Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0208c053.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/28/02 22:40:50
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Decifra-me ou me esqueça

Luiz Renato Roble (*)
Colaborador

Uma loja, para ser comunicativa e sedutora, deve apresentar uma grande visibilidade para quem trafega pela rua de carro e também, uma boa legibilidade para Luiz Renato Roblequem caminha pela calçada ou, dependendo do caso, pelo corredor de um centro de compras.

A situação ideal é que a identificação da loja não ocorra somente quando se está muito próximo, ou pior, na frente dela. Se isto acontece, pode ser devido à falta de um estudo de visibilidade que indique antecipadamente desde que distância será possível detectar a presença da loja no local, à especificação incorreta das cores aplicadas na fachada, por erro no dimensionamento do luminoso, ou pela falta de expressão do logotipo, quando visto à distância.

A visibilidade é fundamental para o sucesso de um ponto comercial. Rígidas imposições das leis municipais, alinhamentos prediais ou o fluxo intenso de veículos, são fatores que podem prejudicar de tal maneira que, apenas com muita criatividade para evitar a poluição visual, é possível contornar os problemas de visibilidade que um ponto comercial, aparentemente bem localizado, pode apresentar.

Quando se especifica uma cor muito escura à fachada de uma loja, o visual obtido pode ser pesado mesmo durante o dia e agravado a noite. A melhor solução para a fachada de uma loja, principalmente se ela está localizada em uma rua bastante movimentada, é que ela apresente poucos elementos, ou seja, poucas cores, pouco texto, pouca informação, para que tudo seja distinguido com facilidade. Isto fará com que a presença da loja seja sentida pelo público de uma forma sintética e, portanto, com alto impacto.

Erros na definição do tamanho, do grau de luminosidade do luminoso e do tipo da iluminação externa, fazem com que muitas fachadas apresentem-se sem vida e sem luz, não contribuindo na presença da loja, no fortalecimento da marca e nem na divulgação dos produtos ali comercializados.

Preste atenção na fachada de sua loja e analise como ela é vista de dia, à noite, de perto e, principalmente, de longe. Para se ter uma fachada vendedora, o ideal é aplicar, preferencialmente, cores claras e marcantes na fachada com luminosos no ponto certo. Cores claras garantem beleza à loja e a luminosidade correta proporciona destaque e encanto à fachada.

Ninguém pára na frente de uma loja para tentar decifrá-la como se ela fosse uma esfinge enigmática. Ao contrário, com a vida agitada que as pessoas levam, devemos compreender que ou uma loja é vista e identificada quando se bate o olho nela ou a tal loja perdeu uma grande oportunidade de ser vista e lembrada.

(*) Luiz Renato Roble é designer, consultor de Identidade Estratégica e diretor de Criação da Datamaker Designers.