Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0211bpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/12/02 22:10:53
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Publicações

Missão Crítica - Obtendo Vantagem Competitiva com os Sistemas de Gestão Empresarial - O custo final da implantação de sistemas de gestão empresarial em empresas brasileiras superam em 30% a 50% a estimativa inicial. Os resultados apontados pela Escola Politécnica da USP demonstram que falta planejamento e visão estratégica às companhias. Para auxiliar os profissionais envolvidos com tecnologia a mudar este cenário, o norte-americano Thomas Davenport elaborou este livro de 294 páginas, que chega ao Brasil pela Editora Bookman.

Diretor do centro de pesquisas Andersen Consulting Institute for Strategic Chande, localizado em Massachusets/EUA, o autor afirma que os sistemas de informação são inúteis a menos que proporcionem melhores informações e métodos de se fazer negócio. O objetivo do texto não é descrever os aspectos técnicos do projeto, mas mostrar a melhor maneira de as empresas atingirem suas metas de mercado com a utilização de soluções de ERP.

O autor fornecer subsídios para um melhor entendimento do que são os sistemas de gestão empresarial e de tudo aquilo que podem tornar realidade em uma organização. "Este livro é útil às organizações que estão realmente voltadas para a consecução da mudança estratégica e para a vantagem competitiva, estando, portanto, dispostas a empregar tempo e o dinheiro necessário à concretização desses objetivos. Contudo, seus conceitos também podem ser utilizados pelas empresas que buscam a implementação mais rápida e estratégica", ressalta.

Em nove capítulos, o autor apresenta informações pertinentes às pessoas ou organizações que possuem interesse pelo tema, estejam implantando este tipo de sistema ou já tenham este tipo de solução, mas desejam obter maior retorno. Os três primeiros capítulos do livro oferecem uma visão histórica dos sistemas, os benefícios de sua utilização e as dificuldades de implantação.

Os capítulos 4 e 5 descrevem as mudanças necessárias na organização para a utilização de um Sistema de Gestão Empresarial. O texto seguinte traz questões pertinentes a serem consideradas durante a implantação e as descreve por meio de casos de sucesso e fracasso. Já os capítulos 7 e 8 dão ênfase às mudanças de enfoque no uso das informações, bem como mudanças atuais e potenciais para cadeias de suprimentos. A parte final busca identificar possíveis desdobramentos futuros das soluções de gestão.

A Bookman é a divisão da Artmed Editora voltada para a publicação de livros nas áreas de ciência e tecnologia. Seu catálogo inclui títulos de administração, ciência da computação, economia, engenharia, matemática, química e turismo.

Ganhar mais & Trabalhar Menos - Parar de trabalhar demais e começar a trabalhar melhor é hoje um grande desafio para muita gente. Como chegar lá? Um bom começo é seguir os conselhos de Robert Kriegel, apontado pelo The New York Times como o  responsável por uma revolução na prática do desempenho.

Robert mostra em seu livro (tradução de Maurette Brandt, 264 páginas, Editora Campus) como é possível ter uma vida profissional mais equilibrada, inovando as regras e criando mais tempo para pensar e planejar.

Com base em muitas estratégias do tipo "menos é melhor", o autor apresenta idéias para reinventar o trabalho em situações comuns do dia-a-dia da empresa, tais como:
A regra dos 90%: uma atmosfera mais relaxada produz resultados melhores do que uma atmosfera tensa.
Diversão planejada: tempo livre obrigatório, sessões de liberdade para errar e disponibilidade para correr riscos.
Reavaliar a alta tecnologia: o correio eletrônico, os pagers e os telefones celulares às vezes acabam gerando mais trabalho.
Prevenção contra a auto-sabotagem: tentar prever tudo que pode levar um projeto a dar errado.

Com centenas de exemplos para tornar a vida no trabalho menos estressante e mais produtiva, Robert afirma que para ser bem-sucedido no mundo empresarial é preciso abrir mão de antigos hábitos e inovar sempre para elevar ao máximo os níveis de desempenho. À medida que os sistemas convencionais são postos em xeque, surgem novas e radicais soluções que propiciam, tanto à empresa quanto aos profissionais, mais progresso com menos esforço. "Trabalhar demais efetivamente funciona", diz ele no início de seu livro, "mas não é o único caminho para atingir metas e realizar sonhos."

Robert J. Kriegel, Ph.D., é um pioneiro nas áreas de desempenho humano e psicologia da mudança. Ex-treinador de atletas olímpicos e profissionais, é co-autor de Sacred Cows Make the Best Burgers e If Ain't Broke... Break it!

