NOTÍCIAS 2002 - COMDEX-2002
Organizadores festejam o sucesso do evento
Mais de 100 mil visitantes percorreram os corredores do Pavilhão de Exposições do Anhembi durante a 11ª edição do Comdex
Sucesu-SP Brasil 2002, considerada pelos organizadores como o mais importante mercado corporativo de tecnologia da América Latina. O
evento de seis dias foi organizado e promovido pela Guazzelli Messe Frankfurt, Sucesu São Paulo e Key3Media. E a Guazzelli já tem o
calendário para 2003: o congresso acontece de 17 a 21/8 e a exposição de 19 a 22/8/2003.
De acordo com Marcus Faria, diretor comercial do Comdex, o evento de 2002 superou em 8% o
número de visitantes em relação a 2001. "O mais importante é o aumento da qualidade do público, formado por executivos de decisão",
declara. O executivo ressalta ainda que 19% dos visitantes são diretores, 21% gerentes e 12% presidentes ou proprietários de
empresas. Um termômetro para o sucesso do evento é o fato de grandes empresas como Itautec, LG Electronics, Lexmark, Metron,
Locaweb, Novell e Canon já terem reservado seus espaços para o Comdex 2003.
Para Odilon Nogueira, gerente geral da Canon do Brasil, cerca de sete mil executivos
passaram pelo estande da empresa. "Queremos participar da próxima edição. Foi boa a repercussão em nosso canal de revendedores e a
exposição junto a potenciais clientes", comemora Odilon. A Microsiga também afirmou que certamente participará da 12ª edição do
Comdex. "Dentro da atual conjuntura econômica do País, a Microsiga realizou boas prospecções de novos negócios nesse ano e a
participação institucional em eventos de caráter nacional como o Comdex é bem positiva para o setor corporativo", afirma Carlos
Eduardo Reinhart, diretor de eventos e compromisso social da Microsiga.
Pela primeira vez no evento com estandes próprios, as empresas Wacom (que atua com
tablets e mesas digitalizadoras) e Zebra Technologies (desenvolvedora de soluções de impressão de códigos de barras) estão
bastante satisfeitas com a participação. Mário Okuno, diretor da Access Internacional, representante da Wacom no Brasil, diz que a
empresa obteve saldos bastantes positivos e que foram estabelecidos bons contatos com futuros representantes da marca no País. Já
Carlos Levenstein, gerente de território da Zebra para o Brasil, declara que a companhia escolheu o Comdex com o propósito de
reforçar a marca da empresa no País, no segmento de Tecnologia da Informação. "Já possuímos liderança na área de automação comercial
e o evento atendeu nossa estratégia do reforço da marca", conclui.
A IFX Networks ampliou a rede de relacionamentos com clientes atuais e potenciais. "Fizemos
bons contatos e acreditamos que boa parte destes venham a resultar em novos negócios", diz Luís Natel, presidente da
companhia. O evento também superou as expectativas da RM Sistemas, que fez mais de 960 prospecções, com boas perspectivas de
negócios nos próximos três meses. "Um dos grandes diferenciais do evento foi o excelente conteúdo do congresso, que despertou o
interesse de empresários de todos os setores, instalados nas mais diversas regiões do País. Investir na participação no Comdex foi
uma decisão acertada da empresa", complementa Eduardo Couto, diretor-comercial e de mercadologia.
O congresso, realizado durante o evento, também atingiu suas metas. Cerca de 1,8 mil
congressistas participaram de palestras, tutoriais, seminários e minicursos. "Esse resultado demonstra a exigência do mercado por
capacitação e treinamento", afirma André Consentino Machado Homem, presidente da Sucesu-SP.
O diretor comercial do Comdex, Marcus Faria, afirma que os eventos paralelos também marcarão
presença em 2003. O BorCon, promovido pela Borland, e o BrainShare da Novell superaram suas expectativas de congressistas e
visitantes. "Esses eventos foram estratégicos e de fundamental importância, não só para a divulgação do Comdex, como também para a
captação de novos visitantes e expositores", conclui o executivo.
Segundo José Eugênio Braga, diretor-comercial da Borland Latin America, com o sucesso, o
BorCon será reeditado em 2003. Das 350 inscrições esperadas, foram fechadas 550 e recebidas mais de 100 ligações para filiações que
não foram comportadas e tiveram que ser recusadas, além de reunir mais de 31 palestrantes. "Abrimos uma oportunidade muito
interessante aos desenvolvedores de todo Brasil e os participantes puderam conhecer as tendências mundiais da indústria, linguagens
de programação e desenvolvimento", finaliza o diretor.
A Novell também retornará ao evento em 2003, desta vez com estande próprio e também com a 5ª
Edição da Novell BrainShare – evento mais importante da empresa em todo o mundo e que acontece apenas em cinco países. "Para nós, o
Comdex foi fundamental, porque nele apresentamos o novo conceito da empresa, que passa a se apoiar em três colunas de operação:
provedor de infra-estrutura multiplataforma, provedor de serviços e consultoria de negócios e provedor de soluções serviços Web",
conclui Francisco Palleta, presidente da Novell do Brasil. |