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NOTÍCIAS 2002 - JOGOS
No Limite é a nova atração da BraSoft

Licenciado da Globo Marcas, é o segundo simulador de relacionamento em tempo real produzido pela BraSoft Studios

A BraSoft lançou mais um jogo inspirado em um grande sucesso da televisão brasileira. Depois de Big Brother Brasil, que apenas no mês de lançamento vendeu cerca de 40 mil cópias, é a vez de No Limite chegar às telas dos microcomputadores PC, com a mesma dose de adrenalina que manteve milhares de pessoas ligadas na telinha nos domingos à noite. Como no programa, o objetivo do jogador em No Limite é sobreviver a uma série de provas e desafios, conquistar os outros participantes para não ser eliminado e faturar um prêmio de R$ 500 mil.

Também como no programa da TV, chegar ao final não é nada fácil. As agruras de viver em um ambiente isolado e a convivência com os outros logo se manifestam e passam a ser tão determinantes como o êxito nas provas. Mas as dificuldades são apenas durante o jogo. "Fora desse ambiente, No Limite não provoca estresse: custa só R$ 29,90 e roda bem em microcomputadores com processador Pentium 166 MHz ou equivalente", afirma a distribuidora.

No Limite também não exige experiência de jogo. Sua interface merece o título de amigável, e mesmo usuários que nunca jogaram um simulador de relacionamento em tempo real se saem bem já nos primeiros cliques do mouse.

Personagens - Para começar, o jogador deve escolher um entre os doze participantes da disputa, cada um com personalidade e características diferentes. O analista de sistemas Akira, por exemplo, é tímido e só faz atividades físicas uma vez por semana. Carlão é um salva-vidas convencido e Edu é um criativo professor de educação física. Para ganhar os R$ 500 mil, a teimosa jornalista Ana Paula terá de vencê-los e aos outros personagens, entre eles, uma modelo arrogante, uma professora primária solidária e um surfista individualista. Ainda tem pela frente um roqueiro extrovertido, uma afável dona de casa, uma estudante de moda que adora dançar e uma fisioterapeuta que passa o tempo fazendo origamis.

A personalidade de cada um dos participantes determina as suas características no início do jogo (energia, habilidade e motivação) e a sua pré-disposição para  realizar ou não determinadas ações. Vale lembrar que todas as características do personagem possuem um valor-base inicial e este valor é determinado pelo conjunto de peculiaridades das personalidades de cada participante.

Feita a escolha do personagem, o programa elege aleatoriamente sua equipe. Isto é, numa partida o Edu, por exemplo, pode estar na Equipe Sol e em outra oportunidade pode fazer parte da Equipe Lua. Imediatamente após, o usuário tem acesso ao modo de sobrevivência do jogo. Ou seja, poderá circular pelo ambiente do jogo, procurando alimentos e objetos úteis.

Interação - Enquanto explora as redondezas do acampamento, o jogador encontrará os demais participantes, com os quais poderá interagir através de ações. Pode conversar, contar piada, elogiar, paquerar, fazer complô, fofocar, xingar, jogar baralho ou dar objetos. Só não deve deixar de se relacionar pois no jogo No Limite conquistar o grupo pode ser vital para a permanência e tão importante quanto vencer uma prova.

Por falar em prova, nesse jogo da BraSoft o usuário não precisará degustar olhos de cabra, mas terá que vencer outros desafios se quiser sobreviver à experiência. Na primeira etapa, uma equipe disputa contra a outra, sendo que a equipe derrotada na prova indica secretamente um dos seus integrantes para deixar o jogo. O participante que tiver o maior número de votos é eliminado, e esse sistema de competição entre as equipes acontece até que uma delas tenha apenas dois integrantes.

A partir daí, as equipes Sol e Lua formam um único grupo, as provas passam a ser individuais e apenas quem vencer terá imunidade. Os outros serão votados pelos companheiros e aquele que tiver o maior número de votos deixará a competição. Nessa hora, se o personagem escolhido pelo jogador ainda estiver no acampamento, ele pode começar a sonhar com seu prêmio. Ele estará a um passo da semifinal, disputada quando restarem quatro participantes, e da grande final, que terá uma prova para os dois últimos integrantes.

Quanto aos prêmios por vencer as provas, começam pelo direito a uma fogueira para preparar os alimentos e manter o acampamento aquecido, passam pelo sal, rede de pesca e terminam em um jogo de baralho, que melhora o relacionamento e aumenta a motivação. Já nas provas individuais, a ordem dos prêmios é aleatória e pode contemplar com um cubo mágico, uma carta enviada por parentes e uma barra de chocolate.

Desafios - Além das provas de imunidade, o jogador tem os nervos, a garra e a saúde testados durante todo o tempo de jogo. Quer dizer, sobreviver ao dia-a-dia no acampamento já é uma batalha. Os alimentos, por exemplo, são o bem mais importante do jogo No Limite, e podem ser obtidos no estoque ou coletados pelo caminho (no caso dos cocos). O jogador também pode pescar ou caçar. Para pescar, ele conta com uma vara, e para caçar ele precisa fazer uma lança, com uma árvore específica. Quanto mais comida, mais poderá manter sua energia alta e ter um bom desempenho nas provas. E se dividir os alimentos conquistados, também poderá melhorar seu relacionamento com o grupo.

Saber a hora de descansar e de beber água para recuperar a energia também é fundamental. Já o nível de habilidade pode ser melhorado ao fazer uma lança ou brincar com o cubo mágico, enquanto ser bem sucedido numa caçada pode aumentar a motivação. Vale lembrar que os níveis de energia, habilidade e motivação influenciam na velocidade com que as ações são executadas, e quanto maiores forem essas características, maiores são as chances de sucesso de determinadas ações.

Enfim, como no programa da TV, será uma equilibrada combinação de fatores que garantirá a vitória. A vantagem é que, ao contrário da vida real, se o usuário quiser sair do acampamento, ele pode. O jogo é gravado automaticamente após cada dia que passa no acampamento de No Limite, e o usuário pode dar uma voltinha, respirar outros ares e voltar renovado.

Destinado a jogadores a partir dos 16 anos de idade, o programa requer, no mínimo, processador Pentium 166 MHz ou equivalente, Windows 95/98/2000, DirectX 8.0 ou
superior, 32 MB de memória RAM, placa de Vídeo SVGA 2 Mb compatível com DirectX e placa de som (opcional) compatível com DirectX.