Garantia da Qualidade de Software - Este livro (328 páginas, Editora Campusinforma sobre os conceitos mais avançados de aplicação de um processo de garantia da qualidade de programas de computador na empresa, abordando as mais modernas metodologias existentes no mercado: RUP - Rational Unified Process; CMM - Capability Maturity Model; SWEBOK - Software Engineering Body of Knowledge e PMI - Project Management Institute.

Com uma linguagem simplificada e de fácil entendimento, este livro ajuda o leitor a assimilar gradualmente os aspectos mais relevantes envolvidos na implantação de um processo de garantia da qualidade de proagramas, estabelecendo uma visão corporativa de qualidade de programas e preparando a empresa para o desafio de incorporar esses conceitos no dia-a-dia.

Combinando visão acadêmica com realidade empresarial, o livro apresenta um modelo metodológico viável tanto para as empresas que nunca iniciaram um Software Process Improvement (SPI) quanto para as empresas que buscam atingir os níveis CMM 2 e 3. A busca pela viabilidade na aplicação das melhores práticas voltadas para garantia da qualidade de programas torna este livro uma peça-chave para fazer uma verdadeira revolução na empresa. Alguns tópicos abordados:

Processo de garantia da qualidade de programas;
Garantia da qualidade do processo (testes de verificação);
Garantia da qualidade do produto (testes de validação);
Gerenciamento do testware;
Estruturas de documentação;
Métricas da qualidade de programas;
Aplicações reais.

Alexandre Bartié é pós-graduado em Capacitação Gerencial pela FEA-USP e em Gestão Empresarial pelo Instituto Trevisan. É bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Santo André. Há 13 anos trabalha no gerenciamento de processos voltados para a qualidade e engenharia de programação, atuando em grandes empresas como Caixa Econômica Federal, Fininvest, Interclínicas, Johnson & Johnson, Itautec e Pirelli.

Aprenda Adobe Photoshop 7 com Experts - Em suas versões anteriores, este livro de 904 páginas (traduzido por  Marcos Vieira, Editora Campus) foi, por três vezes, ganhador do Prêmio PEI Cool² de melhor livro de Photoshop, organizado pela PEI Magazine, uma das mais prestigiosas publicações sobre imagens digitais e fotografia dos Estados Unidos.

Com todas as páginas coloridas e diversas ilustrações, este livro, pertencente à Adobe Press, é um dos guias oficiais da Adobe. As telas ilustrativas com demonstrações são todas para o Macintosh, mas a obra também atende quem utiliza o Windows. Com ela, os profissionais aprenderão a modificar imagens usando o Photoshop, obtendo boas digitalizações, trabalhando à vontade com as imagens e produzindo boas impressões finais de primeira qualidade.

Além de tratar dos problemas cruciais e corriqueiros de produção e pré-impressão, também aborda fotografia e imagens. É útil para os fotógrafos, ajudando-os a traduzir seu próprio entendimento das imagens para o mundo digital do Photoshop. A criação de imagem digital oferece ao fotógrafo um mundo de oportunidades, mas também cria armadilhas. E este livro traz todas as informações de que os profissionais de imagem e impressão precisam para otimizar seu trabalho.

"Se deseja realmente entender o gerenciamento de cores no Photoshop, este é o livro certo para você", comenta Mark Hanburg, cientista-chefe e arquiteto para o Adobe Photoshop, Adobe Systems Inc. "É muito raro que um livro seja realmente indispensável, mas, se deseja conhecer definitivamente como os profissionais usam o Photoshop, então este livro é fundamental para você", diz Steve Davey, em What Digital Camera, (5/2002).

David Blatner é escritor e consultor especializado em Adobe Photoshop e QuarkXPress e já escreveu diversos livros. Bruce Fraser é um renomado especialista em gerenciamento de cores e escreve regularmente para várias publicações especializadas e sites. É usuário do Photoshop desde que o programa foi lançado pela primeira vez como BarneyScan XP.

Legislação de Turismo - Este livro de 128 páginas não se limita a abordar a legislação aplicada aos prestadores de serviços turísticos. Ele se aprofunda também na análise dos antecedentes históricos do atual regime da atividade turística e na elaboração das leis brasileiras informativas da matéria.

Como fruto de um exame do mundo globalizado e sem fronteiras para a atividade turística, este livro também examina o direito internacional público e privado aplicável aos diversos aspectos do turismo. Examina, ainda, o código de ética mundial do turismo da OMT, devido à preocupação quanto ao relacionamento dos profissionais envolvidos no cotidiano do turismo.

