NOTÍCIAS 2002
Universitários projetam aviões para a SAE
Oito projetos de aviões radio-controlados, desenvolvidos por
estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Escola de Engenharia de São Carlos/USP, Universidade Estadual
Paulista (Unesp), campi de Guaratinguetá e Bauru, Universidade de Taubaté e Universidade Santa Cecília estão em fase final de
conclusão, para participar da IV Competição SAE AeroDesign, programada para 18 a 20/10/2002, no Centro Técnico Aeroespacial (CTA),
órgão do Comando da Aeronáutica, em São José dos Campos/SP. Os aviões, em escala reduzida, são a resposta a um desafio lançado pela
Society of Automotive Engineers (SAE Brasil),
para estudantes de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas: conceber, projetar e construir aviões radio-controlados com o
objetivo de vencer provas teóricas e práticas estabelecidas pela SAE Brasil. Estão inscritas 54 equipes - 8 a mais que em 2001 –
oriundas de 34 escolas, de 12 estados brasileiros.
Das 54 equipes, 21 são paulistas, 9 mineiras, 5 catarinenses, 4 paranaenses e 4 cariocas, 3
gaúchas, e 2 potiguares, maranhenses e baianas. Pernambuco, Espírito Santo e Ceará têm uma equipe cada. A competição recebeu o apoio
institucional do Ministério da Educação, em reconhecimento à natureza e valor educativo da iniciativa da SAE Brasil.
Desafio - Cada equipe deverá projetar, documentar, construir e voar um avião
radio-controlado, orientado para transportar em vôo a maior carga útil possível. O avião deverá alçar vôo após percorrer uma
distância máxima de 61 m, circular o campo pelo menos uma vez e aterrissar de modo controlado, percorrendo no máximo 120 m até a
parada completa. Além disso, deverá utilizar motor padrão, combustível fornecido pelos organizadores da competição e ter menos de
0,775 m² de área projetada e construída.
A Unicamp será representada por duas equipes: a veterana Acrofobia, que participa desde
1999, e a estreante Urubus. Na fase final de fabricação das peças de fuselagem, a Acrofobia trabalha em um aeromodelo de 3,5 quilos,
para voar até 60 km/h. No projeto, a equipe destaca a boa aerodinâmica, construção refinada, leveza e muita resistência. "As
expectativas são boas, trabalhamos com muito empenho para vencer e representar o Brasil nos Estados Unidos", diz Fernando Santos,
capitão da equipe, ao se referir no prêmio que as duas primeiras colocadas terão: representar o País em 2003 na AeroDesign East -
evento que inspirou a competição brasileira. A Urubus tem 7 estudantes e trabalha em um avião feito de isopor, madeira balsa e fibra
de vidro. "É uma aeronave simples porque queremos obter a chance de participar de todas as provas", avisa o capitão Thierry
Hernalsteens.
Vice-campeã do SAE AeroDesign 2001, a equipe Abaquaraçu, constituída por alunos da Escola de
Engenharia de São Carlos-USP, quer repetir a boa performance, por isso investe no sistema de freios e trem de pouso do aeromodelo.
Segundo João Pereira, capitão, o grupo está muito otimista. Disputando pela segunda vez, a equipe Hipérion, da Unesp/Guaratinguetá,
se empenhou em corrigir os problemas apresentados pelo projeto anterior e com isso o aeromodelo ganhou rodas de náilon, sistema de
trem de pouso simples e nova posição para o motor. "Vamos superar o péssimo resultado de 2001, quando ficamos em 26º lugar", comenta
o capitão Tiago Chiaratti.
O Projeto SAE AeroDesign constitui oportunidade única para estudantes se defrontarem e se
aperfeiçoarem em disciplinas que, usualmente, não fazem parte dos currículos escolares. "É uma experiência preciosa para o estímulo
do empreendedorismo e das capacidades de
planejamento, liderança e trabalho em equipes, atributos importantes para o sucesso profissional de futuros engenheiros", diz
Horácio Forjaz, vice-presidente de Comunicação Empresarial da Embraer e diretor da regional São José dos Campos. |