Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0208c013.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/20/02 08:10:18
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002
NOTÍCIAS 2002 - COMDEX-2002
Programa centraliza contas bancárias via Web

Grow também apresenta programas de inteligência de negócios

A Grow Technology in Business (Pavilhão Abes/Rua M-40), especializada em soluções de negócios, lança na Comdex-2002 uma ferramenta capaz de unificar, em um portal personalizado, todas as informações relativas às diversas contas bancárias de uma corporação. Batizado de ConsoliData, o sistema também pode ser utilizado por executivos que possuem várias contas bancárias e admite a inclusão de outras informações financeiras, como o movimento dos cartões de crédito, a atualização de "milhagens" aéreas e também a unificação de todos os relatórios gerenciais consultados diretamente nas aplicações legadas da empresa em uma única tela.

O ConsoliData aplica o conceito de integração de sistemas e informações em rede, trazendo a tela de resumo de informações integradas que o usuário precisa. Assim todas as informações espalhadas em vários sistemas podem ser colocadas no resumo das informações, proporcionando uma visão integrada de seus negócios e da situação de mercado.

O funcionamento do ConsoliData é muito simples: o usuário acessa a ferramenta de agregação de informações bancárias/relatórios/notícias e cadastra onde encontra essa informação. A partir desta operação, uma única senha de acesso irá conduzi-lo a uma tela com todas as informações alinhadas. Diversas colunas de consolidação podem ser livremente escolhidas, como o saldo real ou creditício de cada conta bancária; as diferentes taxas cobradas pelos bancos; o somatório dos saldos disponíveis nas várias instituições e os limites de saldo devedor, entre outras.

Entre os recursos do sistema está um serviço de alarme, de livre configuração, que avisa o correntista sobre acontecimentos como contas com saldo a descoberto, ou sobre datas de vencimento de contas. Com isto, o correntista consegue equilibrar a distribuição dos recursos financeiros pelos diversos bancos e manter suas contas em dia.

Por atuar como uma espécie de robô para a extração de informações de múltiplas fontes, o ConsoliData pode absorver inúmeras outras funções de interesse do administrador financeiro. Ele está apto, por exemplo, a se manter atualizado sobre as melhores taxas oferecidas por carteiras de investimentos dos bancos e informar o correntista sobre a possível vantagem de transferir recursos de um banco para outro ou de uma aplicação para outra, o que é especialmente interessante para empresas que mantêm grandes somas distribuídas em várias instituições bancárias.

Junto com o novo produto, a Grow apresenta o GrowPag, um sistema de pagamento para compras via Web, pelo qual o usuário escolhe o meio de pagamento e define, em menu, o banco de sua escolha para a operação de débito em rede.

Inteligência de Negócios - A Grow também lança na Comdex-2002 uma solução de inteligência de negócios capaz de integrar dados provenientes de qualquer ambiente computacional e utilizá-los em estratégias de apoio à decisão.

A solução é composta por duas ferramentas, o gateway que permite acessar informações contidas no antigo banco de dados Adabas (usado em  mainframes), por meio de aplicações escritas para Windows, e a plataforma de inteligência de negócios Data-Stage XE, da norte-americana Ascential Software. Essas ferramentas compõem uma solução completa de inteligência de negócios e integração de dados heterogêneos.

Data Bringer - O Data Bringer foi desenvolvido pela Grow para atender um número predominante de grandes corporações e órgãos públicos que ainda usam o banco de dados Adabas. Elaborado muito antes do surgimento da Internet - e até mesmo da microinformática -, o Adabas se transformou numa espécie de ilha de dados dentro das organizações. Até hoje, as ferramentas disponíveis no mercado permitiam apenas o uso do banco de dados do sistema com o auxílio de programas como Natural ou Cobol, executados no ambiente de mainframe, o que exigia um complexo nível de conhecimento e processos extremamente lentos de implantação.

O gateway da Grow proporciona interface cliente/servidor para o Adabas, utilizando a linguagem SQL, o que facilita o acesso às informações. "Isso dispensa qualquer necessidade de treinamento aprofundado sobre o banco de dados Adabas", comenta Francisco Benzi, presidente da Grow. Além das funções básicas do produto, a nova edição conta com suporte a base de dados Predict, possibilitando usar campos mais extensos para designar um arquivo. Assim, o usuário, que antes só tinha opção de dois campos de dígito, poderá nomear uma pasta com dois dígitos básicos do Adabas, mais o código, nome e usuário.

A performance do produto foi aperfeiçoada com acréscimo de funções de buscas inéditas que agilizam a pesquisa no banco de dados e ao mesmo tempo evitam desgaste do Adabas. O comando Histograma, por exemplo, promove uma pesquisa e recuperação dos registros e mostra a quantidade de arquivos específicos de forma rápida, sem a necessidade do Adabas criar uma lista invertida com resultados. Outra novidade inserida na solução é o Multifecth, que permite, a partir de uma única conexão (buffer) Adabas, recuperar um conjunto de registros e ainda acionar outras funções.

Data Stage XE - A família de soluções Data Stage é voltada para corporações que precisam extrair e organizar grande volume de informações de suas bases de dados para a condução das estratégias de negócio. Segundo Benzi, além do fornecimento dos programas, os clientes corporativos contarão com toda infra-estrutura de profissionais treinados para atender grandes projetos.

Além de transferir e organizar os arquivos, o programa transforma os dados desconexos num conjunto de informações que possam orientar as empresas no planejamento de suas estratégias de negócio. Com isso, as corporações podem visualizar diversos cenários de negócios, fazer projeções e obter dados personalizados que possam ajudar na tomada de decisões estratégicas como determinar os segmentos do mercado que devem atuar, produtos mais rentáveis, bem como detectar fatores que influenciam no lucro e perspectivas de venda.

Multiplataforma, o DataStage XE permite extrair grande volume de arquivos de qualquer fonte e sistemas como mainframes, aplicações em XML e banco de dados relacionais da Oracle, Sybase, SQL Server, Red Brick, entre outros, preservando a qualidade dos pacotes. O sistema ainda faz validação dos dados, garantindo assim maior segurança de tráfego, e gerencia as informações tanto na plataforma Windows quanto Unix da rede corporativa.

A linha DataStage XE conta com o módulo básico e a versão para SAP, que integra dados do sistema com a plataforma mySAP de inteligência de negócios e armazenagem de dados. A plataforma conta com os módulos complementares Ascential MetaStage (para gerenciar as informações sobre dados operacionais do sistema de inteligência de negócios da empresa) e Quality Manager (que preserva a qualidade das operações realizadas pela solução).