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NOTÍCIAS 2002 - COMDEX-2002
Metron lança sistemas de automação comercial

Com estande na rua H-7, a fabricante nacional de computadores Metron diversifica sua linha de produtos e lança no Comdex duas soluções de automação comercial: o terminal de auto-atendimento ATM Metron, e o Equipo Metron, um equipamento de ponto de venda. Para desenvolver os novos produtos, a empresa fechou parcerias e investiu cerca de US$ 80 mil. "Nosso principal objetivo é expandir a atuação da Metron no mercado corporativo com soluções que atendam todo tipo de empresas, de pequeno a grande porte, e dos mais diferentes setores de atividades", diz Cássio Fernandes Augusto, diretor de mercadologia e comercialização da empresa.

O ATM Metron é um terminal de auto-atendimento desenvolvido em parceria com a T&Tel, que permite os mais variados usos, desde acessar a Internet, até realizar uma operação de venda. Isso porque o equipamento funciona como um ponto Web e pode ser usado por qualquer empresa ou estabelecimento, acoplado a uma solução específica para atender às necessidades do contratante.

É possível, por exemplo, colocar a máquina em centros de compras para comercializar ingressos de cinema. Nesse caso, os consumidores poderão, através do terminal, ver o trailer dos filmes, escolher a sessão, indicar a quantidade de ingressos desejada, comprar o ingresso e ainda pagar via cartão. Na mesma hora, a máquina imprime os ingressos e debita o valor na conta do cliente. "Essa solução também interage com o usuário, pois caso ocorra algum problema, ele só precisa utilizar o telefone instalado no equipamento para pedir qualquer tipo de suporte", explica Augusto.

Já o Equipo Metron, desenvolvido em parceria com a Bematech, está direcionado, principalmente, ao pequeno e médio comerciante. Por possuir um leitor de código de barras e aplicações capazes, entre outras funções, de facilitar o controle do estoque e a emissão de notas fiscais, essa solução apresenta um amplo mercado a ser explorado. "Se considerarmos que já existem leis governamentais discutindo a obrigatoriedade desse sistema em todos os estabelecimentos comerciais para evitar a sonegação fiscal, o Equipo apresenta um potencial de vendas ainda maior", diz Augusto, acrescentando: "Nosso objetivo é vender, no mínimo, 500 equipamentos por mês".

Creative PC - Para comprovar que a Metron tem produtos inovadores capazes de atender às mais variadas necessidades, gostos e estilos, a empresa lança no Comdex o Creative PC, um microcomputador completo e mais compacto, voltado tanto para o usuário quanto para as empresas. O novo equipamento chega em fins de 9/2002 às principais redes de lojas de todo o País.

Com novo visual e processador Intel P4 1.7 GHz (ou opcionais), o Creative PC virá sem torres, o que o diferencia de todos os outros já lançados pela empresa. O  computador apresenta monitor de cristal líquido de 15" ou 17", memória RAM de 128 MB expansível a 1 GB, controlador de vídeo ATI m7-P AGP integrado, memória de vídeo de 32 ou 64 MB não compartilhada, placa de rede 10/100 e modem 56 K v.90. Com entrada para CD-ROM, o Creative PC acompanha também os programas Windows XP Home, VirusScan, Dicionário Michaelis, Tradunet, Almanaque Abril, Corel Office e Works 6.0. O preço para usuário final é de R$ 8.500,00.

"Estamos lançando este produto com o objetivo de conquistar o consumidor que deseja ter um produto moderno, eficiente e de qualidade", define Cássio, completando: "Com o Creative PC, mostraremos aos concorrentes que podemos fazer um produto nacional tão bom ou até melhor do que os importados".

Empresa - Fundada em 1984, a Metron é uma das principais fabricantes de
microcomputadores do País e a marca que mais vende no varejo brasileiro. De capital 100% nacional, a empresa registrou um faturamento de US$ 150 milhões, em 2001, e atingiu a marca de 205 mil computadores produzidos. Para 2002, o faturamento previsto gira ao redor de US$ 190 milhões e a produção deve chegar a 260 mil máquinas.

Em 5/2001, com o lançamento de sua linha de computadores de mesa e servidores, que já representa 30% do faturamento, a empresa entrou decididamente no disputado mercado corporativo. E este ano, ao lançar sete modelos de notebooks, deu início à sua linha de equipamentos portáteis. Além de computadores, a empresa comercializa equipamentos e sistemas para gerenciamento eletrônico de imagens (GED) e soluções para automação comercial. No último semestre de 2001, a Metron conquistou a liderança na venda de computadores de mesa, posição que se repete no primeiro semestre de 2002, segundo dados da IDC.