A chamada legislação de turismo pode compreender desde um conjunto básico de normas comerciais mais utilizáveis no cotidiano,  relacionadas à venda de passagens ou viagens e prestação de serviços, até o exame sistêmico do Direito interno e externo, federais, estaduais e municipais, civis, trabalhistas, tributário e ambiental.

Com este livro, a Editora Campus amplia seu leque de títulos para professores e estudantes de graduação em Turismo, um público em franca expansão. Esta obra é também altamente recomendada como referência para profissionais de Turismo, um setor de negócios cada vez mais importante na balança comercial brasileira.

"O professor Bayard apresenta aqui todos os detalhes e meandros de nosso ordenamento jurídico no que se refere ao Turismo, enriquecendo sempre estas informações com comentários precisos e pertinentes. Temos certeza de que este livro é uma contribuição importante ao estudo de Legislação de Turismo no Brasil, e certamente se tornará o livro-texto de mais ampla adoção em nossas universidades", analisa Alexandre Agra Belmonte, magistrado e coordenador acadêmico do Instituto de Estudos e Pesquisas Jurídicas da UniverCidade.

Bayard Boiteux é atualmente diretor da Escola de Turismo da UniverCidade, preside o site Consultoria em Turismo, além de integrar o Conselho de Administração da Riotur. Dirige a primeira agência acadêmica de turismo do Rio de Janeiro, a Agência Acadêmica de Turismo da Cidade (Acadetur). É professor visitante de inúmeras faculdades de turismo no Brasil e no exterior, além de professor do MBA em Turismo da FGV e dos MBAs em Gestão Turística e Entretenimento da UCAM.

O Líder - Criminalidade descontrolada, desaparecimento dos empregos, esfacelamento da infra-estrutura e medo difuso em relação ao futuro. Este cenário de muita semelhança com a atual situação de algumas das principais capitais brasileiras é na verdade a descrição da cidade de Nova York em 1990, quando a Time publicou uma matéria de capa sob o título "O Apodrecimento da Big Apple". O artigo dizia ainda que 59% dos nova-iorquinos declararam na época que, se pudessem, abandonariam a cidade.

Em 1994, Rudolph Giuliani assumia como prefeito de uma Nova York aterrorizada com os números da violência. Somente naquele ano, houve 1.946 assassinatos. Oito anos depois, aclamado como Pessoa do Ano pela revista Time, Rudolph encerrava seu mandato com estatísticas impressionantes. Além de reduzir os assassinatos em 67%, a criminalidade total diminuiu em 57%. Na área de segurança pública, sua gestão ficou marcada pela adoção do programa de Tolerância Zero, combate a "pequenas" infrações que, como conseguiu comprovar, contribuem para a redução substancial da criminalidade. Toda a história da trajetória de sucesso de Rudolph e sua projeção global após o 11 de setembro estão nas páginas deste livro de 400 páginas (traduzido por Afonso Celso Cunha, Editora Campus), lançado simultaneamente no Brasil e nos EUA.

Rudy, a forma carinhosa como os nova-iorquinos tratam seu prefeito mais famoso, demonstra em seu  livro como os princípios que adota na condução de pessoas podem ser praticados com sucesso por todos que dirigem qualquer tipo de empreendimento. Mostra ainda como descobriu que todos os elementos formadores de sua carreira - desde sua atuação como assistente de um juiz notável, que exigia excelência e recompensava os excelentes com lealdade vitalícia, até sua campanha incansável como procurador federal contra o crime organizado - forjaram seu estilo de liderança e o prepararam para os desafios colossais que o esperavam como prefeito.

"A liderança - ensina Rudolph - "funciona nos dois sentidos: é um privilégio, mas também uma enorme responsabilidade. O líder deve desenvolver fortes crenças, expressar essas convicções e agir com base nelas, além de sempre prestar contas dos resultados" - princípios que ilustra com franqueza e coragem em todas as páginas deste livro. Ele jamais imaginara que, em 11 de setembro, essas qualidades de líder por ele descritas seriam submetidas a um teste tenebroso; contudo, nunca duvidou que acabaria superando o desafio.

"Por ter mais fé em nós do que nós mesmos; por ser corajoso quando necessário, rude nas circunstâncias certas, e terno sem ser piegas; por não descansar, não deixar de lado e não fugir da dor ao seu redor; Rudy Giuliani, Prefeito do Mundo, é a Pessoa do Ano da Time 2001", afirmou a revista Time.

