NOTÍCIAS 2002
Bips
Campanha - A maior campanha latino-americana em prol da segurança do trabalho será lançada em 22/8/2002 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Social da Indústria
(Sesi). A solenidade de lançamento será presidida pelo presidente da CNI e diretor do Sesi Nacional, Carlos Eduardo Moreira
Ferreira, a partir das 9h00, na sede da CNI, com presença do diretor-superintendente do Sesi Nacional, Rui Lima do Nascimento,
além de empresários, autoridades, personalidades e especialistas.
Coordenada pela Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes, tem como alvo
principal os empresários, pela sua influência decisiva na administração dos processos produtivos e
sua importância como formadores de opinião. Incluindo endereço próprio na Internet e
objetivando sempre a redução de riscos de acidentes do trabalho na indústria brasileira, a campanha de 2002 enfatizará três doenças
crônicas não transmissíveis que apresentam altos coeficientes de mortalidade em adultos: sedentarismo, hipertensão e diabetes.
A iniciativa dá seqüência às campanhas nacionais anuais da CNI/Sesi, iniciadas em 1997, para
ajudar o País a diminuir os acidentes e doenças laborais e a atenuar a sua gravidade. Em 2000 (últimos dados disponíveis do MTE)
aconteceram no Brasil 3.094 óbitos (mais de 8,5 por dia) e 14.999 casos de invalidez permanente, decorrentes de 376.240 acidentes
oficialmente registrados; que causaram ao País prejuízos da ordem de R$ 23,6 bilhões - equivalentes a 2,2% do PIB. Aqui, ocorrem por
ano 14,3 acidentes para cada 100 mil trabalhadores, ao passo que esse índice é de 7,6 na França; 5,5 na Alemanha; 4,2 na Finlândia e
2,7 na Suécia.
Comparando a situação atual com a de 30 anos atrás, quando eram registrados 3 vezes mais
acidentes para uma massa trabalhadora 70% menor, Carlos Eduardo lembra que, através da atuação prevencionista de várias décadas e
das campanhas de caráter nacional iniciadas em 1.997, o sistema CNI/Sesi/Senai/IEL ajudou muito o País a estar longe dos números
catastróficos da década de 70, que colocavam o Brasil como um dos países mais geradores de acidentes de trabalho. "Mas ainda há
muito para ser feito: apenas 3% das empresas no País têm serviço adequado em segurança do trabalho", acrescenta.
Obras de arte - E já que o assunto é segurança e prevenção, registre-se que durante o
maior evento de arte da América Latina, o IX Salão de Arte e Antiguidades – de 17 a 25/8/2002, no clube paulistano A Hebraica – a
Divisão de Especialidades Químicas da DuPont do Brasil apresenta seu Agente Extintor Limpo FE-36. Usado pela família de extintores
de incêndio, da empresa Bucka Spiero, é considerado ideal para ações de combate ao fogo em museus e outros locais que abrigam
acervos culturais, uma vez que não danifica obras de arte quando é necessária a sua aplicação.
A linha foi homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), e desenvolvida
especialmente para que seu conteúdo não ocasione reações químicas com tintas, telas e outros materiais utilizados por artistas
plásticos, além de não ocasionar ação corrosiva ou condutiva. Ela pode também ser usada em ações de prevenção e combate a incêndios
em diversas classes – madeiras, papel e fibras em geral; produtos líquidos e inflamáveis em geral; e equipamentos energizados.
Extintor com o agente limpo desenvolvido
pela DuPont
PlugUse - A rede varejista de produtos de informática e telecomunicações
PlugUse inaugurou no dia 14/8/2002 a sua décima loja, no centro de compras Metrô Tatuapé, na
capital paulista. Além das lojas físicas em São Paulo e Campinas, conta com uma loja virtual na Internet, que entrega produtos em
todo o Brasil. Em 2002, o site passou a contar com novos serviços e ferramentas que proporcionam ao consumidor acesso mais rápido e
navegação mais intuitiva.
O consumidor pode usar novas formas de pagamento como o boleto de cobrança e a transferência
de valores, além de depósito bancário e cartão de crédito, já oferecidos no site, tudo certificado pela VeriSign, diz o gerente de
mercadologia Marcelo Tavano. O site conta com mais de cinco mil produtos de tecnologia e faz promoções exclusivas de alguns itens
não encontráveis nas lojas. Há também a seção News, com as últimas informações a respeito das novas tecnologias. E, após a compra, o
consumidor pode acompanhar pela Web o estado do seu pedido, até a entrega.
A divisão PlugUse Business, setor de venda às empresas, estreou em 2002 no site a fim de
atender micro, pequenas e médias empresas, oferecendo planejamento e facilidades para implantação de redes internas, loja fácil etc.
O convite para a abertura da nova loja
paulistana de informática
|