NOTÍCIAS 2002
Publicações
|
Link - Na edição de 7/2002, a revista
mensal da Plano Editorial sobre as comunicações corporativas destaca o acirramento da competição entre as operadoras de
telecomunicações em longa distância, mostrando que, apesar das armadilhas, administradores atentos podem obter economias de até
30% em suas contas. Outro tema da publicação é o reaquecimento do mercado
de banda de comunicação sob demanda, em face da crise econômica que leva os clientes a evitar a contratação de banda que fica
ociosa a maior parte do mês. Há também um perfil das operações da CTBC, uma análise sobre a verdadeira função dos firewalls, o
problema das paradas do sistema de computadores e telecomunicações nas empresas e a crescente contratação de "invasões
consentidas" como teste dos sistemas. |
O Meu Próprio Negócio - Hora de mudar de vida e abrir o próprio negócio. Qual o
primeiro passo? Como definir estratégia, escolher qual nicho atender em detrimento de outros, que produtos lançar, que serviços não oferecer...? Várias são as perguntas
e os desafios a enfrentar, entre eles o auto-conhecimento para identificar habilidades no trabalho que satisfaçam necessidades de
pessoas e mercados. O mapa para percorrer com sucesso o caminho dessa empreitada foi minuciosamente descrito por Rogério Chér nesse
livro de 320 páginas, recém-lançado pela Negócio Editora.
Ele reúne em seu livro toda experiência adquirida desde que fundou a primeira Empresa Júnior
no Brasil. Este é um guia prático para habilitar empreendedores que queiram trabalhar por conta própria. É também um aliado para
reforçar os fundamentos da iniciativa empresarial e aprofundar os conhecimentos das ferramentas de gestão para administrar pequenas
empresas. O resultado é uma obra que é útil tanto para aqueles que pretendem abrir seus próprios negócios quanto para os que já são
empreendedores.
No primeiro caso, através de uma conversa informal e pessoal com o leitor, o autor dá
conselhos e orienta. Analisa a circunstância adequada de vida para empreender, o apoio da família, a escolha do ramo e do sócio.
Ressalta ainda a importância da experiência anterior em relação ao ramo de negócios pretendido.
O livro também dá dicas e serve de apoio para quem já está no mercado ao abordar aspectos
importantes de gestão tais como o Regime Tributário, a natureza jurídica da empresa, a montagem do Plano de Negócios, o planejamento
orçamentário e o fluxo de caixa, sempre considerando a realidade e o ambiente brasileiro.
"Ao escrever este livro, Rogério Chér atuou como empreendedor. Foi capaz de unir sonho e
ação, teoria e prática, vivência pessoal e experiência de terceiros", observa Marcelo Marinho Aidar (professor de Empreendedorismo
da FGV/São Paulo). "Admirável que um profissional como ele consiga tempo e qualidade de texto para publicar um livro como este",
cita João Bosco Lodi (consultor, ex-professor da FGV e autor de vários de livros de Administração). "O convite a refletir e planejar
é o grande benefício desta leitura", comenta Marília Rocca (diretora-geral da Endeavor Brasil).
Rogério Chér é administrador de
empresas, formado pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Comércio Internacional pela Universidade de São Paulo (USP) e
especialização em Estratégia e Empreendedorismo, pela FGV. Fundador e primeiro
presidente da Empresa Júnior da FGV; professor em diferentes instituições de
ensino nas disciplinas de Empreendedorismo e Gestão de Novos Negócios, é sócio da
Empreender Desenvolvimento de Negócios e diretor executivo da Total Trading. É autor dos
livros A Gerência das Pequenas e Médias Empresas e Abrindo com Sucesso o Próprio Negócio.
Liderando para o alto - O destino de um líder muitas vezes depende das ações de seus
subordinados. Isso vale para todos os campos de atividade sejam eles corporativos, políticos ou comunitários. Um bom exemplo é a
campanha presidencial do democrata Bill
Bradley que concorreu com o vice-presidente Al Gore nas eleições primárias para presidente dos EUA, em 2000. Bradley acabou
derrotado e, entre as causas, estava uma série de erros que poderiam ser evitados, incluindo sua relutância em responder às críticas
agressivas feitas por seu opositor. A falta de habilidade dos assessores de Bradley pode ter contribuído para a derrota do
candidato. Caso tivessem transmitido de modo incisivo o que o candidato precisava ouvir, mesmo que este não aceitasse os conselhos,
todos poderiam ter-se saído melhor.
Nesse livro de 350 páginas, recém-lançado pela Negócio Editora, o professor Michael Useem
demonstra, a partir de oito histórias verídicas, que os líderes da atualidade não são apenas chefes, mas pessoas de iniciativa, que
assumem uma posição mesmo quando não lhes é atribuída responsabilidade.
