NOTÍCIAS 2002 - COMDEX-2002
Evento mostra formas de inclusão social
Dez empresas e órgãos de diversos níveis da administração pública que são clientes da
Consist estarão reunidos no estande da empresaReunir empresas e órgãos públicos de âmbito federal, estadual e municipal em um
espaço que permita a apresentação de soluções para a administração pública voltada para o
cidadão, com tecnologia Consist. Este foi o objetivo da empresa ao abrigar em um dos seus
dois estandes, na Comdex, dez importantes órgãos públicos, durante quatro dias. A Consist atua na área de tecnologia da informação
voltada para a gestão de negócios na América Latina.
Além dos 320 m² da Rua J-12 do pavilhão, colocados à disposição dos clientes da área
governamental, conta com 160 m² (Rua J-14) para a apresentação de outras soluções. Estão sendo demonstrados o Rapid Application Development (RAD); o Consist
Content Manager (CCM); soluções em gerenciamento de relações com os clientes, inteligência de negócios, gestão empresarial, recursos
humanos e o PRO-Cidade. Além destas, estão sendo demonstradas ainda soluções de integração em XML e os módulos de ensino eletrônico
da Harvard Business School Publishing, que são comercializados pela Consist.
Durante o Comdex, a Consist sorteia 20 cursos de ensino eletrônico da Harvard Business
School. A cada dia, no final da tarde, são sorteados cinco cursos que são avaliados em US$ 195,00. Para participar da promoção,
basta que o visitante preencha um cupom no estande da Rua J-12.
Na ala do estande destinada à administração pública, são encontradas as seguintes soluções
que usam os produtos Consist:
Cidadão Pará - A Companhia do Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa)
apresenta o Projeto Cidadão Pará, que oferece à população ribeirinha acesso à Internet e a aspectos culturais e econômicos do mundo
globalizado.
Como o acesso para a maioria das cidades é fluvial, um barco de 32 m² também oferece
treinamentos de acesso à Internet, emissão de carteiras de identidade (tecnologia Consist - banco de dados Adabas e linguagem
Natural) e palestras sobre temas ligados à saúde e à segurança do trabalho.
Premiado em vários congressos, o projeto também oferece ações de proteção social e palestras
de prevenção às drogas.
Paraná eletrônico - A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) demonstra o
e-Paraná, um projeto de Governo Eletrônico do Estado do Paraná. Seus objetivos são a ampliação da prestação dos serviços ao cidadão
usando os meios eletrônicos, criação de pontos de acesso para a população e alfabetização digital.
A infra-estrutra que suporta os grandes sistemas corporativos do e-Paraná é da Softaware AG:
Natural/Adabas. As bases de dados da Secretaria da Fazenda, Detran, Secretaria da Administração e Previdência, Identificação Civil e
Criminal, Secretaria da Educação, para citar alguns exemplos, são Adabas. A solução não necessita de configuração adicional, além
daquela que estará disponível na estação de trabalho para demonstração.
BC Atende - O Banco Central do Brasil (Bacen) - Apresenta o programa BC Atende de
orientação e proteção ao usuário de serviços financeiros, que estabelece uma linha de comunicação direta do Banco Central com a
população. Com o BC Atende, qualquer pessoa pode procurar o Banco Central para esclarecer suas dúvidas, obter
informações, fazer sua reclamação ou apresentar uma denúncia. Em todas as cidades onde o Banco
mantém representação, há uma equipe preparada para prestar o atendimento por telefone, pessoalmente ou por escrito. Tudo é
registrado e, nos casos de reclamações ou denúncias, o resultado da providência adotada pelo Banco é comunicado ao interessado o
mais rapidamente possível.
O BC Atende é um programa que oferece ao cidadão atuação direta do Banco Central como
interlocutor entre o usuário e seu agente financeiro; como também todas as informações de que o usuário dos serviços financeiros
necessita, garantindo-lhe respeito, maior segurança e cumprimento das normas vigentes, em suas operações com o Sistema Financeiro
Nacional.
PRODERJ (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro) – Apresenta a
solução de atendimento ao cliente integrada ao Sistema de CRM Proderj que tem como objetivo o atendimento de sua clientela interna e
externa. Funciona como um canal único de atendimento ao cliente. É essencialmente receptivo pela característica do serviço
oferecido. Possui 16 posições de atendimento, com perspectiva de serem ampliadas para 30 em breve. Os serviços solicitados podem ser
agrupados em projetos de rede, registro de domínio, desenvolvimento e manutenção de aplicativos, desenvolvimento e manutenção para a
Web e hardware.