Álgebra Linear para Cursos de Economia - Desenvolvido a partir da experiência dos autores em lecionar Álgebra Linear para os alunos do curso de graduação em Economia da PUC-Rio, este livro de 168 páginas, lançado pela Editora Campus, faz diversos paralelos entre teoria e as aplicações de interesse dos leitores. Muitas vezes, os assuntos são introduzidos através de exemplos e posteriormente é apresentada a formalização dos conceitos, com o necessário rigor matemático.

Com enfoque em um contexto onde o cálculo pode ser sempre realizado em computadores, geralmente através de rotinas de programação pré-programadas, a preocupação central deste livro está voltada para o mundo dos conceitos e das aplicações potenciais.

O ensino de Álgebra Linear desempenha um papel fundamental na formação básica de economistas. O estudo de espaços vetoriais é freqüentemente utilizado em Econometria, Teoria Econômica, Micro e Macroeconomia. Havia, entretanto, uma carência de um texto fundamental, com sólida base matemática e voltado para alunos do curso de Economia. Lacuna esta que vai ser preenchida por este livro, fazendo parte da bibliografia básica da graduação em Economia.

"Constatamos que os livros existentes eram direcionados a alunos dos cursos de engenharia ou de matemática. No primeiro caso, os exemplos e aplicações nos pareceram muito distantes do interesse de futuros economistas; no segundo, em geral, havia uma carência de exemplos de aplicações, o que poderia desmotivar os leitores interessados em Álgebra Linear como ferramenta para a solução de problemas do mundo real", dizem os autores.

"O livro é fruto, principalmente, do desafio de apresentar de maneira sólida os conceitos fundamentais da teoria e ao mesmo tempo motivar os alunos, por meio de exemplos práticos", diz Marcelo C. Medeiros, professor do Departamento de Economia da PUC-Rio.

Carlos Eduardo Pedreira é Ph.D. pelo Imperial College da Universidade de Londres e fez Engenharia Elétrica e mestrado pela PUC-Rio; é professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio, presidente fundador da Sociedade Brasileira de Redes Neurais e pesquisador do CNPq. Por sua vez, Regina Posternak é professora adjunta do Departamento de Matemática da PUC-Rio. Graduou-se e fez pós-graduação em Matemática na UFRJ e mestrado em Engenharia Elétrica na PUC-Rio. Leciona Álgebra Linear nos cursos de Economia e Informática da PUC-Rio.

As idéias que conquistaram o mundo - A difusão desigual da paz, da democracia e dos livres-mercados dos países ricos para os países mais pobres e as tendências predominantes excepcionalmente favoráveis aos Estados Unidos. Numa época de guerra e incerteza, Michael Mandelbaum mapeia, em As idéias que conquistaram o mundo, o conturbado movimento da humanidade em direção à esta tríade proclamada por Woodrow Wilson, há quase noventa anos.

Michael, um dos mais importantes pensadores da política internacional dos EUA, inicia sua fascinante abordagem pelos acontecimentos que marcaram o dia 11 de setembro de 2001. Os ataques, segundo ele, ao contrário do que muitos comentaristas afirmaram, não foram arautos de um novo mundo. Puseram, sim, em destaque, a ordem internacional do século XXI centrada no mercado. Uma realidade que exige fidelidade quase universal entre os países, não só porque todos vêem possíveis vantagens nela, mas porque não há alternativa viável.

O livro (traduzido por Jussara Simões, com 504 páginas, Editora Campus), dividido em três partes, trata os temas em ordem inversa: primeiro a ascensão dos mercados a uma posição predominante; depois, as mudanças impressionantes do papel da guerra e, por fim, os motivos e as conseqüências da supremacia da democracia e do livre-mercado. A partir das origens históricas do mundo, Mandelbaum leva o leitor a compreender o atual período histórico.

Mais que o reconhecimento de uma situação mundial um tanto quanto injusta, As idéias que conquistaram o mundo tem uma visão otimista das relações entre os povos, na medida que realça o valor das conquistas humanas que emergiram, de forma completa, há uma década, mas que estiveram em processo de criação durante dois séculos.

Michael Mandelbaum ocupa a cátedra Christian A.Herter de política internacional americana na School of Advanced International Studies da Universidade Johns Hopkins. É também senior fellow do Council on Foreign Relations. É autor ou co-autor de sete livros sobre política internacional.