Dos generais da Guerra Civil americana, que desrespeitaram e transmitiram informações
erradas a seus comandantes com conseqüências trágicas para ambos os lados, aos profetas Moisés, Abraão e Samuel do Antigo
Testamento, que intercederam perante a autoridade suprema, o autor analisa no livro 16 pessoas que estiveram diante de um desafio
crítico do qual muito dependiam.
Liderar para o alto não é o mesmo que administrar. Administrar é gerenciar o escritório;
liderar ao alto é assumir responsabilidades e exceder o que é esperado de uma pessoa. À medida que as hierarquias em toda parte
perdem muito de sua rigidez, uma liderança que vai além em todos os níveis torna-se mais possível – e mais necessária. O livro é um
chamado para a ação. Ensina a aproveitar o melhor da natureza das pessoas e oferece um roteiro pragmático para obter tal fim.
"Ensinar seu chefe é a coisa mais importante de que toda pessoa, na área empresarial, no
governo ou no setor das entidades sem fins lucrativos, precisa se inteirar. Liderando para o Alto é leitura obrigatória para
todos", comenta Leonardo A. Lauder, presidente do conselho de Estée Lauder Companies, Inc.
Michael Useem é professor de Administração e membro do Conselho do Centro para Liderança e
Transformação da Wharton School (Universidade da Pensilvânia). É autor de O Momento de Liderar (Negócio Editora, 1999) e
editor da revista eletrônica Warthon Leadership Digest.
Multivarejo na Próxima Economia - Neste livro dos consultores Marcos Gouvêa de
Souza e Alberto Serrentino, publicado pela Person Education do Brasil, são apresentadas as novas tendências do varejo. As
transformações que estão definindo os rumos do varejo são responsáveis pela configuração de uma economia estruturada na tecnologia e
caracterizada por constantes mudanças de comportamento do consumidor global.
Essa nova realidade, limitada pelas relações de poder entre produção e distribuição e pela
concentração dos negócios, é o tema principal do livro, resultado de 13 anos de trabalho da consultoria Gouvêa de Souza & MD, que
atua em diversos segmentos, promovendo pesquisas, congressos, seminários e viagens internacionais de estudo, contribuindo para o
desenvolvimento do varejo no País. Os autores analisam a evolução do comércio mundial, abordam diretrizes que determinarão o futuro
do setor e apresentam o conceito de Multivarejo como a reunião de elementos e estratégias que deverão nortear o segmento na
Próxima Economia.
Dividido em cinco tópicos, o livro começa com uma análise detalhada do comportamento do
consumidor atual, enfocando sua relação com produtos, marcas e lojas e os elementos que influenciam sua decisão na hora da compra.
Em seguida, os consultores discutem os reflexos ocorridos no mercado varejista global e os principais elementos estruturais que
determinaram a recente evolução dos negócios. Nesse capítulo, são analisados fatores como o aumento da competitividade, o processo
de consolidação no mercado varejista, a globalização do setor e a nova polarização, caracterizada pelo aparecimento dos novos
formatos em varejo-razão, varejo-emoção e varejo conveniência.
Na terceira parte, os autores detalham o conceito de Próxima Economia, enfocando as
transformações no ambiente econômico, o comportamento dos consumidores e o impacto da tecnologia da informação, como elementos
estratégicos para definir os rumos do comércio mundial. No quarto tópico é apresentada uma retrospectiva da evolução do varejo nos
mercados desenvolvidos e no Brasil. A análise começa na década de 1970 e vai até o final dos anos 90, extraindo de cada período os
elementos que concentraram maior ênfase por parte das empresas varejistas na busca de diferenciais competitivos.
O grande destaque da publicação é a apresentação dos elementos que caracterizam o conceito
de Multivarejo, detalhando a influência de cada um no modelo que deverá nortear as estratégias das empresas para sobreviverem em um
cenário caracterizado por um varejo mais competitivo e mutável.
Entre entre os fatores analisados, pode-se destacar os conceitos de:
Multicanal
– necessidade de voltar-se para o cliente e atendê-lo onde, quando e como ele quiser comprar;
Multimobilidade
– a Internet móvel proporciona oportunidades na operação do varejo e na maneira de comunicar-se e relacionar-se com o consumidor;
Multivarejo-nação
– a exponenciação da globalização no varejo, gerando conglomerados que operam multiformatos em diferentes mercados, perdendo a
conotação nacional de seu país de origem;
Multiparcerias
– a nova cultura no varejo global, em que a velocidade, redução de custos e otimização de recursos levam empresas a novos padrões de
concorrência e de relacionamento com fornecedores, parceiros e concorrentes;
Multiexperiência
– a reinvenção da loja e a revisão do conceto de ponto-de-venda para o ponto de experiência;
Multiunicidade
– o novo relacionamento com o cliente e desafio de fazer com que ele perceba-se único;
Multitalento
– cultura, valores, valorização e gestão de talentos na busca pela diferenciação.
