Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0208bpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/12/02 10:17:36
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Publicações

Microsoft Project 2002 - A Bíblia - Escrito por Elaine Marmel e traduzido por Kátia A. Roque, este livro de 632 páginas é o primeiro lançado em português no Brasil a tratar da versão 2002 do Microsoft Project, funcionando como um guia completo sobre gerenciamento de projetos. É o décimo livro publicado pela Editora Campus dentro da série A Bíblia, que tem como principais características poder transformar um iniciante de informática em um profissional completo; servir como um guia de referência e conter valiosas instruções passo a passo, recheado de ilustrações.

O Microsoft Project é uma ferramenta para implementar os princípios e as práticas do gerenciamento de projetos que ajudam na obtenção de sucesso. Este livro fornece não apenas as informações sobre quais botões devem ser pressionados e onde digitar as datas do projeto, mas também sobre a estrutura conceitual para fazer com que o trabalho computadorizado de gerenciamento de projetos funcione.

Este guia fornece os conceitos básicos, os recursos que o leitor precisa para criar uma programação típica e controlar todo o seu progresso. Os últimos capítulos, que se encontram em CD-ROM no formato PDF, fornecem informações mais avançadas sobre como personalizar o Project, como usá-lo nas definições de grupo de trabalho e como colocar o Project na rede. O CD tem ainda arquivos de exemplo do Project e ferramentas adicionais de gerenciamento de projeto, incluindo estas versões de experiência ou demonstração:
Innate Timesheets e Innate Resource Manager
Project Kickstart
WBS Chart Pro
Pert Chart Expert
TimeSheet Professional
Milestones Professional 2002
MPX Translator

Elaine Marmel é presidente da Marmel Enterprises, Inc., organização especializada em textos técnicos e treinamento em programas. É autora de mais de 20 livros sobre programas e editora contribuinte das revistas mensais Inside Peachtree for Windows e Inside QuickBooks for Windows.

Como o próprio nome sugere, a série A Bíblia funciona como um manual completo de informática, com informações detalhadas sobre cada assunto que aborda. Além de aprender as técnicas passo-a-passo, com a leitura dos livros do início ao fim, o usuário pode ter as obras como fonte de referência, consultando apenas o que lhe interessar.

Nos primeiros capítulos de cada livro, são apresentados os conceitos básicos. Conforme o leitor avança, os tópicos também ficam cada vez mais complexos. Todos os capítulos contêm etapas escritas com clareza para as tarefas que devem ser executadas, desde as mais simples até as mais complexas, com muitas ilustrações. E cada livro é acompanhado de um CD-ROM com demonstrações, exemplos, versões experimentais e modelos.

Já foram lançados os títulos: Microsoft Project 2002, Apache Server 2, TCP/IP, Dreamweaver 4, Fireworks 4, Ilustrator 9, Javascript, Flash 5, Photoshop 6 para Windows e PHP 4.

Energia - As razões da crise e como sair dela - Escrito por Ernesto Moreira Guedes Filho, José Marcio Camargo e Juan Gabriel Pérez Ferrés, da Tendência Consultoria Integrada, este livro de 128 páginas, publicado pela Editora Gente, apresenta uma visão global da crise de energia de maneira abrangente e analítica. Os autores abordam as causas, as medidas emergenciais tomadas pelo governo, as privatizações, os investimentos anunciados no setor, e propõe um modelo de integração e regras claras entre todos os agentes envolvidos.

A crise do setor energético deixou o país perplexo. O governo anunciou em 2001 medidas emergenciais que fizeram com que a população e as empresas tivessem que colaborar e reduzir significativamente o consumo de energia. Contrariando os mais pessimistas, as medidas foram eficazes para evitar um colapso total no sistema. Com isso, evitou-se o pior, ou seja, cortes de fornecimento. Mas, o que fazer para resolver a crise em definitivo?

Os autores procuram responder a essa questão. Na primeira parte do livro, são apresentadas as razões da crise: o baixo investimento no setor foi a causa principal da crise e decorreu de falhas regulatórias, ou seja, de regras claras de como o setor deveria funcionar e do papel que cada agente - público ou privado - deveria executar. Na segunda parte são analisadas as privatizações. Pela frustração do cronograma de vendas das empresas públicas, firmas estatais e privadas continuam convivendo no setor de energia, mas sem definições de limites e responsabilidades entre cada tipo de agente. Por fim, os autores indicam possíveis caminhos para a regulação do setor, de forma que ele volte a atrair investimentos.