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NOTÍCIAS 2002

Universitários projetam aviões para a SAE

Oito projetos de aviões radio-controlados, desenvolvidos por estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Escola de Engenharia de São Carlos/USP, Universidade Estadual Paulista (Unesp), campi de Guaratinguetá e Bauru, Universidade de Taubaté e Universidade Santa Cecília estão em fase final de conclusão, para participar da IV Competição SAE AeroDesign, programada para 18 a 20/10/2002, no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), órgão do Comando da Aeronáutica, em São José dos Campos/SP. Os aviões, em escala reduzida, são a resposta a um desafio lançado pela Society of Automotive Engineers (SAE Brasil), para estudantes de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas: conceber, projetar e construir aviões radio-controlados com o objetivo de vencer provas teóricas e práticas estabelecidas pela SAE Brasil. Estão inscritas 54 equipes - 8 a mais que em 2001 – oriundas de 34 escolas, de 12 estados brasileiros.

Das 54 equipes, 21 são paulistas, 9 mineiras, 5 catarinenses, 4 paranaenses e 4 cariocas, 3 gaúchas, e 2 potiguares, maranhenses e baianas. Pernambuco, Espírito Santo e Ceará têm uma equipe cada. A competição recebeu o apoio institucional do Ministério da Educação, em reconhecimento à natureza e valor educativo da iniciativa da SAE Brasil.

Desafio - Cada equipe deverá projetar, documentar, construir e voar um avião radio-controlado, orientado para transportar em vôo a maior carga útil possível. O avião deverá alçar vôo após percorrer uma distância máxima de 61 m, circular o campo pelo menos uma vez e aterrissar de modo controlado, percorrendo no máximo 120 m até a parada completa. Além disso, deverá utilizar motor padrão, combustível fornecido pelos organizadores da competição e ter menos de 0,775 m² de área projetada e construída.

A Unicamp será representada por duas equipes: a veterana Acrofobia, que participa desde 1999, e a estreante Urubus. Na fase final de fabricação das peças de fuselagem, a Acrofobia trabalha em um aeromodelo de 3,5 quilos, para voar até 60 km/h. No projeto, a equipe destaca a boa aerodinâmica, construção refinada, leveza e muita resistência. "As expectativas são boas, trabalhamos com muito empenho para vencer e representar o Brasil nos Estados Unidos", diz Fernando Santos, capitão da equipe, ao se referir no prêmio que as duas primeiras colocadas terão: representar o País em 2003 na AeroDesign East - evento que inspirou a competição brasileira. A Urubus tem 7 estudantes e trabalha em um avião feito de isopor, madeira balsa e fibra de vidro. "É uma aeronave simples porque queremos obter a chance de participar de todas as provas", avisa o capitão Thierry Hernalsteens.

Vice-campeã do SAE AeroDesign 2001, a equipe Abaquaraçu, constituída por alunos da Escola de Engenharia de São Carlos-USP, quer repetir a boa performance, por isso investe no sistema de freios e trem de pouso do aeromodelo. Segundo João Pereira, capitão, o grupo está muito otimista. Disputando pela segunda vez, a equipe Hipérion, da Unesp/Guaratinguetá, se empenhou em corrigir os problemas apresentados pelo projeto anterior e com isso o aeromodelo ganhou rodas de náilon, sistema de trem de pouso simples e nova posição para o motor. "Vamos superar o péssimo resultado de 2001, quando ficamos em 26º lugar", comenta o capitão Tiago Chiaratti.

O Projeto SAE AeroDesign constitui oportunidade única para estudantes se defrontarem e se aperfeiçoarem em disciplinas que, usualmente, não fazem parte dos currículos escolares. "É uma experiência preciosa para o estímulo do empreendedorismo e das capacidades de planejamento, liderança e trabalho em equipes, atributos importantes para o sucesso profissional de futuros engenheiros", diz Horácio Forjaz, vice-presidente de Comunicação Empresarial da Embraer e diretor da regional São José dos Campos.