O livro termina abordando o tema branding, com uma reflexão sobre as fronteiras do
varejo, que se tornam progressivamente mais abrangentes e indefinidas, num processo onde o grande desafio é determinar os
instrumentos para a reinvenção do negócio do varejo no Brasil.
Lâmina do Tempo - Com 160 páginas, a obra da Ateliê Editorial, escrita pelo médico
Moacyr Moreira e lançada em 5/2002, é um livro de contos, que trata das relações dos personagens com o tempo. Relações permeadas por
amores, amizades, conflitos familiares, rupturas e sintonias. "São 25 textos escritos ao longo de quase dez anos, que levam o leitor
a encarar seus sentimentos mais diversos, diante desta entidade que nos cerca e por vezes apavora, por outras nos alenta: o tempo",
comenta Moacyr.
O autor, de 29 anos de idade, além de escritor, é médico e compositor. Especialista em
psicanálise da infância e adolescência, Moreira atua no Setor de Adolescência do Departamento de Pediatria da Universidade Federal
de São Paulo (Unifesp).
Deus 2 - A Graça Continua - O Espaço Realejo Livros promove em 17/8/2002, a partir
das 18h00, em suas instalações no 2º piso do Shopping Parque Balneário (2º Av. Ana Costa 549, bairro do Gonzaga) o lançamento em
Santos/SP de outro livro de Laerte, cartunista da Folha de São Paulo e criador dos Piratas do Tietê, Overman e
Los 3 Amigos. Ele autografa a obra publicada pela Editora Olho d’Água, com os personagens São Pedro, Gabriel e seu talk
show, Diabo e Buda – todos em histórias com gênesis, meio e fim.
Parcerias - A Future Publishing, considerada a maior editora de revistas de
informática do mundo, firmou em 7/2002 contrato de licenciamento com a Digerati Editorial,
empresa responsável por diversas publicações dirigidas para as áreas de informática, ciência e tecnologia em circulação no mercado
nacional. Com o licenciamento, a revista PC Brasil da Digerati passará a usar o conteúdo da revista PC Plus. O
contrato ainda prevê a publicação de alguns dos títulos da Digerati na Inglaterra.
Segundo Alessandro Gerardi, diretor geral da Digerati Editorial, "existe ainda a
possibilidade de a Future Publishing investir na empresa assim que a legislação para entrada de capital estrangeiro for promulgada".
Fundada na Inglaterra, em 1985, a Future Publishing mantém mais de 80 revistas em
circulação, e emprega mais de 1.100 pessoas com escritórios em Londres, São Francisco, Nova Iorque, Paris e Milão. A Digerati
Editorial atua desde 1997 no mercado editorial e atualmente é responsável por revistas de informática que chegam às mãos de mais de
500 mil leitores/mês, como Geek, Click, Top Games, Arquivo Linux, DVD ROM, The Webmasters, Hacker, Meu Computador e
E-Learning.
Em 6/2002, o portal Cidade Internet também
firmou parceria com a Digerati, passando a disponibilizar a versão para Internet de todas as revistas dessa editora. O primeiro dos
portais, o da revista Geek, entrou na Web imediatamente.
Para Andrea Leal, gerente de mercadologia da Cidade Internet, "a parceria enriquece o leque
de opções já oferecido ao usuário, que também passa a ter acesso às notícias e reportagens sobre informática e tecnologia,
principais temas abordados pelas publicações da editora". Ela enfatiza, ainda, que esse é apenas o primeiro passo para uma maior
abrangência de foco do portal, já que a intenção é aumentar, gradativamente, o alvo alcançado pelo conteúdo da Cidade Internet”.
Alessandro, por sua vez, lembra que "a parceria vem incrementar a disponibilidade de informação aos nossos leitores, que agora
poderão acompanhar boa parte do conteúdo de suas revistas prediletas, além de conferir as últimas notícias do setor e detalhes
exclusivos selecionados pelas redações especialmente para as versões digitais".
Lançada em 1998, a revista Geek é uma alternativa para as pessoas que querem saber
mais sobre tecnologia e seus efeitos, por meio de um tratamento diferenciado da informação. Desde o lançamento, vem conquistando
novos e fiéis leitores, a grande maioria de homens (82%), entre 21 e 30 anos, mais da metade (54%) com renda familiar entre 11 e 15
salários mínimos, aficionados por tecnologia, mas não necessariamente especialistas no assunto. Cada edição da revista chega às
bancas acompanhada de um CD-ROM contendo programas e arquivos para diferentes tipos de computadores e sistemas operacionais. |