NOTÍCIAS 2002 - JOGOS
No Limite é a nova atração da BraSoft
Licenciado da Globo Marcas, é o segundo simulador de relacionamento em tempo real
produzido pela BraSoft StudiosA
BraSoft lançou mais um jogo inspirado em um grande sucesso da televisão brasileira. Depois
de Big Brother Brasil, que apenas no mês de lançamento vendeu cerca de 40 mil cópias, é a vez de No Limite chegar às
telas dos microcomputadores PC, com a mesma dose de adrenalina que manteve milhares de pessoas ligadas na telinha nos domingos à
noite. Como no programa, o objetivo do jogador em No Limite é sobreviver a uma série de provas e desafios, conquistar os
outros participantes para não ser eliminado e faturar um prêmio de R$ 500 mil.
Também como no programa da TV, chegar ao final não é nada fácil. As agruras de viver em um
ambiente isolado e a convivência com os outros logo se manifestam e passam a ser tão determinantes como o êxito nas provas. Mas as
dificuldades são apenas durante o jogo. "Fora desse ambiente, No Limite não provoca estresse: custa só R$ 29,90 e roda bem em
microcomputadores com processador Pentium 166 MHz ou equivalente", afirma a distribuidora.
No Limite também não exige experiência de jogo. Sua interface merece o título de
amigável, e mesmo usuários que nunca jogaram um simulador de relacionamento em tempo real se saem bem já nos primeiros cliques do
mouse.
Personagens - Para começar, o jogador deve escolher um entre os doze participantes da
disputa, cada um com personalidade e características diferentes. O analista de sistemas Akira, por exemplo, é tímido e só faz
atividades físicas uma vez por semana. Carlão é um salva-vidas convencido e Edu é um criativo professor de educação física. Para
ganhar os R$ 500 mil, a teimosa jornalista Ana Paula terá de vencê-los e aos outros personagens, entre eles, uma modelo arrogante,
uma professora primária solidária e um surfista individualista. Ainda tem pela frente um roqueiro extrovertido, uma afável dona de
casa, uma estudante de moda que adora dançar e uma fisioterapeuta que passa o tempo fazendo origamis.
A personalidade de cada um dos participantes determina as suas características no início do
jogo (energia, habilidade e motivação) e a sua pré-disposição para realizar ou não determinadas ações. Vale lembrar que todas
as características do personagem possuem um valor-base inicial e este valor é determinado pelo conjunto de peculiaridades das
personalidades de cada participante.
Feita a escolha do personagem, o programa elege aleatoriamente sua equipe. Isto é, numa
partida o Edu, por exemplo, pode estar na Equipe Sol e em outra oportunidade pode fazer parte da Equipe Lua. Imediatamente após, o
usuário tem acesso ao modo de sobrevivência do jogo. Ou seja, poderá circular pelo ambiente do jogo, procurando alimentos e objetos
úteis.
Interação - Enquanto explora as redondezas do acampamento, o jogador encontrará os
demais participantes, com os quais poderá interagir através de ações. Pode conversar, contar piada, elogiar, paquerar, fazer complô,
fofocar, xingar, jogar baralho ou dar objetos. Só não deve deixar de se relacionar pois no jogo No Limite conquistar o grupo
pode ser vital para a permanência e tão importante quanto vencer uma prova.
Por falar em prova, nesse jogo da BraSoft o usuário não precisará degustar olhos de cabra,
mas terá que vencer outros desafios se quiser sobreviver à experiência. Na primeira etapa, uma equipe disputa contra a outra, sendo
que a equipe derrotada na prova indica secretamente um dos seus integrantes para deixar o jogo. O participante que tiver o maior
número de votos é eliminado, e esse sistema de competição entre as equipes acontece até que uma delas tenha apenas dois integrantes.
A partir daí, as equipes Sol e Lua formam um único grupo, as provas passam a ser individuais
e apenas quem vencer terá imunidade. Os outros serão votados pelos companheiros e aquele que tiver o maior número de votos deixará a
competição. Nessa hora, se o personagem escolhido pelo jogador ainda estiver no acampamento, ele pode começar a sonhar com seu
prêmio. Ele estará a um passo da semifinal, disputada quando restarem quatro participantes, e da grande final, que terá uma prova
para os dois últimos integrantes.
Quanto aos prêmios por vencer as provas, começam pelo direito a uma fogueira para preparar
os alimentos e manter o acampamento aquecido, passam pelo sal, rede de pesca e terminam em um jogo de baralho, que melhora o
relacionamento e aumenta a motivação. Já nas provas individuais, a ordem dos prêmios é aleatória e pode contemplar com um cubo
mágico, uma carta enviada por parentes e uma barra de chocolate.
Desafios - Além das provas de imunidade, o jogador tem os nervos, a garra e a saúde
testados durante todo o tempo de jogo. Quer dizer, sobreviver ao dia-a-dia no acampamento já é uma batalha. Os alimentos, por
exemplo, são o bem mais importante do jogo No Limite, e podem ser obtidos no estoque ou coletados pelo caminho (no caso dos
cocos). O jogador também pode pescar ou caçar. Para pescar, ele conta com uma vara, e para caçar ele precisa fazer uma lança, com
uma árvore específica. Quanto mais comida, mais poderá manter sua energia alta e ter um bom desempenho nas provas. E se dividir os
alimentos conquistados, também poderá melhorar seu relacionamento com o grupo.
Saber
a hora de descansar e de beber água para recuperar a energia também é fundamental. Já o nível de habilidade pode ser melhorado ao
fazer uma lança ou brincar com o cubo mágico, enquanto ser bem sucedido numa caçada pode aumentar a motivação. Vale lembrar que os
níveis de energia, habilidade e motivação influenciam na velocidade com que as ações são executadas, e quanto maiores forem essas
características, maiores são as chances de sucesso de determinadas ações.
Enfim, como no programa da TV, será uma equilibrada combinação de fatores que garantirá a
vitória. A vantagem é que, ao contrário da vida real, se o usuário quiser sair do acampamento, ele pode. O jogo é gravado
automaticamente após cada dia que passa no acampamento de No Limite, e o usuário pode dar uma voltinha, respirar outros ares
e voltar renovado.
Destinado a jogadores a partir dos 16 anos de idade, o programa requer, no mínimo,
processador Pentium 166 MHz ou equivalente, Windows 95/98/2000, DirectX 8.0 ou
superior, 32 MB de memória RAM, placa de Vídeo SVGA 2 Mb compatível com DirectX e placa de som
(opcional) compatível com DirectX. |