O gerenciamento das ações está concentrada em um único ambiente que dispõe de mecanismo de
perguntas e respostas prévias no sentido de dar agilidade ao atendimento e fazer o encaminhamento imediato às áreas técnicas
especializadas. O CRM Proderj permite acompanhamento efetivo do relacionamento dos clientes, de forma que a presidência e diretorias
do órgão acompanhem a evolução dos serviços solicitados.
Minas Gerais - A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Minas Gerais (Prodemge)
apresenta o DetranNet, o Portal Minas e o
LicitaNet. O primeiro, que é o endereço eletrônico do Departamento de Trânsito, agrega informações e serviços relativos tanto à
frota de veículos em circulação no Estado quanto aos condutores registrados em Minas Gerais.
O Portal Minas, que é a principal entrada para os Órgãos e Entidades do Estado – Poderes
Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Prefeituras Municipais – disponibiliza, com navegação simplificada, o
acesso à estrutura e aos serviços de cada órgão, agilizando e descentralizando o atendimento ao público.
Já o site LicitaNet promove o acesso às licitações do Governo do Estado que trazem
benefícios para todos os envolvidos no processo: para a sociedade, o principal benefício é a transparência de todo o processo; para
os fornecedores, as vantagens oferecidas são o amplo acesso à disputa e a maximização das possibilidades de negociação, e para o
Estado, redução de custos operacionais e preços, além de agilização do processo de compra e controle das informações.
Pernambuco - O Fisepe apresenta a solução que é composta por duas aplicações:
Detran on-line e Contracheque on-line. A primeira destaca os serviços oferecidos ao cidadão como consulta de veículos em
rede, emissão de guias de pagamento, recurso de infração via Internet e pré-atendimento. Este site foi premiado durante três anos
consecutivos no Congresso de Informática Pública (Conip), em função dos serviços oferecidos. O Contracheque on-line permite
ao funcionário público estadual consultar via Internet o seu contracheque atual.
Espírito Santo - A Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz)
apresenta a solução de inteligência de negócios adotada para modernizar o Estado. No estande, é também explicado como um projeto
desses é capaz de agilizar o processo de análise das informações financeiras e contábeis do Estado de forma a melhorar relatórios
gerenciais que geram economia nas despesas públicas. Com sua implementação, foi possível buscar o aperfeiçoamento das informações
gerenciais com base no Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem).
Mato Grosso - O Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat)
é o órgão gestor de infra-estrutura corporativa de tecnologia da informação, que racionaliza os recursos para aproximar Governo e
cidadão. Todas as
ações até agora empreendidas pelo Cepromat mostram um desenvolvimento organizacional com
resultados palpáveis não apenas nos processos e produtos, mas principalmente nas pessoas, gerando maior envolvimento e
comprometimento das mesmas.
Política - O Sistema de Acompanhamento de Ação Parlamentar (Saap) é uma ferramenta de
informação que possibilita à Presidência da República e às Assessorias Parlamentares dos Órgãos da esfera federal do Poder Executivo
uma visão única e integrada dos assuntos relacionados à atividade parlamentar, com o objetivo de tornar mais efetivo o
acompanhamento da pauta do Congresso nacional. Além disso, propicia uma maior interação entre as ações do Governo e as matérias
tratadas pelo Poder Legislativo.
Serpro - O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) é a maior empresa
pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil que é vinculada ao Ministério da Fazenda, crescendo ao
desenvolver programas e serviços que permitiram maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos.
No Comdex, apresenta novidades como declaração do imposto de renda via Internet, sistemas
informatizados que gerenciam o orçamento da União, redes que permitem integrar balancetes contábeis ao Fundo de Participação de
Estados e Municípios, serviços computadorizados que informam quanto o Brasil exporta e importa, além do ComprasNet, que é um Portal
de Compras do Governo Federal, que vem mudar a imagem de eficiência do Governo Federal frente aos seus fornecedores e cidadãos e
permite economia de 25% das aquisições de bens e serviços.
O Serpro também montou na Comdex um quiosque no estande da Rua J-14 especial para aqueles
que queiram realizar sua declaração de isento do imposto. Vale lembrar que a declaração só pode ser feita até o final de 8/2002.
Grupo - O Grupo Consist é um dos principais fornecedores de soluções em tecnologia da
informação do Brasil e da América Latina. A Consist destaca-se como a primeira empresa brasileira de programação a se firmar no
competitivo mercado internacional, tendo clientes em mais de 50 países. No Brasil, seu principal mercado de atuação, conta com mais
de 600 técnicos especializados e opera através de escritórios regionais e centrais de atendimento em 19 das principais cidades. O
grupo tem coligadas sediadas em mais 11 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Espanha, Estados Unidos, Israel,
México, Paraguai e Uruguai. |