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NOTÍCIAS 2002

Volkswagen usa fábrica virtual

E reduz em 50% o tempo de instalação de linhas e lançamento de produtos

A Volkswagen do Brasil reduziu de quatro para dois anos a implantação de novas linhas de produção e o lançamento de seus projetos no País. Isso foi possível com o uso de avançados programas que simulam virtualmente desde o conceito até o comportamento físico da linha de montagem do veículo. A fábrica Anchieta, instalada em São Bernardo do Campo (SP), foi a primeira unidade beneficiada com o novo sistema, utilizado para implantar a linha de produção do Polo, carro de plataforma mundial lançado em 4/2002 no mercado nacional.

Engenheiros da Volkswagen usam programas que simulam a linha de produção dos veículos

Com o programa Simple++ (Simple Plus Plus), pode-se simular o funcionamento da fábrica e mostrar diversas situações que podem ocorrer durante o processo. "Antes da implantação da linha, já temos noção de como ela irá se comportar", conta Carlos Daniel Kibrit, engenheiro de processos responsável pela aplicação da simulação virtual na VW Brasil.

Para montar a fábrica virtual, a área de Engenharia de Manufatura, que coordena a instalação de novos equipamentos e linhas de produção, utiliza, além do Simple++, os programas Catia, que traz o produto em dimensões e parâmetros reais para introduzi-lo na linha de produção virtual, e o Rob Cad, estação de simulação que prevê todos os movimentos e calcula o tempo de operação dos robôs e equipamentos na montagem dos veículos.

Todos esses aplicativos permitem uma integração muito maior entre as áreas de Engenharia do Produto, que cuida do projeto de um novo veículo, e de Manufatura, responsável pela criação da sua linha de montagem. "É a chamada engenharia simultânea, que torna possível o planejamento da linha de produção durante o desenvolvimento do produto", declara Carlos.

Tecnologia de ponta - Além de usar modernos programas de simulação virtual na sua instalação, a linha de montagem do Polo introduziu as mais avançadas tecnologias da indústria automobilística mundial, com alto nível de automatização e modernidade – são 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada, entre outros avanços.

Outra mudança importante foi a introdução de uma nova mentalidade no ambiente de trabalho. Os empregados da linha de produção do Polo passaram por completa reciclagem técnico-comportamental e receberam treinamento de alta qualidade dentro e fora do País. O objetivo da montadora foi reforçar a necessidade de evolução profissional e incentivar o comprometimento de todos empregados.