Business Scholl e pela Harvard Law School, é vice-presidente da Mercer e Management Consulting, Inc., empresa
de consultoria global de gestão, especializada no aumento dos lucros em mercados em mudança.
Física Conceitual - Tornar a Física acessível para todos. Esse é o objetivo do livro do autor norte-americano Paul G. Hewitt, que
já está na 9ª edição nos Estados Unidos, e é lançamento no Brasil pela Editora Artmed. Com caráter didático, a obra esclarece
conceitos dos princípios da disciplina, sem o uso de cálculos, que normalmente estão associados aos tradicionais textos. O livro é
voltado para estudantes, profissionais da área científica, bem como para professores.
Com uma edição inédita nesta área, em 4x4 cores e com capa dura, o título diferencia-se
também por apresentar teorias e conceitos da física por meio de analogias e imagens da vida real. "Dessa forma, o leitor adquire a
capacidade de compreender as equações, as fórmulas e todos os mecanismos práticos da matéria", enfatiza o autor. Além disso, o livro
apresenta um estilo de informal de texto, o que facilita sua leitura.
Um dos destaques desta edição é a inclusão de quadros com material esclarecedor que
complementa cada capítulo. Estas informações incluem curtos ensaios sobre tópicos tais como energia e tecnologia, rodas de trens,
fitas magnéticas e cartões de crédito. Outros quadros são dedicados a algumas coqueluches da pseudociência, como o poder dos
cristais, o efeito placebo, a rabdomancia e a terapia magnética.
O livro de 686 páginas traz ainda exercícios e problemas novos para serem discutidos
referentes aos assuntos abordados. Para o autor, a física discutida paralelamente com a resolução de problemas é um dos motivos do
baixo índice de matrículas no curso de física, se a carreira for comparada aos outros cursos na área científica. Na opinião Hewitt,
esta realidade sempre foi intolerável. "A física é a espinha dorsal de todas as outras disciplinas científicas", ressalta.
A Bookman é a divisão da
Artmed Editora voltada para a publicação de livros nas áreas de ciência e tecnologia. Seu
catálogo inclui títulos de administração, ciência da computação, economia, engenharia, matemática, química e turismo. |