NOTÍCIAS 2002
Crescem 37% os negócios pela Net no Brasil
Pesquisa conjunta da Camara-e.net, Amcham e Boucinhas & Campos Internet Business revela
situação do comércio eletrônico nas empresas
O uso da Internet para a venda de produtos e serviços cresceu
37% no Brasil em 2001. A constatação se baseia em dados colhidos na segunda pesquisa sobre o assunto realizada pela Camara-e.net
(Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) em conjunto com a Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham) e a Boucinhas &
Campos Internet Business.
Os números foram conseguidos em 6/2002, por meio de um questionário respondido por 184
empresários representantes de companhias associadas tanto à Amcham como à própria Camara-e.net, cujo objetivo foi o de levantar
diversas características dos usos da Internet nas empresas, sobretudo no que diz respeito ao comércio eletrônico. O crescimento do
volume de negócios pela rede foi detectado pela comparação com as respostas dadas em levantamento semelhante realizado em 2001.
Cid Torquato é diretor
executivo da Câmara-e.net
Ao serem perguntados se utilizavam a Internet para venda de produtos e serviços na pesquisa de 2001, 17%
dos entrevistados responderam positivamente e informaram que a estrutura tecnológica para esta prática já estava desenvolvida.
Outros 21% afirmaram que estavam desenvolvendo plataformas para realizar vendas pela Net.
No levantamento de 2002, 33% dos empresários disseram que suas respectivas empresas já trabalham
com vendas na Internet e possuem plataformas totalmente desenvolvidas. Outros 19% disseram que estão desenvolvendo estas
ferramentas.
"A soma das duas situações em 2001 indicava que 38% das empresas adotavam a Internet como
ferramenta de negócios, enquanto que em 2002 a soma alcança 52% - o que demonstra um crescimento de 37% no período", explica o
diretor executivo da Camara-e.net, Cid Torquato. Segundo ele, a pesquisa foi realizada como parte das comemorações pelo primeiro ano
de atividade da Camara-e.net.
O estudo também indica uma mudança significativa no modo como os empresários vêem a
Internet. Enquanto, em 2001, 62% dos entrevistados acreditavam que o uso da Web não era pertinente com o tipo de atividade de suas
empresas, em 2002 este indicador caiu para 40%.
Apesar do crescimento na utilização da Internet, a participação do chamado comércio
eletrônico nos resultados das empresas ainda continua baixa. Na pesquisa realizada em 6/2002, 56% dos entrevistados revelaram que as
vendas realizadas através da Internet representavam até 2,5% em relação ao volume total de vendas de suas empresas.
Cotação em rede - Outra revelação significativa trazida pela pesquisa é a constatação
de que está crescendo num ritmo surpreendente, entre as empresas, o uso da Internet para a realização de processos de cotações para
a compra de insumos e materiais. Em 2001, apenas 19% dos empresários consultados responderam positivamente ao uso desta alternativa.
Em 2002, 40% das respostas para esta questão foram positivas, o que representa um crescimento de 110%.
Apesar de não ter sido alvo da pesquisa realizada em 2001, os números referentes ao uso da
estratégia de mercadologia por correio eletrônico também foram considerados surpreendentes. Entre todos os empresários consultados,
45% responderam que suas empresas já usam esta ferramenta.
Missão comercial - A Camara-e.net realizou em 14/8/2002, na sede do Instituto de
Tecnologia de Software (ITS), na capital paulista, uma reunião preparatória da Missão Comercial aos Estados Unidos 2002, que reunirá
em Washington, entre os
dias 23 e 27/9/2002, importantes empresas brasileiras que desenvolvem programas e plataformas,
principalmente dos setores de banco eletrônico e negócios eletrônicos. O objetivo é detectar e aproveitar oportunidades para
aumentar o volume de exportações de programas brasileiros.
A missão é uma iniciativa conjunta da Camara-e.net, da Secretaria de Promoção Comercial da Embaixada Brasileira nos Estados Unidos e do ITS,
núcleo Softex para a Grande São Paulo, com o apoio da Virginia Economic Development Partnership, que representa o interesse de mais
de sete mil empresas da região Norte da Virgínia, público-alvo da missão; do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); da Tecsoft, agente Softex de
Brasília; e da Business Software Alliance (BSA).
A meta dos organizadores é formar uma delegação de 20 empresas que participarão no Centro de
Convenções do Hyatt Regency Hotel, na Virgínia (Estados Unidos), de um evento voltado exclusivamente à promoção de negócios entre
empresas de Tecnologia da Informação dos dois países. O encontro será composto por seminários, apresentações de casos de sucesso
envolvendo empresas norte-americanas usuárias de sistemas desenvolvidos por companhias brasileiras, e rodas de negócios. |